Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 18 de Fevereiro de 2020 às 17:57

Coronavírus: Rio Grande do Sul segue com uma suspeita; no Brasil, número sob sobe para cinco

Todos os pacientes em observação no Brasil viajaram à China, mas não estiveram em Wuhan

Todos os pacientes em observação no Brasil viajaram à China, mas não estiveram em Wuhan


ARTE/FOTO GOVERNO CHINÊS/DIVULGAÇÃO/JC
O número de casos suspeitos no Brasil do novo coronavírus subiu para cinco, segundo o Ministério da Saúde. Novos dois casos passaram a ser investigados em São Paulo, estado que tem um total quatro casos suspeitos. O outro está no Rio Grande do Sul.
O número de casos suspeitos no Brasil do novo coronavírus subiu para cinco, segundo o Ministério da Saúde. Novos dois casos passaram a ser investigados em São Paulo, estado que tem um total quatro casos suspeitos. O outro está no Rio Grande do Sul.
Até esta terça, três homens e duas mulheres - com idades entre 2 e 34 anos - apresentaram sintomas respiratórios e estão em observação por suspeita de Covid-19.
> Acesse tudo sobre o coronavírus, o que é, contágio, prevenção e situação pelo mundo e no Brasil
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Na segunda-feira, havia três casos suspeitos: dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Até o momento, 45 casos suspeitos foram descartados após exames testarem positivo para vírus circulantes em território brasileiro ou apontarem negativo para o novo coronavírus.
Todos os pacientes em observação no Brasil viajaram à China, mas não estiveram em Wuhan, epicentro da epidemia. Na segunda-feira (17), o ministério anunciou que um dos casos sob suspeita foi encaminhado para investigação específica, mas ainda não há resultado. O caso é do Rio Grande do Sul.
De acordo com o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, nenhum dos dois novos casos suspeitos registrados em São Paulo são da embarcação que será inspecionada no litoral paulista por ter passagem pela China.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou para a manhã de quarta-feira, às 8h, a inspeção que faria nesta terça na embarcação Kota Pemimpin, que passou pela China antes de chegar ao litoral paulista. O adiamento foi causado pela maré baixa, que impediu o navio cargueiro de atracar com segurança no porto de Santos.
Desde o início da epidemia do novo coronavírus, em dezembro, 92 casos de transmissão entre humanos foram registrados fora da China, anunciou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. As infecções de pessoa para pessoa estão distribuídas por 12 países.
Ghebreyesus afirmou, ainda, que a OMS não dispõe de dados da China para efeitos de comparação. O chefe da entidade das Nações Unidas também informou que não há registros robustos de transmissões, com exceção de casos específicos, como o cruzeiro Diamond Princess, mantido sob quarentena no Japão.
De acordo com os últimos números atualizados pela OMS, 1.850 pessoas morreram desde o início da crise. Ao todo, 72.528 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado em 25 países espalhados pela América do Norte, Europa, Ásia, Oceania e África.
Texto de: Isabella Macedo
Agência O Globo
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO