Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 29 de Fevereiro de 2020 às 18:46

Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil

Paciente infectado pelo novo coronavírus também é de São Paulo e esteve na Itália

Paciente infectado pelo novo coronavírus também é de São Paulo e esteve na Itália


MIGUEL MEDINA/AFP/JC
O Ministério da Saúde (MS) informou no final da tarde deste sábado (29) que foi confirmado o segundo caso do novo coronavírus (Covid-19) no país. Pelo Twitter, a pasta disse que o paciente infectado também é de São Paulo e esteve na Itália, ou seja, é um caso importado. De acordo com a pasta, não há evidências de circulação do vírus em território nacional. 
O Ministério da Saúde (MS) informou no final da tarde deste sábado (29) que foi confirmado o segundo caso do novo coronavírus (Covid-19) no país. Pelo Twitter, a pasta disse que o paciente infectado também é de São Paulo e esteve na Itália, ou seja, é um caso importado. De acordo com a pasta, não há evidências de circulação do vírus em território nacional. 
Segundo o Ministério, o paciente é um homem de 32 anos, residente em São Paulo, e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 28. Ele chegou em São Paulo dia 27, de voo procedente de Milão (Itália), na região da Lombardia (norte do país), quando também iniciou os sintomas. Durante o voo, usou máscara. No atendimento, foram relatados febre, tosse, dor de garganta, mialgia (dor muscular) e cefaléia (dor de cabeça). Recebeu a orientação de isolamento domiciliar, uma vez que o quadro clínico é leve e estável. O hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas.
Segundo relato, utilizou máscara durante toda a viagem de retorno ao Brasil, acompanhado da esposa, seu único contato domiciliar, que está assintomática. Ambos estão em isolamento domiciliar e monitoramento diário pela Secretaria Municipal de Saúde São Paulo.
A investigação de contatos próximos durante o voo e outros locais está em curso por meio das secretarias estadual e municipal, em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 
Número de casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19 no País chega a 207
O Ministério da Saúde atualizou a base de dados com informações sobre o número de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus em todo o País. Depois da confirmação do segundo caso com a doença em São Paulo, a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde foi atualizada e agora o País tem 207 casos suspeitos, dois confirmados e 79 descartados. São Paulo é o Estado com maior número de suspeitos, 91, além dos 2 casos confirmados, seguido pelo Rio Grande do Sul, que tem 27 casos suspeitos da doença.
Mais cedo, o ministério havia informado que só atualizaria a base de dados neste domingo (1º). No entanto, a plataforma já tem novos números contabilizados. Até sexta, eram 182 casos suspeitos e apenas um confirmado.
A pasta vai deixar de centralizar as informações e passar a considerar integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. "A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença", disse o MS.
Segundo o ministério, o novo fluxo foi acordado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A pasta informou ainda que as equipes dos ministérios vem treinando os estados, ao longo das últimas semanas, para consolidar os dados sobre notificação de casos suspeitos.
"A partir de agora as secretarias estaduais ficarão responsáveis por fazer a análise dos seus casos. Depois enviarão os dados mais refinados para o Ministério da Saúde", explicou o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo.
Procedimento similar já foi adotado em relação aos laboratórios para realizarem os exames para coronavírus. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Atualmente, também são considerados laboratórios de referência nacional: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Goiás, em Goiânia. Esses laboratórios já capacitados irão ajudar no esforço nacional de ampliação da capacidade laboratorial dos demais Lacens nos estados.
Coronavírus no mundo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 85.403 casos em todo o mundo. Destes, 2% (1.753) são casos novos. Atualmente, o coronavírus está confirmado em 54 países. Foram registrados 2.924 óbitos, representando uma letalidade global de 3,4%.
A China representa 93% (75.394) dos casos confirmados e 97% (2.838) do total de óbitos no mundo, representando uma letalidade de 3,6%.
Fora da China, temos 7% (6.009), sendo que, nas últimas 24 horas, foram mais 22% (1.318) de casos novos em 53 países, com 86 óbitos, representando uma letalidade de 1,4%.
No continente Americano, são quatro países com casos confirmados, sendo eles: Estados Unidos da América: 62 casos, sendo 3 novos; Canadá: 14, sendo 3 novos; México: 2 casos e Brasil: 2 casos, sendo 1 novo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO