Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 17 de Fevereiro de 2020 às 13:45

Previsão do tempo aponta chuva e ventos com chegada de frente fria ao Rio Grande do Sul

Segunda-feira é marcada pelo calor que testa os moradores de Porto Alegre

Segunda-feira é marcada pelo calor que testa os moradores de Porto Alegre


LUIZA PRADO/JC
Patrícia Comunello
Atualizada às 19h de 17/02/2020
Atualizada às 19h de 17/02/2020
O calor que beira o insuportável nesta segunda-feira (17) em Porto Alegre, que alcançou 37,9ºC na máxima do dia - no interior, Pelotas chegou a 37,2ºC -, deve dar uma trégua, reduzindo a temperatura para próximo de 30ºC nesta terça-feira (18). Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a ocorrência de pancadas de chuva na Capital, Região Metropolitana e em diversas regiões gaúchas devido à passagem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul.
Mas o meteorologista do Inmet na Capital Rogério Rezende adverte: "Domingo fez cara feia e não choveu, mesmo com as condições para isso". O especialista cita que a situação mudou na passagem para segunda, devido ao calor. Ou seja, tudo vai depender da evolução da frente fria.
Mesmo que chova, os moradores não devem se empolgar muito: "Dá aquela pancada e alaga. Isso pode ser no começo da tarde", explica o meteorologista. Nesta terça, a previsão é de trovoadas e rajadas de vento com chuva que pode durar de cinco a dez minutos. Portanto, nunca é demais a dica: saia de casa com o guarda-chuva na bolsa.
A virada mesmo que passageira do tempo é efeito de uma frente fria que se forma no norte da Argentina e se movimenta para o Paraguai e norte do Uruguai. O sistema de baixa pressão deve entrar no Estado na madrugada desta terça, trazendo chuva forte. Só não é possível dizer as cidades onde a precipitação vai ser mais intensa. Rezende diz que será registrada chuva em todas as regiões.
Depois de passar pelo Estado, a frente subirá para Santa Catarina e Paraná, também com indicação de chuva e ventos.
No prolongamento da semana, o Inmet avisa que a trégua no calor deve durar um dia. Na quarta-feira (19) e quinta-feira (20), novas altas devem ser registradas, chegando a 35ºC. Já na sexta-feira (21) um friozinho típico da época vai quebrar um pouco o abafamento. 
Nesta segunda, o Estado registrou mínima de 16,2°C em São José dos Ausentes, e de 24,2°C em Porto Alegre.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO