Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 29 de Outubro de 2019 às 11:38

Temporal amplia estragos e falta de luz no Rio Grande do Sul

Vento descolou parte do forro da marquise da agência bancária na avenida João Pessoa em Porto Alegre

Vento descolou parte do forro da marquise da agência bancária na avenida João Pessoa em Porto Alegre


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Atualizada às 15h30min de 29/10/2019
Atualizada às 15h30min de 29/10/2019
Os impactos do temporal que despencou sobre diversas regiões do Rio Grande do Sul aumentam. A falta de luz atingia mais de 200 mil pontos em diversas regiões no fim da manhã desta terça-feira (29). A CEEE atualizou as informações por volta das 15h indicando que 120 mil clientes ainda estavam sem luz. Já na área da RGE o número aumentou de 70 mil para 109 mil pontos sem luz. Mais de 300 mil chegaram a ficar sem energia na madrugada.   
Notícias sobre o clima são importantes para você?

> Vento descola forro de marquise e gera riscos a pedestres

No fim da manhã desta terça, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo, projetando para esta quarta-feira (30) "chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento de até 100km/h em áreas do Centro, Sul e Leste do Estado".
As regiões da CEEE mais atingidas são Campanha e Sul do Estado, que chegou a contabilizar 300 mil clientes sem luz por volta das 4h. Na Região Metropolitana, a estatal soma 41 mil clientes sem luz, principalmente na Capital, Viamão e Alvorada. Na Campanha (Dom Pedrito e Bagé), são 25 mil. No Centro Sul (região da Lagoa dos Patos), são 24 mil clientes, no Litoral Norte, 17 mil e no Litoral Sul, outros 2 mil. Em Pelotas, são 11 mil.
A RGE aponta que as áreas mais afetadas estão na Fronteira Oeste, Região Central, vales do Rio Pardo, Taquari, Caí, dos Sinos e Região Metropolitana. As equipes da concessionária permanecem em estado de alerta e com contingente máximo, pois os temporais devem ocorrer ao longo do dia.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/29/206x137/1_chuva-8885623.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5db84b1d161df', 'cd_midia':8885623, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/29/chuva-8885623.jpg', 'ds_midia': 'Clima = temporal no Rio Grande do Sul - estragos em Dom Pedrito, na Campanha - árvore caída na rua', 'ds_midia_credi': 'CEEE/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Clima = temporal no Rio Grande do Sul - estragos em Dom Pedrito, na Campanha - árvore caída na rua', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '497', 'align': 'Left'}
Dom Pedrito teve ventos de 125,6 km/h na madrugada desta terça, segundo o Inmet. Foto: CEEE/Divulgação
Em Dom Pedrito, o Inmet registrou que os ventos chegaram a 125,6 km/h entre 6h e 7h da manhã desta terça. Segundo a CEEE, há centenas árvores e postes derrubados e equipes trabalham na recomposição da rede.
Em Porto Alegre, o vendaval com rajadas de mais de 60 km/h derrubou árvores e galhos nas avenidas Getúlio Vargas e José de Alencar, no bairro Menino Deus, na rua Paula Soares, no Jardim Itú, além da rua Frederico Etzberger, no Nonoai. Também ocorreram bloqueios de circulação na rua Guarujá, no bairro Serraria, e na avenida Pernambuco, na zona Norte da Capital.
A falta de energia elétrica também afetou o funcionamento de semáforos na avenida Protásio Alves, Independência e Salvador França, causando lentidão no trânsito. Na avenida João Pessoa, o vento forte descolou lâminas do forro da marquise da agência do Banrisul.
Na avenida João Pessoa, o vento forte descolou lâminas do forro da marquise da agência do Banrisul, gerando riscos a pedestres. Muitas folhas do teto voaram. Funcionários da agência retiraram parte do forro.
Os prognósticos meteorológicos indicam que a instabilidade deve prosseguir no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para esta quarta-feira de "chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento de até 100km/h em áreas do Centro, Sul e Leste do Estado".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO