Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 15 de Outubro de 2020 às 17:12

Com baixa adesão ao retorno presencial, Colégio Americano não retomará atividades em outubro

Colégio Americano reavaliará  no final do mês a data de retorno das aulas presenciais

Colégio Americano reavaliará no final do mês a data de retorno das aulas presenciais


LUIZA PRADO/JC
Fernanda Crancio
Em função do baixo índice de adesão das famílias de alunos do Colégio Metodista Americano em retomar as atividades presenciais neste momento, a direção da escola, uma das mais antigas e tradicionais de Porto Alegre, decidiu manter apenas o ensino remoto ao longo de outubro. A decisão foi divulgada em comunicado enviado aos pais e será reavaliada no final do mês, junto com análise do cenário epidemiológico gaúcho e da Capital.
Em função do baixo índice de adesão das famílias de alunos do Colégio Metodista Americano em retomar as atividades presenciais neste momento, a direção da escola, uma das mais antigas e tradicionais de Porto Alegre, decidiu manter apenas o ensino remoto ao longo de outubro. A decisão foi divulgada em comunicado enviado aos pais e será reavaliada no final do mês, junto com análise do cenário epidemiológico gaúcho e da Capital.
Em pesquisa virtual feita com os pais, apenas 32% demonstraram intenção de enviar os filhos à escola nesta retomada gradual permitida, enquanto 68% optaram por seguir com a modalidade de ensino remoto.
"O Colégio Metodista Americano tem como bem maior a vida e prima sempre pela escuta e pelo diálogo com sua comunidade escolar. Assim, reafirmando sempre o compromisso com ensino de excelência, embasado no resultado da pesquisa com os familiares e atentos às últimas orientações do Conselho Nacional de Educação, permaneceremos com as aulas e as atividades remotas durante o mês de outubro, priorizando a segurança de todos frente às incertezas em relação à eficácia dos protocolos de saúde. Já dissemos e reafirmamos: nosso bem maior é a vida!", diz o comunicado oficial.
A decisão também considerou o número de professores e funcionários pertencentes ao grupo de risco da Covid-19. "Apesar de estarmos com a escola pronta para essa volta, poucas famílias demonstraram intenção de retornar à escola para o ensino presencial neste momento. Além disso, 25% dos nossos funcionários são do grupo de risco. Então, a mantenedora nos orientou a aguardar o retorno das demais escolas privadas da cidade e avaliar como será esse processo e o impacto no cenário da pandemia ", comenta a diretora pedagógica Marilice de Oliveira.
A instituição reunirá seu conselho escolar no dia 29 de outubro, para avaliar a conveniência de retorno a partir de novembro. Com aulas suspensas desde o dia 19 de março, a escola readequou o sistema de ensino às plataformas virtuais nos últimos sete meses e adaptou o currículo de acordo com a faixa etária dos alunos, promovendo aulas síncronas, videoaulas e drive thrus para a entrega de livros e materiais aos estudantes de diferentes níveis.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/15/206x137/1_whatsapp_image_2020_10_15_at_18_12_24-9165619.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f88bbc6888e7', 'cd_midia':9165619, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/15/whatsapp_image_2020_10_15_at_18_12_24-9165619.jpeg', 'ds_midia': 'Colégio Americano prepara salas de aula para o retorno presencial', 'ds_midia_credi': 'COLÉGIOAMERICANO/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Colégio Americano prepara salas de aula para o retorno presencial', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Salas de aulas  da escola já foram preparadas e receberam marcações de distanciamento. Crédito: Colégio Americano/Divulgação/JC
Também instituiu o Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE) exigido, elaborou protocolos, cartilhas e capacitou os servidores. Nas últimas semanas as salas de aula vêm sendo preparadas de acordo com normas de distanciamento e demais medidas de enfrentamento à pandemia.
O Colégio Americano, que completa 135 anos na segunda-feira (19), conta com 870 alunos e 122 funcionários e professores, e pertence à Rede de Educação Metodista, que também mantém o Centro Universitário Metodista – IPA, a Faculdade Metodista de Santa Maria, além dos colégios Centenário, de Santa Maria, e União, de Uruguaiana.
Com problemas financeiros devido às irregularidades nos repasses de recursos da mantenedora nos últimos anos, o Americano vem registrando atrasos nos salários dos funcionários, e professores chegaram a paralisar atividades em algumas ocasiões, como no mês passado. Segundo Marilice, as dificuldades econômicas seguem e foram agravadas nos últimos meses, com o aumento da inadimplência e cancelamento de matrículas de 48 alunos por conta da pandemia. "Ainda houve um aumento da inadimplência nesse período, mas a mantenedora se desfez de alguns patrimônios e temos recebidos valores para regularizar as pendências, e apostamos nas rematrículas de alunos para seguir cumprindo com nossas obrigações", destacou a diretora.
De acordo com o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS), 11 escolas particulares já reabriram na Capital e outras 24 retomam as atividades na próxima segunda-feira (19). Sete instituições ainda devem retornar entre a última semana de outubro e a primeira semana de novembro.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO