Parte da estrutura de uma clínica odontológica desabou na manhã desta quinta-feira (30), em Porto Alegre. O prédio fica no número 3381 da avenida Protásio Alves. Ninguém ficou ferido. O trânsito foi bloqueado na avenida no sentido centro bairro, no trecho entre as ruas Heretiano Rocha e Curvelo.
Um cão farejador da equipe de buscas dos bombeiros entrou no local para vasculhar os escombros e procurar possíveis vítimas, mas ninguém foi encontrado. Os trabalhadores da obra que estavam no canteiro no momento da queda também não foram localizados.
O motorista de aplicativos Rogério da Silva passava pelo local no momento em que o concreto caiu. "De dentro do carro deu para ouvir um barulho bem forte, mas como começou a cair pela parte de trás, ninguém percebeu na hora", contou. Silva também viu alguns operários na calçada e, depois, deixando o local, correndo.
Antes e depois: na imagem da esquerda, como era o prédio da clínica e na direita como ficou após o desabamento
A perícia ainda apura o que pode ter provocado o desabamento, mas sabe-se que ao lado havia um prédio em construção. Segundo a delegada Andrea Magno, da 8ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado, a investigação vai apurar se a queda da estrutura pode estar relacionada à construção vizinha.
Três pessoas que estavam na clínica foram retiradas pela janela pelos bombeiros e outros dois conseguiram sair caminhando. Anderson Ribeiro, paciente que estava sendo atendido no momento da queda, relatou que foi ouvido um barulho na hora do acidente. "O prédio moveu e quando vi deu um estrondo de vez. Caiu todo o corredor do lado", disse Ribeiro.
Cão do corpo de bombeiros ajudou a localizar possíveis vítimas nos escombros. Foto Bruna Oliveira/Especial/JC
A clínica ocupa o prédio há aproximadamente dez anos e não tinha passado por grandes reformas nesse tempo. No andar térreo, estava localizada a entrada da garagem e o hall, e no andar superior ficavam algumas salas de consultórios.
Cezar Dalpizzol, dentista e um dos sócios da clínica, estava em outra unidade da empresa, a duas quadras do local, quando soube do desabamento. "Recebi uma foto do meu irmão (que estava atendendo na clínica) avisando que só tinha sobrado uma sala do prédio", contou. Segundo Dalpizzol, o empreendimento vizinho havia adquirido casas e começado um processo de demolição, mas a obra ficou bastante tempo inacabada.
"Fizemos registro na Defesa Civil e avisamos o pessoal da engenharia porque tinha muitas vigas aparentes. A demolição foi retomada no começo do ano e hoje o prédio começou a sacudir, até que parte caiu", relatou o dentista.
Não há previsão de liberação do trânsito na avenida Protásio Alves, no sentido centro ao bairro. A EPTC orienta que os motoristas que estiverem na Protásio Alves devem acessar a rua Heretiano Rocha e seguir até o final da via para converter à esquerda até sair na rua Curvelo.