Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de março de 2019.
Início do Outono.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Patrimônio

Edição impressa de 09/01/2019. Alterada em 08/01 às 21h49min

Conclusão do Largo dos Açorianos fica para março

Segundo a Smams, obra mostrou-se mais complexa do que o previsto

Segundo a Smams, obra mostrou-se mais complexa do que o previsto


/LUIZA PRADO/JC
Isabella Sander
Prometido para dezembro de 2018, o fim da obra de revitalização no Largo dos Açorianos, em Porto Alegre, sofreu sua quinta prorrogação de prazo e, agora, está previsto para março de 2019. A execução dos trabalhos já dura três anos. Começou em janeiro de 2016, com previsão para entrega em outubro do mesmo ano. Depois, passou para julho de 2017, fevereiro de 2018, junho e, por fim, dezembro do ano passado.
Itens da revitalização como a Ponte de Pedra e o Monumento aos Açorianos já foram concluídos. Falta, contudo, a finalização do piso e dos bancos do perímetro dos espelhos d'água 1 e 2 - localizado em ambos os lados da avenida Borges de Medeiros -, das arquibancadas e bancos, da pavimentação, da instalação de equipamentos - como lixeiras, placa de identificação e balizadores de estacionamento (fradinhos) -, do plantio de gramas e das instalações hidráulicas e elétricas, além da iluminação pública.
Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) informa que foi assinado um termo aditivo, porque a empresa licitada para a obra, Elmo Eletro Montagens Ltda., apresentava dificuldades em cumprir o cronograma. "Lamentamos a demora para a conclusão desta obra, a qual revelou-se muito mais técnica do que previsto inicialmente", destaca o secretário da pasta, Maurício Fernandes.
O gestor salienta, ainda, que o espaço será aberto para receber proposta de adoção por parte de iniciativa privada, através do Programa de Adoções, que permite que a empresa interessada instale placas de sinalização de natureza institucional, sem exploração comercial, mediante manutenção do espaço. As propostas podem ser apresentadas por qualquer pessoa jurídica, inclusive em forma de parcerias com outras empresas ou grupos de pessoas jurídicas para uma única praça.
No final de dezembro, a Elmo Montagens foi flagrada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) com um "gato" em um relógio da prefeitura. Nesse ramal, a água era paga pelo próprio município. A empresa licitada também estava com atrasos no pagamento do relógio instalado para seu uso, em um débito total de R$ 7.020,64, e teve ambos os ramais desligados. Após pagamento, o relógio regular foi reativado. Com relação ao gato, o caso está em tramitação interno pelo setor de inspeção, e o ramal permanece desligado.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Ana Luiza 20/03/2019 11h19min
Conclusão do largo dos açorianos adida pra março de que ano?
Paulo 06/02/2019 10h43min
Três anos para fazer um piso de concreto na superfície de um terreno e reformar uma praça.... o Eurotúnel que liga a Inglaterra até a França que vai por baixo do mar Mediterrâneo, desnecessário informar que é uma obra extremamente complexa, levou Seis anos para ficar pronto. Precisa dizer mais...