Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 10 de Março de 2020 às 10:45

Coronavírus: Rio Grande do Sul tem primeiro caso confirmado

Os casos suspeitos de infecção pelo Covid-19 no Rio Grande do Sul são testados no Lacen

Os casos suspeitos de infecção pelo Covid-19 no Rio Grande do Sul são testados no Lacen


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
Fernanda Soprana
A Secretaria da Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (10). O paciente reside em Campo Bom e é um homem de 60 anos que esteve em Milão, na Itália, entre os dias 16 e 23 de fevereiro.
A Secretaria da Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (10). O paciente reside em Campo Bom e é um homem de 60 anos que esteve em Milão, na Itália, entre os dias 16 e 23 de fevereiro.
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (10), o governador Eduardo Leite confirmou que o paciente apresentou sintomas de febre e tosse no dia 29 de fevereiro, assim que retornou ao Brasil. O homem procurou atendimento médico utilizando uma máscara de proteção, seguindo a indicação da Organização Mundial da Saúde. No dia 2 março, foi notificado ao Estado como caso suspeito e enviados exames ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).
O estado de saúde do paciente é bom e seus familiares não apresentam os sintomas de coronavírus. O paciente e a família seguem monitorados pelos órgãos de saúde do município. 
A confirmação da doença foi realizada através do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), que iniciou as operações para este tipo de diagnóstico na sexta-feira (6). "O laboratório já analisou 122 amostras, entre as quais 107 já foram descartadas", afirmou a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann. No momento, são analisadas 15 amostras. Todos os exames de confirmação para o Covid-19 serão realizados no Lacen-RS.
Segundo o balanço da Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul tem um caso confirmado de coronavírus, 86 casos suspeitos e 103 casos descartados. Porto Alegre concentra a maioria dos casos suspeitos, com 55 no total. Com o primeiro confirmação entre os gaúchos, o Brasil passa a ter 26 pessoas infectadas pela doença, com com 930 suspeitas.
Na apresentação de sintomas - tosse, febre e espirros - , o Estado conta com cinco hospitais de referência: o Hospital Conceição, Hospital de Clínicas, Hospital Municipal de Canoas, Hospital Municipal de Novo Hamburgo e o Hospital São Vicente de Paula de Passo Fundo. Com mais casos confirmados, a intenção do governo estadual é ter uma unidade de referência localmente. 
O governador Eduardo Leite, durante a coletiva, reforçou medidas de higiene como forma de contenção. "Evitar, por exemplo, o hábito do chimarrão compartilhado. Porque está, neste caso, apresentando maior disponibilidade de contato com o vírus, se alguém estiver com o vírus contraído", sugeriu o governador. "É importante que nós possamos evitar a disseminação deste vírus para que não chegue em pessoas com alguma debilidade imunológica, e acabem tendo complicações. Esse é o grande esforço que queremos fazer. É uma responsabilidade com relação ao outro, não uma responsabilidade quanto a si mesmo".
Nesta terça-feira, o Procon de Porto Alegre informou que irá fiscalizar os comércios da Capital para evitar abuso de preço cobrado por álcool gel e máscaras de respiração. Já a UFRGS teve que cancelar a participação de um professor italiano na Aula Magna da universidade, em razão da quarentena total vigente no país. No Brasil, já são 34 casos confirmados do vírus
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO