Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 07 de Março de 2019 às 21:37

Eventos marcam o Dia Internacional da Mulher em Porto Alegre

Movimentos agendaram debates e ato no Centro da Capital; dia terá arte, informação e solidariedade

Movimentos agendaram debates e ato no Centro da Capital; dia terá arte, informação e solidariedade


FREDY VIEIRA/JC
Uma série de eventos estão programados para marcar o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8) em Porto Alegre. As atividades vão dos clássicos protestos, que trarão temas políticos, de espaço das mulheres e direitos humanos e  visam abranger diversas questões relacionada ao Dia Internacional da mulher. 
Uma série de eventos estão programados para marcar o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8) em Porto Alegre. As atividades vão dos clássicos protestos, que trarão temas políticos, de espaço das mulheres e direitos humanos e  visam abranger diversas questões relacionada ao Dia Internacional da mulher. 

Confira o calendário 

Programação unitária vai defender a vida das mulheres trabalhadoras
Diversas entidades, como centrais sindicais (CUT-RS, CTB-RS), e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) promovem feira de produtos orgânicos, debates e apresentações culturais no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Horário:
7h30min - Feira Orgânicas da Reforma Agrária
10h - Painel: Feminicídio, violência contra as mulheres e direitos reprodutivos
12h30min - Painel: Reforma da Previdência: impactos na vida das mulheres trabalhadoras do campo e da cidade
14h30min - Apresentação de Roberta Moura
15h - Painel: Soberania alimentar e defesa dos territórios
17h - Livraço  
17h30min: ato na Esquina Democrática “Pela vida das mulheres trabalhadoras”.
19h - Caminhada 
Ação “Cabelos de Aço”
A Brigada Militar vai promover o lançamento da ação “Cabelos de Aço”. A iniciativa será realizada no Barco Cisne Branco, na orla do Guaíba, em Porto Alegre. O projeto consiste em uma mobilização das policiais militares femininas que doarão cabelos para utilizar na confecção de perucas. Posteriormente as perucas serão oferecidas para mulheres que fazem tratamento contra o câncer.
Horário: 9h30min
Mutirão de orientação jurídica e educação em direitos
O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública (Nudem-DPE/RS) vai promover um mutirão de orientação jurídica e de educação em direitos ao público em geral, especialmente para mulheres. A unidade móvel da Instituição estará estacionada no local e haverá entrega de cartilhas, materiais educativos e informativos. Defensoras e servidores vão esclarecer dúvidas da população, com foco na prevenção e promoção dos direitos e defesa da mulher e encaminhamento à rede de proteção.
Horário: das 9h às 12h
Local: Largo Glênio Peres (Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
Painel “Violência de gênero e direitos da mulher”, com a defensora pública dirigente do NUDEM-DPE/RS, Liliane Braga Luz Oliveira
Horário: 10h
Local: Largo Glênio Peres (Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
Palestra “Violência de gênero e direitos da mulher” com a defensora pública dirigente do NUDEM-DPE/RS, Liliane Braga Luz Oliveira”
Horário: 14h
Local: Calçadão de Canoas, Canoas/RS (próximo da saída da Estação Canoas)
Estação Themis
Voluntárias da organização Themis realizam distribuição de material informativo, oferecendo às usuárias do metrô acolhimento e informações sobre seus direitos, principalmente em relação à Lei Maria da Penha, procurando orientá-las sobre casos de violência doméstica e familiar.
Horário: 9h às 17h
Mostra: Visíveis: Mulheres Contemporâneas
O Museu de Arte Contemporânea do RS apresenta a intervenção urbana "Visíveis: Mulheres Contemporâneas". Serão projetadas do Jardim Lutzenberger, da Casa de Cultura Mario Quintana, na fachada cega do edifício ao lado transformada em grande tela obras de cinco artistas gaúchas Rochele Zandavalli, Andressa Cantergiani, Isabel Ramil, Julha Franz e Mariani Pessoa. Depois haverá visitação no jardim, de terças a domingos, das 10h às 18h.
Horário: 19h às 21h (intervenção)
Local: Jardim Lutzenberger (5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS)
Exposição: "Afrontosa"
A partir do dia 11 de março, se inicia a exposição Afrontosa no Obra Café (av. Osvaldo Aranha, 426 - Bairro Bom Fim,). As peças foram criadas por alunas do projeto Bordado empoderado que escolheram frases, expressões artísticas e políticas para compor a exposição. As peças estarão disponíveis para visitação e venda no Obra Café até o dia 6 de abril.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO