Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 11 de março de 2019.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Serviços

11/03/2019 - 17h12min. Alterada em 11/03 às 17h50min

Porto Alegre terá visitação ao Laçador durante semana de aniversário

Estrutura de andaime será instalada no entorno da estátua durante o período

Estrutura de andaime será instalada no entorno da estátua durante o período


CLAITON DORNELLES /JC
A estátua do Laçador poderá ser vista bem de perto durante a Semana de Porto Alegre, entre os dias 21 e 30 de março. Uma estrutura de andaime será colocada no entorno do monumento, onde visitantes poderão subir para observar o símbolo oficial da Capital. As visitações ao Laçador, que fica na Avenida dos Estados, próximo ao Aeroporto Salgado Filho, serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 18h. Além do andaime, uma cobertura provisória, bancos, banheiro químicos e food trucks serão instalados no local.
A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), com apoio da JOG Engenharia de Andaimes e integra o calendário de celebrações de aniversário da cidade, que ocorre em 26 de março. Uma equipe da SMC estará no local apresentando a história do monumento e o processo de restauração da estátua, que deve ser feita este ano. O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon) é responsável pelo projeto de restauro.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/03/11/206x137/1_la_c3_87ador_20jog_2006-8649344.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c86bb8826140', 'cd_midia':8649344, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/03/11/la_c3_87ador_20jog_2006-8649344.jpg', 'ds_midia': 'Visitação ao Laçador na Semana de Porto Alegre  ', 'ds_midia_credi': 'JOG Engenharia de Andaimes/Divulgação/SMC PMPA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Visitação ao Laçador na Semana de Porto Alegre  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '750', 'cd_midia_h': '551', 'align': 'Left'}Esboço mostra como deve funcionar a estrutura de visitação - Arte: JOG Engenharia de Andaimes/Divulgação/SMC PMPA/JC

Obra de Antônio Caringi, um dos principais estatuários da história da arte no Rio Grande do Sul, o Laçador foi feito em 1954, tendo o folclorista Paixão Côrtes como modelo. Naquele ano, a escultura em gesso foi eleita símbolo do Gaúcho em um concurso e exposta durante celebração de quatro séculos da cidade de São Paulo. Quatro anos depois, em setembro de 1958, já fundida em bronze, o Laçador foi inaugurado no extinto Largo do Bombeiro, após ser adquirido pelo município. Em 1992, uma Lei Municipal declarou a estátua como Símbolo Oficial de Porto Alegre.
Novo local e restauro
O laçador permaneceu no Largo do Bombeiro até 2007, quando foi instalado no atual “Sítio do Laçador”, a cerca de 700 metros dali. A troca ocorreu devido a construção do viaduto Leonel Brizola. No atual sítio, em uma elevação na Avenida dos Estados, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a estátua será retirada para o processo de restauração. Após o restauro, o retorno ao local, entretanto, não é uma certeza. Desde o ano passado, uma mudança de local vem sendo especulada. A questão, no entanto, segue sem definições de acordo com a SMC.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia