Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

EVENTOS

- Publicada em 04 de Setembro de 2020 às 18:19

Porto Alegre terá simulação de eventos para testar protocolos na próxima sexta e sábado

O Araújo Vianna terá show-teste no dia 13, e o Centro de Eventos da Fiergs um congresso no dia 11

O Araújo Vianna terá show-teste no dia 13, e o Centro de Eventos da Fiergs um congresso no dia 11


ANA EIDAM /DIVULGAÇÃO/JC
Na próxima semana, dois eventos-teste que serão promovidos em Porto Alegre darão um passo fundamental na preparação do setor de eventos gaúcho para a tão aguardada retomada. Há seis meses sem poder operar, o segmento segue focado no aprimoramento dos protocolos sugeridos aos Executivos estadual e municipal e, enquanto a flexibilização não avança, aposta na capacitação de seus profissionais e fornecedores para estar com tudo pronto para o momento da liberação de atividades.
Na próxima semana, dois eventos-teste que serão promovidos em Porto Alegre darão um passo fundamental na preparação do setor de eventos gaúcho para a tão aguardada retomada. Há seis meses sem poder operar, o segmento segue focado no aprimoramento dos protocolos sugeridos aos Executivos estadual e municipal e, enquanto a flexibilização não avança, aposta na capacitação de seus profissionais e fornecedores para estar com tudo pronto para o momento da liberação de atividades.
No início da noite de quinta-feira (3), a prefeitura da Capital avalizou a realização dos eventos-modelo, agendados para os dias 11 e 13 de setembro. O primeiro, no Centro de Eventos da Fiergs, irá simular um congresso com palestra.
O segundo, no Auditório Araújo Vianna, reproduzirá a realização de um show. Ambos contarão com a presença de autoridades da prefeitura e do governo do Estado, que acompanharão a organização e os requisitos necessários para que cada tipo de evento ocorra com segurança e observância das medidas de proteção e enfrentamento à pandemia.
Estruturados por empresários do setor, conventions bureaus e associações representativas integrados ao Grupo Live Marketing RS - que reúne mais de 300 empresas e é o proponente dos protocolos ainda em análise pelo governo do Estado-, os treinamentos serão coordenados pelo Porto Alegre e Região Metropolitana Convention Bureau, e serão embasados nos testes pioneiros, realizados na Serra. Esses eventos servirão como ensaio para a aplicação das regras e critérios sugeridos pelo setor, e foram consolidados em reunião com os secretários municipais da Saúde, Pablo Stürmer, e de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff, na última terça-feira (1).
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/08/17/206x137/1_economia_setor_eventos_treinamento_retorno_jornal_do_comercio-9117673.png', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f3ac692513d5', 'cd_midia':9117673, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/08/17/economia_setor_eventos_treinamento_retorno_jornal_do_comercio-9117673.png', 'ds_midia': 'Pandemia - setor de eventos - treinamento  faz simulação de etapas de um evento seguindo medidas de segurança sanitária - Bento Gonçalves - trade de eventos e turismo', 'ds_midia_credi': 'MONTAGEM FOTOS CONVENTION BUREAU POA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Pandemia - setor de eventos - treinamento  faz simulação de etapas de um evento seguindo medidas de segurança sanitária - Bento Gonçalves - trade de eventos e turismo', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Eventos de capacitação de profissionais do setor já ocorreram em Gramado e Bento Gonçalves. Credito: Montagem/Convention Bureau de Porto Alegre
Eventos semelhantes já foram promovidos na Serra, nas cidades de Bento Gonçalves e Gramado. Encabeçados pelo Convention Bureau de Porto Alegre e pelo Grupo Live Marketing RS, os eventos experimentais foram idealizados pela consultora Vaniza Schuler e querem mostrar ao poder público, aos patrocinadores, fornecedores e sociedade em geral que o segmento está prontos para voltar a fazer eventos de forma gradual, responsável e com segurança. "Vamos fazer a aplicação efetiva dos protocolos sugeridos pelo Grupo Live Marketing RS e mostrar que o setor está preparado para uma retomada gradual, cuidadosa e responsável. Nossas dores são as mesmas e os pleitos se complementam, por isso nos unimos para organizar esses eventos-teste. A liberação da prefeitura é um marco muito importante para o setor e vai além de uma simples retomada do nosso trabalho, mostra que estamos bem organizados e vamos nos antecipar à realização dos eventos e no capacitarmo com cuidado", destaca a a presidente do Porto Alegre Convention Bureau, Adriane Hilbig.
As equipes da prefeitura acompanharão a montagem e realização dos eventos, que terão entrada gratuita, para verificar o cumprimento das regras estabelecidas. De acordo com ofício emitido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da Capital, Leonardo Hoff, os testes têm autorização para ocorrer dentro "das medidas de segurança apresentadas, garantindo a saúde e integridade dos participantes e profissionais envolvidos na realização, com objetivo de vislumbrar como seria uma possível retomada do setor diante de novos protocolos e normas".
Para a aprovação dos eventos-teste, a prefeitura considerou a obrigatoriedade de capacitação dos trabalhadores envolvidos, bem como a necessidade de adotar regras de distanciamento entre o público, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelas equipes e participantes, acesso ao evento em lotes, para que não haja aglomeração, medição de temperatura de todos os presentes e disponibilização de totens de álcool gel.

Segmento e equipe técnica do governo não avançam nas medidas para flexibilização

A reunião da última quinta-feira (3) entre membros do comitê de dados e das secretarias da Saúde e de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, antes considerada pelo setor de eventos como a possível cartada final rumo ao acerto dos protocolos para liberação gradual de atividades do setor, não evoluiu conforme o esperado. Segundo representantes dos empresários que integram o Grupo Live Marketing RS, o acerto tão aguardado pelo setor só deverá sair após a retomada efetiva das aulas presenciais no Rio Grande do Sul.
Na avaliação do grupo, o anúncio recente da volta às aulas a partir da próxima terça-feira (8) e a necessidade de avaliar o comportamento da pandemia nas semanas seguintes à essa abertura gradual e à maior flexibilização de outras atividades como o comércio deverão balizar as decisões referentes aos eventos.
O Executivo gaúcho avalia a possibilidade de permitir a realização de ações menores, voltadas aos segmentos corporativo e de negócios neste primeiro momento, para as regiões em bandeira laranja e amarela no distanciamento controlado. Eventos que incitem aglomerações, como shows, ainda não estão sendo considerados pela equipe do Piratini.
O acerto depende de um equilíbrio entre o que a Secretaria da Saúde preconiza e os protocolos sugeridos pelo segmento e que vêm sendo analisados pelos comitês de dados e de crise do governo. "Foi uma reunião muito densa e técnica e que não trouxe avanços, já que um novo encontro deverá acontecer na semana que vem. Mas a notícia da liberação dos eventos-teste em Porto Alegre podem representar uma forma de evoluirmos na questão, já que os técnicos do Estado foram convidados a participar para entender melhor o que estamos propondo na prática", disse um dos coordenadores do Grupo Live Marketing RS, Rodrigo Machado, da Opiniao Produtora.
Para a presidente do Porto Alegre Convention Bureau, Adriane Hilbig, contar com a participação de representantes dos governos estadual e municipal nos eventos-teste da semana que vem pode trazer avanços nas avaliações que vêm sendo feitas pelo poder público em relação aos protocolos. "Somos um setor extremamente complexo e entendemos que, a partir do momento em que os protocolos forem liberados, eles servirão para muitas outras atividades, e é isso que está contando na análise do governo. Acho que os eventos-teste serão uma forma de evoluirmos nisso, mostra que estamos sendo ouvidos e que falta muito pouco para chegarmos ao nosso objetivo", avalia a dirigente.