Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 09 de Agosto de 2020 às 15:40

Marchezan diz que testagem será 'peça chave' na reabertura de setores

Expansão de testes RT-PCR cresceu desde junho, mas muitos sintomáticos não fazem exames

Expansão de testes RT-PCR cresceu desde junho, mas muitos sintomáticos não fazem exames


FELIPE OLIVEIRA/FOTOS PÚBLICAS/JC
Patrícia Comunello
Nas oito videoconferências que o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, fez com setores econômicos na sexta-feira (7), um assunto foi repetido exaustivamente e não era a liberação de atividades, foco principal das conversas. "Uma das peças chaves para ampliar as aberturas (setores) é a testagem e isolamento das pessoas. Se quiseram ajudar, são bem-vindos para a cidade se sentir mais segura", reforçou Marchezan. 
Nas oito videoconferências que o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, fez com setores econômicos na sexta-feira (7), um assunto foi repetido exaustivamente e não era a liberação de atividades, foco principal das conversas. "Uma das peças chaves para ampliar as aberturas (setores) é a testagem e isolamento das pessoas. Se quiseram ajudar, são bem-vindos para a cidade se sentir mais segura", reforçou Marchezan. 
O prefeito diz que não há problema de oferta de testes, do RT-PCR, que identifica se a pessoa está com o novo coronavírus ativo no organismo, aos sorológicos, que medem anticorpos. O mais adequado para conseguir isolar e restringir a transmissão é o RT-PCR. A dificuldade está em aumentar a adesão de potenciais infectados, como os sintomáticos, aos exames.
"Estamos com uma estratégia completa, com testagem de todos os sintomáticos e quem reside com eles e colegas de trabalho", descreveu Marchezan. Os exames são feitos nos postos de saúde. "Muitas pessoas não vão fazer os exames e têm sintomas. Temos de ver um jeito de chegar nestas pessoas que estão sintomáticas, e, se der positivo, possamos isolá-las e também quem reside ou trabalha com elas", completou.  
A Capital atingiu em 31 de julho o número de 60 mil exames tanto na rede pública como privada. A cidade saiu de 8 mil testes, em 22 de junho, para 16 mil no começo de julho e 32 mil em meados do mês passado. Os números englobam o RT-PCR e sorológicos. O painel de dados da pandemia, com informações que vão de internações em UTIs a perfil de positivos e negativos dos exames, mostra que em 30 de julho foi o maior número de RT-PCR, de mais de mil em um dia.
Outro dado destacado pela prefeitura é que a taxa de aplicação de exames por mil habitantes por dia em Porto Alegre, que é de 1,3% a 1,4%, já teria superado países como Coreia do Sul, Uruguai, Alemanha e Portugal. O aumento do ritmo de testagem na Capital também impactou na aceleração de casos, que ultrapassaram 10 mil contaminados no fim de semana, devido à detecção de positivos.
Com a liberação de atividades - a construção civil privada volta nesta segunda-feira (10), o temor é de que, com a maior circulação, o nível de transmissão se eleve. Isso foi dado como certo pelo prefeito e sua equipe nas videoconferências, que alertaram que, se houver aumento de casos com impacto nas internações de UTIs, o fechamento deve voltar. As UTIs têm apresentado certa estabilidade de ocupação.
"Vou precisar do apoio de vocês (dirigindo-se aos setores) para isso", pontuou o prefeito, nas sessões virtuais.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/07/21/206x137/1_lg_noticias_gra_mio_tem_80_resultados_negativos_nos_testes_pcr_para_volta_do_gaucha_o_26515-9099066.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f16f9b185145', 'cd_midia':9099066, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/07/21/lg_noticias_gra_mio_tem_80_resultados_negativos_nos_testes_pcr_para_volta_do_gaucha_o_26515-9099066.jpg', 'ds_midia': 'Grêmio realizou testagem do elenco antes do Grenal 425.', 'ds_midia_credi': 'Lucas Uebel/Grêmio FBPA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Grêmio realizou testagem do elenco antes do Grenal 425.', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Grêmio, que adotou testagem (foto), e Inter foram citados como potenciais parceiros para campanhas  
A prefeitura sugere campanhas promovidas pelos setores para ampliar a informação e conscientização das pessoas que possam estar com o vírus. O prefeito citou que o Grêmio e Inter, que adotaram protocolos e testagem intensiva e voltaram às atividades, incluindo jogos, poderiam ajudar, até pela força que têm no imaginário dos torcedores. As entidades indicaram que são parceiras em fazer campanhas.
O presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Júnior, indicou que o setor vai colaborar e citou que a adesão nos canteiros de obras aos cuidados surpreendeu. Dal Molin também destacou que é importante divulgar onde as pessoas fazem os testes. Segundo a Secretaria da Saúde, os moradores podem buscar postos de saúde - há instalações específicas para avaliar casos que devem fazer os exames.
As reuniões foram com construção civil, comércio, bares e restaurantes, imobiliárias, academias, supermercados e shopping centers. Seriam os segmentos com reabertura acenada pela gestão municipal. A expectativa ainda é pela publicação de decretos com as novas regulações.
Construção civil já retoma nesta segunda-feira. Já os demais segmentos não tiveram ainda definições. Pelas regras estaduais para bandeira vermelha do distanciamento controlado - que é onde está Porto Alegre, o comércio pode abrir de quarta-feira a sábado das 9h às 16h. A ampliação da abertura para o Dia dos Pais acabou provocando ação na Justiça, que mandou as lojas fecharem nesse sábado (8).
Já restaurantes e bares só podem funcionar com público de quarta a sexta e apenas ao meio-dia. Academias podem abrir com restrição de um aluno a cada 16 metros quadrados. Salões de beleza podem abrir, com menos profissionais. Este setor havia sido liberado na Capital na semana passada, no mesmo decreto que autorizou a abertura das lojas de rua e shopping center de sexta a domingo.   
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO