Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 13 de Outubro de 2019 às 17:20

CMPC vai revitalizar orla do município de Guaíba

Dois trechos da orla de Guaíba terão mudanças, com implantação de píeres e outros equipamentos para lazer

Dois trechos da orla de Guaíba terão mudanças, com implantação de píeres e outros equipamentos para lazer


CMPC/DIVULGAÇÃO/JC
Fernanda Soprana
A orla de Porto Alegre foi revitalizada há mais de um ano, deve ganhar uma roda-gigante, prevista na segunda etapa das intervenções, e teve até quem sugerisse instalar uma cuia com 80 metros na área. E o outro lado do Lago Guaíba? A novidade é que a orla no município de Guaíba também será repaginada. Um projeto liderado e que será bancado pelo grupo de celulose chileno CMPC está prestes a sair do papel. 
A orla de Porto Alegre foi revitalizada há mais de um ano, deve ganhar uma roda-gigante, prevista na segunda etapa das intervenções, e teve até quem sugerisse instalar uma cuia com 80 metros na área. E o outro lado do Lago Guaíba? A novidade é que a orla no município de Guaíba também será repaginada. Um projeto liderado e que será bancado pelo grupo de celulose chileno CMPC está prestes a sair do papel. 
O trecho da orla de Guaíba, mais ao sul da cidade e que envolve os balneários da Alvorada e Alegria, ganhará pavimentação e equipamentos para uso da comunidade, desde playground, arquibancadas - semelhante ao que existe no trecho 1 da orla da Capital, dois novos píeres que adentram o lago, um chimarródromo, um espaço para caminhada, uma ciclovia e até mesmo um espaço pet.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/09/206x137/1_cmpc_alegria_001l-8866282.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5d9dff459d3d3', 'cd_midia':8866282, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/09/cmpc_alegria_001l-8866282.jpg', 'ds_midia': 'A CMPC, em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Guaíba, está desenvolvendo um projeto de restauração da Orla de Guaíba. O projeto Conecta CMPC vai promover maior infraestrutura na região dos balneários Alvorada e Alegria', 'ds_midia_credi': 'CMPC/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'A CMPC, em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Guaíba, está desenvolvendo um projeto de restauração da Orla de Guaíba. O projeto Conecta CMPC vai promover maior infraestrutura na região dos balneários Alvorada e Alegria', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}

Intervenção vai atingir trechos dos balneários Alegria e Alvorada. Fotos: CMPC/Divulgação 

Muitas dessas novidades foram sugeridas pelos moradores dos dois bairros onde ocorrerão as mudanças. As obras devem começar no final de outubro, segundo a CMPC, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2020. A CMPC não informou o valor que investirá na revitalização.
A região da Alvorada terá mudanças desde o primeiro trecho da avenida Beira-Rio até o Monumento Marcílio Dias. Segundo a empresa, um dos pedidos da comunidade foi o mínimo de intervenção para manter a tranquilidade na região. Por isso, equipamentos de academia, quadras de esporte, uma cancha de bocha e jogos de mesa serão colocados apenas no trecho do Balneário Alegria.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/09/206x137/1_alvorada_photo34-8866281.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5d9dff459d3d3', 'cd_midia':8866281, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/09/alvorada_photo34-8866281.jpg', 'ds_midia': 'A CMPC, em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Guaíba, está desenvolvendo um projeto de restauração da Orla de Guaíba. O projeto Conecta CMPC vai promover maior infraestrutura na região dos balneários Alvorada e Alegria', 'ds_midia_credi': 'CMPC/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'A CMPC, em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Guaíba, está desenvolvendo um projeto de restauração da Orla de Guaíba. O projeto Conecta CMPC vai promover maior infraestrutura na região dos balneários Alvorada e Alegria', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}

Comunidade vai ganhar áreas para esportes e até setor pet está previsto

O projeto começou como um acordo entre a CMPC, o Ministério Público Estadual e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para realizar melhorias na gestão ambiental e no investimento social em Guaíba. No entanto, através da iniciativa CMPC Conecta, que é um programa de ações com interface com as comunidades, foram realizadas reuniões com a vizinhança para identificar demandas num conceito de cocriação, explicou o grupo chileno.
A restauração da orla será realizada de forma sustentável, assegura a empresa. Serão utilizados materiais de baixo impacto ambiental e custo de manutenção. “O projeto foi pensado respeitando o bioma da região. Vamos fazer uma contagem de árvores e recompor a vegetação nativa”, adiantou a CMPC. A execução do projeto terá 90% de mão-de-obra de residentes em Guaíba.
O projeto já tramita para obter autorizações do município. Algumas readequações foram solicitadas. Depois dos ajustes, a revitalização seguirá para o licenciamento ambiental na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A prefeitura fiscalizará as obras e será responsável pela manutenção. Os moradores podem acompanhar a evolução do projeto e depois da implantação pelo site do CMPC Conecta.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/11/206x137/1_img_8463-8869125.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5da0d1ee1948f', 'cd_midia':8869125, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/11/img_8463-8869125.jpg', 'ds_midia': 'Estado atual da orla no município de Guaíba, antes das obras do projeto liderado pela CMPC.', 'ds_midia_credi': 'MOOVE/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Estado atual da orla no município de Guaíba, antes das obras do projeto liderado pela CMPC.', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}

Atual orla terá estruturas para passeios e maior interação com o lago, que hoje não é possível

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Guaíba, responsável pelos trâmites da revitalização da orla, também lida com a realocação de famílias que residem em situação irregular em áreas públicas e privadas nos dois balneários.
“Já entramos em contato com os proprietários e com o Ministério Público de Guaíba para proporcionar imóveis com escritura e de melhor qualidade às famílias”, assegurou o secretário. A prefeitura analisa, junto com a CMPC, propostas de realocação das famílias dentro dos mesmos bairros. A empresa vai custear as moradias.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/11/206x137/1_img_8408-8869124.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5da0d1ee1948f', 'cd_midia':8869124, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/11/img_8408-8869124.jpg', 'ds_midia': 'Estado atual da orla no município de Guaíba, antes das obras do projeto liderado pela CMPC.', 'ds_midia_credi': 'MOOVE/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Estado atual da orla no município de Guaíba, antes das obras do projeto liderado pela CMPC.', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}

Famílias que residem em áreas públicas e privadas devem ser realocadas, diz prefeitura

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO