Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 25 de Março de 2020 às 10:27

'Drive thru' de vacinas da gripe tem primeiro teste em Porto Alegre

Elizabeth Cauduro dos Santos, de 72 anos, recebeu imunização sem sair do carro

Elizabeth Cauduro dos Santos, de 72 anos, recebeu imunização sem sair do carro


FERNANDA CRANCIO/DIVULGAÇÃO/JC
Como imunizar os idosos contra a gripe, mas evitar aglomerações em postos de saúde que poderiam contribuir para o avanço do coronavírus entre o grupo de risco? Em Porto Alegre, umas das soluções está sendo o 'drive thru' de vacinas. 
Como imunizar os idosos contra a gripe, mas evitar aglomerações em postos de saúde que poderiam contribuir para o avanço do coronavírus entre o grupo de risco? Em Porto Alegre, umas das soluções está sendo o 'drive thru' de vacinas. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
A modalidade está sendo testada pela primeira vez na capital gaúcha neste início de campanha de vacinação no Rio Grande do Sul, que começou a partir desta manhã de quarta-feira (25). O sistema é conhecido por funcionar em restaurantes de fastfood. Na imunização, os idosos chegam de carro e recebem a dose da vacina sem sair do veículo. São nove locais em Porto Alegre para a aplicação.
No início deste primeiro dia de vacinas, os pontos com drive thru registram filas de carros. No ponto na rua São Manoel com a avenida Ipiranga, a fila de carros era longa e a espera para receber a dose da vacina chegava a 45 minutos.
Os primeiros relatos que chegam são positivos. Apesar de leve demora, o sistema está bem organizado, com agentes de saúde que vão até o carro das pessoas e fazem rápidas perguntas aos pacientes antes da aplicação de vacinas.
Os pacientes podem estar sentado no banco de carona, na frente, ou no banco de trás. Inclusive, alguns carros estão levando até três, quatro idosos para receber a vacina, o que também é permitido.
O drive thru na saúde ganhou popularidade em meio à pandemia e chega a ser usado em alguns países para a coleta de mucosa para fazer o exame para a Covid-19. No Brasil, o tipo de mobilização é adotado em outros estados.
Outra medida para conter o avanço da pandemia em Porto Alegre, que concentra mais da metade dos 146 casos confirmados do Rio Grande do Sul, é que as farmácia da Capital também farão a aplicação da vacina. São 55 pontos das redes Agafarma, Panvel e São João que estão oferecendo a aplicação do medicamento. 
Os 9 drive thru da vacina da gripe em Porto Alegre
1. Avenida Oscar Pereira, 3229, bairro Glória
2. Praça José Alexandre Záchia (avenida Chuí), bairro Cristal
3. Praça Nossa Senhora de Belém,
4. Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744, bairro São Sebastião
5. Rua Comendador Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo
6. IAPI (Rua Três de Abril, 90), bairro Passo D'Areia
7. Parada 10 (pátio da Paróquia Serra Clara), na Avenida João de Oliveira Garcia, 4444, bairro Lomba do Pinheiro
8. Rua Marieta Mena Barreto, 210, no Morro Santana
9. Rua São Manoel, 543, bairro Santa Cecília (onde fica o posto de saúde)
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO