Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 12 de Março de 2020 às 15:02

Surto de coronavírus paralisa aulas e cancela eventos em Porto Alegre

Feira Movelsul, a maior do setor moveleiro do Brasil, foi adiada em Bento Gonçalves

Feira Movelsul, a maior do setor moveleiro do Brasil, foi adiada em Bento Gonçalves


AUGUSTO TOMASI/DIVULGAÇÃO/JC
Diego Nuñez
Atualizada em 17 de março, às 18h12min.
Atualizada em 17 de março, às 18h12min.
O avanço do novo coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional provoca instituições a alterarem seus planejamentos e cronogramas em nome do combate e prevenção ao surto. Até agora, são onze casos confirmados no Rio Grande do Sul
A prefeitura da Capital gaúcha, orientou as produtoras culturais a cancelarem todos os eventos com mais de 100 pessoas programados para os próximos dias. A medida é uma forma de prevenir a propagação do vírus em Porto Alegre, que chegou a quatro casos nessa sexta-feira (13) e concentra dois terços dos pacientes do Estado.

Universidades e escolas cancelam aulas e eventos paralelos

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) anunciou a suspensão das aulas a partir desta segunda-feira. Anteriormente, a universidade já havia decidido suspender todas as atividades extracurriculares a partir de sexta-feira (13), para evitar a disseminação do novo coronavírus. 
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) decidiu suspender as aulas por três semanas dentro do rol de medidas para reduzir riscos da pandemia de coronavírus. Outras instituições mudam rotinas e eventos são cancelados.
A reitoria da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) emitiu uma nota afirmando que, após avaliar o novo contexto a respeito do coronavírus, decidiu suspender as aulas na instituição nas próximas três semanas, a partir desta segunda-feira (16). 
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também anunciou a suspensão das aulas nos dezessete campi durante o período de 16 a 21 de março, como medida de precaução contra o coronavírus.
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) interrompeu todas as aulas a partir dessa quinta-feira (12) e prevê retorno a partir do dia 23 de março caso haja as necessárias condições de segurança. Os alunos, a partir da próxima segunda-feira (16) receberão instruções de seus professores através do canal interno de comunicação da universidade.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais em todos os campi da instituição a partir desta segunda (16). A medida é válida por 30 dias, prorrogáveis em caso de necessidade.
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa) informou que as aulas foram suspensas até o dia 28 de março. Também foram cancelados todos os eventos da instituição por 100 dias.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) também vai paralisar as aulas presenciais. As atividades serão realizadas de forma on-line até 12 de abril, pelo menos.
A Unisinos informou que está suspendendo as aulas presenciais nesta segunda e terça-feira (17). As atividades acadêmicas serão retomadas no ambiente virtual a partir de quarta-feira (18). A medida é válida até o dia 3 de abril. 
A Ulbra suspendeu aulas e demais atividades acadêmicas até o dia 31 de março. Estágios curriculares e residências estão sujeitos ao regramento da unidade concedente e serão comunicados diretamente aos envolvidos pelas respectivas coordenações dos cursos
A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) suspendeu todas as atividades presenciais em Porto Alegre, inclusive as aulas, até que a situação seja normalizada. As atividades seguirão de forma remota.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) anunciou a suspensão das aulas e atividades acadêmicas presenciais entre 17 e 21 de março em todas as suas unidades. 
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também suspendeu todas as atividades presenciais, a partir desta segunda-feira (16), até o dia 30 de março.
A Feevale migrou, desde o meio-dia desta segunda-feira (16), todas suas aulas presenciais para a modalidade de Ensino a Distância. Segundo a universidade, a mudança não impactará no cronograma letivo da instituição e valerá até o dia 31 de março.
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) comunicou a interrupção das atividades acadêmicas presencias a partir das 18h do dia 17 de março até o dia 30 de março, com possibilidade de reavaliação a partir desta data.
A UniRitter e a Fadergs anunciaram a suspensão das aulas presenciais de graduação e pós-graduação, pelo prazo de três semanas, entre essa segunda-feira (16) e 6 de abril, quando será reavaliada a situação.

Escolas também terão atividades suspensas

A rede de colégios Marista vai fechar todos os colégios pelo um período de 14 dias. São 18 colégios privados da rede no Estado, sendo cinco deles em Porto Alegre. 
As aulas nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul serão suspensas a partir de quinta-feira (19). A medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite e é por tempo indeterminado.
Também foram suspensas as aulas na rede pública municipal de Porto Alegre, dos ensinos fundamental e médio, conforme determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior. 

Confira os eventos cancelados no RS devido ao coronavírus

Novos casos de coronavírus e perspectiva de piora do quadro nas próximas semanas, segundo as autoridades sanitárias, estão provocando o cancelamento de muitos eventos. São agendas nas mais variadas áreas, de negócios, cursos e sessões culturais.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu suspender por 15 dias os jogos do principal campeando de futebol no Rio Grande do Sul e demais competições.
Entre as ações impactadas, o Inter suspendeu um curso que seria feito nesta sexta-feira (13) sobre performance no futebol. A Ospa cancelou atividades por 30 dias atendendo a decreto do governo gaúcho para o setor público. 
A Feira Movelsul, a maior do setor moveleiro do Brasil, foi adiada em Bento Gonçalves, conforme comunicado do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A razão é o avanço global do coronavírus, diz a entidade.
Outro evento cancelado foi a Expoagro Afubra, prevista para acontecer entre 18 e 21 de março, no município de Rio Pardo. Segundo nota da Associação dos Fumicultores do Brasil, organizadora do evento, a decisão foi tomada “atendendo orientações do Ministério da Saúde" quanto à prevenção e combate ao coronavírus.
O Fórum da Bicicleta de Porto Alegre, voltado aos entusiastas da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte, estava marcado para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de abril, na Orla do Guaíba e ainda não tem nova data para realização.
A Secretaria de Cultura de Porto Alegre cancelou eventos do carnaval comunitário para este final de semana. Os eventos ocorreriam no sábado (14) e no domingo (15) nos bairros Restinga e Glória. 

Confira 6 dicas para ficar longe do coronavírus

Depois dos jogos da próxima rodada da Libertadores serem suspensos pela Conmebol, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou nota, em seu site nesta sexta-feira (13), informando que as partidas do Campeonato Gaúcho neste fim de semana serão com portões fechados.
O Talentos do Esporte, marcado para o sábado (14) em Canoas, na Região Metropolitana, também foi cancelado. O evento, que aconteceria na Estação Cidadania, tinha público estimado de 500 pessoas.
Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre decidem, nesta segunda-feira (16), sobre alterações nos trabalhos legislativos. Atividades como audiências públicas e homenagens já foram canceladas. Sessões parlamentares podem ser suspensas, ou funcionar com público restrito. 
A Assembleia Legislativa e o Ministério Público do Rio Grande do Sul também adoraram medidas preventivas. O Legislativo fechou o acesso ao público externo e cancelou atividades coletivas e viagens. No MP, foram suspensas atividades como capacitação, treinamento ou eventos coletivos.
A sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) permanecerá fechada até o dia 31 de março. Enquanto isso, a entidade médica manterá o atendimento por funcionários em home office  através do WhatsApp 99540-7477.
A turnê sul-americana do cantor estadunidense Sammy Hagar e a banda The Circle foi cancelado. Eles se apresentariam na próxima sexta-feira (20) no Pepsi On Stage, na Capital gaúcha, e em outras três cidades brasileiras. O anúncio foi feito com um vídeo do próprio cantor em suas redes sociais.
A banda inglesa de pop rock McFly, que tinha sete shows marcados no país entre os meses de março e abril, incluindo em Porto Alegre, também adiou sua turnê pelo Brasil para setembro e outubro.
O Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) suspendeu, por prazo indeterminado, todas as reuniões e eventos coletivos previsto em sua sede. Além disso, recomendou o mesmo a todas as 106 subseções da Ordem no Rio Grande do Sul.
O Hospital Moinhos de Vento está suspendendo diversas atividades coletivas e orientando o público interno sobre novas medidas de prevenção. Todas as aulas, reuniões de equipes e eventos maiores e abertos ao público ou eventos científicos estão cancelados. Viagens profissionais foram suspensas. As equipes também devem evitar aglomerações em vestiários, refeitórios, elevadores e outros espaços comuns.
A SAP, empresa que desenvolve softwares empresariais, situada no campus de São Leopoldo da Unisinos, orientou seus funcionários a trabalhem de casa até segunda ordem. A recomendação partiu da sede da empresa na Alemanha, e vale em escala global. 
O Sebrae-RS suspendeu eventos coletivos no Rio Grande do Sul até 29 de março. Medida vale para reuniões, cursos, treinamentos e seminários, entre outras atividades, internos ou externos.
A Fiergs decidiu proibir viagens ao exterior em representação da entidade ou para funcionários com cursos de capacitação em outros países, em medida que vale também para Sesi, Senai, Ciergs e IEL-RS.
Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) cancelou a reunião-almoço do Tá na Mesa que seria realizada na quarta-feira (18). A palestra O RS na agenda da competitividade seria ministrada pelo governador Eduardo Leite.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO