Porto Alegre, quarta-feira, 23 de setembro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
quarta-feira, 23 de setembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Transporte

- Publicada em 11h17min, 04/09/2020.

Com aumento da circulação, EPTC amplia tabela horária de linhas de ônibus

Sistema funciona com cerca de 40% da frota atualmente

Sistema funciona com cerca de 40% da frota atualmente


LUIZA PRADO/JC
A liberação de quase todas as atividades econômicas em Porto Alegre tem gerado um aumento, ainda que discreto, no número de usuários do sistema de transporte coletivo da cidade. Em razão disso, ajustes – pontuais, por enquanto – têm sido feitos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para dar conta dessa demanda.
A liberação de quase todas as atividades econômicas em Porto Alegre tem gerado um aumento, ainda que discreto, no número de usuários do sistema de transporte coletivo da cidade. Em razão disso, ajustes – pontuais, por enquanto – têm sido feitos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para dar conta dessa demanda.
A partir da semana que vem, a tabela horária do transporte terá novas alterações, com oferta ampliada em cinco linhas (confira abaixo).
Conforme a EPTC, a demanda atual de passageiros é semelhante à registrada no final de maio e início de junho, ficando na média de 38% de um dia útil antes da pandemia. Os períodos com maior queda de passageiros foram entre o final de março e o mês de abril e em julho. Por causa dessa mudança de comportamento é que precisam ser feitos ajustes de horários.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/04/206x137/1_passageiros_nos_onibus-9130779.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f524b630b10d', 'cd_midia':9130779, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/04/passageiros_nos_onibus-9130779.jpg', 'ds_midia': 'Número de passageiros nos ônibus de Porto Alegre nas duas últimas semanas', 'ds_midia_credi': 'Arte/JC', 'ds_midia_titlo': 'Número de passageiros nos ônibus de Porto Alegre nas duas últimas semanas', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '519', 'align': 'Left'}
Desde março o sistema tem operado com pouco mais de 40% da frota. A demanda e a oferta são analisadas diariamente e podem ser consultadas no portal da prefeitura.
Os ônibus da Capital seguem com restrições em relação à lotação dos veículos. O limite permitido é o número de assentos mais 10 pessoas em ônibus comuns, e de 15 pessoas em veículos articulados. Além disso, idosos seguem com restrição de circulação no pico e estudantes permanecem com o cartão tri escolar inativo, até o retorno das aulas presenciais.
Confira abaixo quais linhas terão horários ampliados:
A partir de domingo (6):
  • Linha 652 Hospital - Adição de seis novas viagens ao dia, passando de 30 para 36. O intervalo médio entre viagens diminuirá de 55 minutos para 40 minutos.
  • Linha 665 Planalto Sabará - Readequação de horários da tabela conforme demanda. Isso reduzirá o intervalo médio entre viagens de 51 minutos para 45 minutos. Ampliação de dois horários por dia a cada sentido.
A partir de terça-feira (8):
  • A linha 631 Parque dos Maias terá mais viagens com carros articulados, o que ampliará em mais 15 pessoas o limite de passageiros conforme o número de assentos.
  • Linha 620 Iguatemi/Vila Jardim - Atendimento restabelecido no entrepico (das 10h25min às 16h30min). Incremento de quatro viagens por dia, duas em cada sentido.
  • Linha 520 Triângulo/24 de Outubro - Ampliação de cinco viagens a mais por dia, passando de 58 para 63. O intervalo médio entre viagens passará de 9 minutos para 7 minutos, no pico da manhã, e de 18 minutos para 15 minutos no pico da tarde.
Comentários CORRIGIR TEXTO