Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 08 de janeiro de 2019.
Dia Nacional do Fotógrafo.

Jornal do Comércio

Geral

CORRIGIR

Ensino Superior

Edição impressa de 08/01/2019. Alterada em 08/01 às 01h00min

Redação da Ufrgs aborda adolescência e maturidade

No primeiro dia de provas do vestibular, abstenção foi de 16,19%

No primeiro dia de provas do vestibular, abstenção foi de 16,19%


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Os candidatos a uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) realizaram ontem as provas de Língua Portuguesa e Redação do Vestibular 2019. Na edição deste ano do concurso, a prova de Redação exigiu dos alunos uma reflexão de 30 a 50 linhas sobre adolescência e maturidade, tendo como auxílio o texto "Os adolescentes que merecemos", do psicanalista Contardo Calligaris, publicado no jornal Folha de S.Paulo em 2010.
A prova propôs aos alunos uma situação hipotética: após a aprovação no concurso vestibular e ingresso no primeiro semestre do curso de graduação escolhido, uma das disciplinas cursadas seria a de Língua Portuguesa. Durante as aulas de leitura e produção textual, o texto "Os adolescentes que merecemos", de Calligaris, teria sido tema de discussão e leitura em sala de aula, e, após a discussão, o aluno teria como tarefa produzir um texto sobre as ideias expressas pelo autor. 
O texto de Calligaris contava a história de Abby Sunderland, uma adolescente que, aos 16 anos, embarcou sozinha em um veleiro para navegar pelo mundo. A jovem passou por vários lugares, porém, durante a viagem, enfrentou uma tempestade no Oceano Índico, ficando à deriva e tendo de ser resgatada. A imprensa norte-americana e internacional foi crítica aos pais de Abby, por deixarem alguém tão jovem embarcar em um barco em alto-mar.
A correção da Redação do concurso é realizada de duas maneiras e por dois professores diferentes. Há uma correção analítica, que leva em conta a gramática, e uma correção holística, que considera aspectos estruturais do texto. São corrigidos apenas os textos dos candidatos que atingem, no mínimo, 30% das questões de múltipla escolha das provas objetivas.
O vestibular da Ufrgs teve início no domingo e segue até amanhã. Hoje, é a vez das provas de Biologia, Geografia e Química, cada uma com 25 questões. Amanhã, serão aplicadas as de Matemática e História. No primeiro dia de exames, houve 4.615 candidatos ausentes, representando 16,19% de abstenção.
 
CORRIGIR
Seja o primeiro a comentar esta notícia