Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 12 de Julho de 2020 às 19:19

Nível dos rios ainda exige atenção nas próximas horas no Rio Grande do Sul

Rio Caí segue causando temor em moradores de diferentes cidades que ficam em suas margens

Rio Caí segue causando temor em moradores de diferentes cidades que ficam em suas margens


Maurício Nestor Keller/digulgação/JC
As fortes chuvas da semana passada, que causaram cheias e inundações em várias cidades do Rio Grande do Sul, já fizeram com que mais de 6 mil gaúchos deixassem suas casas. Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado no final da manhã deste domingo (12), são 1.362 desabrigados e 5.086 desalojados em 30 municípios.
As fortes chuvas da semana passada, que causaram cheias e inundações em várias cidades do Rio Grande do Sul, já fizeram com que mais de 6 mil gaúchos deixassem suas casas. Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado no final da manhã deste domingo (12), são 1.362 desabrigados e 5.086 desalojados em 30 municípios.
O monitoramento hidrológico realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) sobre o nível dos rios nas 24 horas entre sábado (12) e domingo (13) indica que os maiores volumes ocorreram na metade Norte do Estado, com distribuição irregular, sobretudo nas bacias do Ijuí (10 a 40mm), Alto Jacuí (10 a 40mm), Taquari-Antas (10 a 120mm), Caí (10 a 40mm), Sinos (20 a 50mm) e Gravataí (15 e 60mm).
A condição de alerta segue indicada para as bacias dos rios Ijuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Lago Guaíba e para o rio Uruguai, sobretudo no médio e baixo Uruguai. Nos Rio das Antas e no Rio Taquari, o monitoramento indica elevação significativa na estação Muçum e deve seguir subindo nas próximas horas. Os dois rios apresentaram inundações, neste fim de semana, em diferentes trechos, de acordo com a Sema.
O rio Caí também apresentou mudanças em São Sebastião do Caí e nas proximidades de Caxias do Sul. Na cidade da Serra, o rio Cai já está em declínio, porém, em São Sebastião do Caí e demais pontos, segue em elevação e deve apresentar inundações nas próximas horas.
Os níveis no Delta do Jacuí e do lago Guaíba apresentaram um breve declínio nas últimas horas e a tendência é que permaneça assim. Porém, alerta a secretaria, a situação ainda requer cautela em função das altas vazões recebidas ao longo de sua área de contribuição, a qual recebe as águas do Jacuí, Taquari, Pardo, Caí, Sinos e Gravataí - todos com vazões bem acima da normalidade em função das cheias.
A bacia do Ijuí recebeu os maiores volumes entre sábado e domingo e os principais rios nesta bacia seguem em elevação em praticamente todas as estações monitoradas. O rio Uruguai já segue com declínio em São Borja, porém ainda em elevação em Uruguaiana e Itaqui.
Segundo a MetSul Meteorologia, a próxima semana será de pausa na chuva. Porém, com a alta pressão atmosférica avançando pelo Estado, o tempo ficará seco e, portanto, muito frio. A quarta-feira (15) deve registrar o amanhecer mais frio, com marcas abaixo de zero em vários municípios gaúchos. Inclusive a semana pode ser a mais gelada de 2020.
Informações detalhadas por locais:
  • Rio Uruguai na estação Passo São Borja: 9,02m (normal: ~2,5m; Cota de Alerta da CPRM: 8m): neste ponto e demais estações a montante já encontra-se em declínio.
  • Rio Uruguai na estação Uruguaiana: 7,67m em elevação (Normal: ~3m; Cota de Alerta da CPRM 7,5). Também deve seguir em elevação em função da onda de cheia vinda de São Borja
  • Rio das Antas na estação Linha José Júlio: 15,29m (Normal: ~2m) – Em elevação novamente em função das chuvas ocorridas nas últimas horas
  • Rio Taquari na estação Muçum: 14,54m (Normal: ~2m) – Em elevação
  • Rio Taquari na estação Estrela: 18,72m (Normal: ~12,5m) – Estável, porém deve entrar em elevação novamente em função das chuvas ocorridas nas últimas horas.
  • Rio Caí na estação Barca do Cai: 9,85m (Normal ~2,0m) – Em elevação novamente em função das chuvas ocorridas nas últimas horas.
  • Rio Caí na estação Montenegro: 5,86 m (Normal ~1,5m) – Em elevação novamente.
  • Rio dos Sinos na estação Campo Bom: 7,02m (Normal ~2m) – Apensar das chuvas, segue em declínio neste ponto.
  • Rio dos Sinos em São Leopoldo: 5,12m (Normal ~2m) – Estável nas últimas medições.
  • Rio Gravataí na estação Passo das Canoas: 4,94m (Normal ~2m) – Praticamente estável nesta estação.
  • Rio Ijuí na estação PCH RS-155 Jusante: 5,84 m (Normal: ~1,5m) – Em elevação em função das chuvas.
  • Rio Ijuí estação UHE São José Montante: 6,72m (Normal: ~ 2m). No momento praticamente estável nesta estação.
  • Guaíba na estação Caís Mauá: 2,29m (Normal: 1,2m) – Segue em declínio. Porém em função das altas vazões vindas do Região Hidrográfica do Guaíba o prognóstico do Guaíba requer muita cautela.
  • Rio Jacuí na estação UHE Dona Francisca Jusante: 3,92m (Normal: 3m). Neste ponto o Jacuí está praticamente estável. Em demais pontos a jusante, como em Cachoeira do Sul, Eldorado do Sul e
  • Triunfo o Rio Jacuí já apresenta um lento declínio.
  • Rio Jacuí na estação Passo São Lourenço: 5,35m (norma: ~3,5m). Nesta estação localizada nas proximidades de Cachoeira do Sul, o Jacuí já se encontra em declínio.
Fonte: governo do Estado/Sema
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO