Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 11 de Abril de 2019 às 17:30

Após vistoria, Mercado Público conquista alvará para reabrir segundo andar

Segundo andar do prédio está fechado desde o incêndio ocorrido em julho de 2013

Segundo andar do prédio está fechado desde o incêndio ocorrido em julho de 2013


MARCO QUINTANA/JC
Isabella Sander
Atualizada às 17h30min.
Atualizada às 17h30min.
O Corpo de Bombeiros confirmou, no fim da tarde desta quinta-feira (11), a liberação do alvará provisório do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) para o Mercado Público de Porto Alegre. A notícia veio após a vistoria da corporação ao local, feita nesta manhã, quando foram examinadas as obras realizadas pelos lojistas no segundo andar do prédio - fechado desde julho de 2013, quando o edifício tombado pegou fogo. Com o documento, os permissionários poderão reabrir o segundo andar e acomodar em seus antigos espaços as nove lojas que lá funcionavam. 
Pela manhã, a primeira secretaria da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Adriana Kauer, já havia manifestado confiança em relação o exame. "Os permissionários estão muito felizes e comemorando essa vitória do Mercado Público. Estávamos confiantes que tudo ia dar certo com a vistoria do Corpo de Bombeiros", afirmou Adriana. 
O alvará provisório tem validade de um ano e permitirá o funcionamento das lojas e o trabalho da prefeitura em outras obras necessárias, como as intervenções necessárias para restabelecer a energia elétrica no pavimento superior e a reativação das escadas rolantes e do elevador. Agora, a Ascomepc deverá seguir realizando as demais adaptações necessárias, para que, em uma nova vistoria, o alvará permanente seja emitido.
O Corpo de Bombeiros tinha 30 dias para dar uma resposta à vistoria feita nesta manhã, mas a rapidez na resposta dos bombeiros também já era esperada pelos permissionários. “Como o Mercado é um patrimônio de todos os porto-alegrenses, eles devem responder bem em breve. Não fizeram nenhum apontamento na hora, não foi comentado nada, então estamos muito confiantes”, disse Adriana.
Segundo andar deve estar operando até o outubro
A intenção dos permissionários é que até o aniversário do Mercado Público, em outubro, o segundo andar já esteja operando. “Tudo que nos cabe, estamos fazendo com bastante agilidade, mas há muita burocracia que não depende de nós”, comenta Adriana. Além das nove lojas, também deve voltar a funcionar no prédio uma agência do Banrisul.
Mesmo ainda com muito trabalho a ser feito, a lojista celebrou a realização da vistoria feita pela manhã. “É uma grande vitória, porque há dois anos não tínhamos nem previsão de quando o caso poderia ser solucionado. Então, entre ficar esperando quando seria feito e fazer, resolvemos fazer”, conta.
Os permissionários do Mercado Público estão pagando pela execução do projeto de adequação ao PPCI por meio de uma linha de crédito individual. Entre as adequações feitas, estão a reforma de duas escadas metálicas, a compra de mais de 200 extintores, a instalação de placas de sinalização das saídas principais e secundárias e a desobstrução dos corredores do prédio.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO