Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 16 de maio de 2019.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Infraestrutura

16/05/2019 - 16h41min. Alterada em 16/05 às 16h41min

Obra da trincheira da Cristóvão Colombo avança mais uma etapa

Nova parceria entre empresários e prefeitura colocará camada de asfalto na alça de acesso Norte/bairro

Nova parceria entre empresários e prefeitura colocará camada de asfalto na alça de acesso Norte/bairro


MARCO QUINTANA/JC
Uma nova etapa das obras da trincheira da avenida Cristóvão Colombo, em Porto Alegre, está sendo concluída nesta quinta-feira (16). Em uma parceria entre empresários e moradores da região com a prefeitura, será aplicado nova camada camada asfáltica na alça de acesso Norte/bairro. Após o esfriamento do asfalto e ajustes na sinalização viária, o trânsito deve ser novamente liberado, o que deve ocorrer nos próximos dias. 
A prefeitura forneceu o maquinário, equipamentos e mão de obra necessária, enquanto moradores e empresários fizeram uma doação legal de materiais. No local, já foram feitas a terraplenagem das calçadas e meios-fios, e drenagem e preparação da base do pavimento. Os trabalhos são executados por uma empresa contratada pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU).
A liberação do trânsito no interior da trincheira, no trecho que permite o fluxo pela avenida Cristóvão Colombo, entre a Plínio Brasil Milano e a Benjamin Constant, já ocorreu em 19 de março. Para isso, foram feitos um muro de contenção, pintura e instalação de sinalização pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
A construção da trincheira, que faz parte do pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014, teve início em 2013. Em 2017, elas foram paralisadas, devido a problemas no consórcio. Como as demais empresas classificadas na licitação não quiserem dar continuidade à obra, os serviços seguiram parados. 
A retomada aconteceu devido a ação compartilhada entre empresas e moradores e equipes de obras da prefeitura, na segunda quinzena de janeiro, com a pavimentação do traçado sob a Terceira Perimetral, no trecho da avenida Dom Pedro II.
Uma nova licitação para contratação de empresa/consórcio para execução da trincheira será aberta em 6 de maio. A sessão pública de abertura ocorrerá às 14h30min de 6 de junho, na rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar.
Entre os serviços pendentes para o vencedor da licitação, estão o alargamento da Cristóvão Colombo, entre rua Honório Silveira Dias e rua Luzitana, a colocação de muros de contenção e o acesso bairro/Sul. Após concluído o processo licitatório e assinado o contrato, iniciam-se os serviços finais na Cristóvão, com previsão de término em oito meses a partir do início. A estimativa da prefeitura é que as obras comecem em agosto.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia