Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 11 de Março de 2020 às 21:08

Coronavírus: Rio Grande do Sul chega a quatro casos

Durante o dia, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) confirmou o primeiro caso de Porto Alegre

Durante o dia, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) confirmou o primeiro caso de Porto Alegre


ALEX ROCHA/PMPA/JC
Atualizado às 8h40min de 12/3
Atualizado às 8h40min de 12/3
O Laboratório Central do Rio Grande do Sul confirmou mais dois casos positivos para o novo coronavírus no Estado. Assim, o total de casos gaúchos de Covid-19 chega a quatro. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) via Twitter.
> Acesse tudo sobre o coronavírus, o que é, contágio, prevenção e situação pelo mundo e no Brasil
Os novos casos são de Porto Alegre e Caxias do Sul. Na capital, trata-se de uma jovem de 19 anos, aluna do curso de Administração da Pucrs, com histórico de viagem para Itália entre 21 de janeiro e 9 de março. De acordo com a universidade, a estudante ficou em isolamento desde que retornou da viagem e, portanto, não circulou pelo campus. Na cidade da Serra, um homem de 42 anos contraiu o vírus. Ele retornou de Milão, na Itália, no dia 29 de fevereiro com os sintomas.

> VÍDEO: Cinco cuidados para prevenir o novo coronavírus

Os dois casos não estão relacionados entre si ou com os outros dois já confirmados no Estado. Ambos também têm histórico de viagem para a Itália e se encontram hoje com quadro leve e em isolamento domiciliar.
No início desta terça-feira (11), a SES havia confirmado o primeiro caso no Rio Grande do Sul. O paciente reside em Campo Bom e é um homem de 60 anos que esteve em Milão, na Itália, entre os dias 16 e 23 de fevereiro. Após cumprir quarentena domiciliar, ele foi liberado nesta quarta-feira (11) podendo retomar sua rotina normal.
O governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou que o paciente apresentou sintomas de febre e tosse no dia 29 de fevereiro, assim que retornou ao Brasil. O homem procurou atendimento médico utilizando uma máscara de proteção, seguindo a indicação da Organização Mundial da Saúde. No dia 2 março, foi notificado ao Estado como caso suspeito e enviados exames ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).
Mais tarde, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) confirmou o primeiro caso de Porto Alegre. Trata-se de uma mulher de 54 anos que viajou para a Itália. A paciente, que é funcionária pública, está em isolamento domiciliar, para tratamento. A coleta para fazer o exame foi feito na casa dela, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. 
Com os registros, a secretaria porto-alegrense e a do Estado reforçaram a adoção de cuidados que a população deve seguir, desde lavar as mãos com mais frequência, uso de lenço ou proteção com o braço ao espirrar, manter locais arejados e limpar superfícies.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO