Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sábado, 24 de novembro de 2018.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Porto Alegre

22/11/2018 - 18h56min. Alterada em 24/11 às 16h10min

Clube de Regatas Guaíba é revitalizado e ganha mostra de design

Clube Regatas Guaíba foi revitalizado e ganhou cenários que aproximam visitantes da orla

Clube Regatas Guaíba foi revitalizado e ganhou cenários que aproximam visitantes da orla


PATRÍCIA COMUNELLO /ESPECIAL/JC/
Lívia Rossa
Mais uma iniciativa em Porto Alegre busca valorizar a relação entre Porto Alegre e o Guaíba. Desta vez é uma mostra de decoração, design e arquitetura ambientada no Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA). A Mostra EliteDesign poderá ser conferida até este domingo (25) e um dos trunfos, além de apresentar os ambientes, é o impacto para a revitalização dessa parceria, que valoriza os 130 anos do Clube Regatas Guaíba.

VÍDEOS JC: No quadro Olha Só!, Ivan Mattos dá dicas sobre a mostra

O clube fica na rua João Moreira Maciel, 470, na zona norte da Capital e às margens do Guaíba. A mostra pode ser visitada neste sábado e domingo, das 12h às 21h. O ingresso é de R$ 35,00 por pessoa. Estudantes e quem tem mais de 60 anos pagam 50% do valor. Para chegar ao local, basta tomar a rua Voluntários da Pátria e acessar a rua, passando sob a rodovia. Há indicações de como chegar na área.
"Não sabíamos que havia remo no Guaíba e nos apaixonamos pelo local. Achamos que o gaúcho fica de costas para o lago e resolvemos viver o tempo em que ele era importante para a cidade", disse a diretora da Mostra EliteDesign, Flávia Sffair. 
O livro de arquitetura do EliteDesign trouxe a necessidade de um evento de decoração há cinco anos. Flávia conta que foi em busca do um espaço com o diretor do projeto, Paulo Pedroso. Um amigo da diretora que remava no clube indicou o lugar, e os arquitetos adoraram. Um acordo, firmado em 2016, foi o pontapé inicial para a parceria com o Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA). 
A entidade centenária tem 150 sócios. Antes do acordo,  GPA dependia de poucos recursos e doações. Com a chegada da EliteDesign, foram necessários reparos não só estéticos, mas estruturais, como mudança no esgoto, que ainda era cloacal, e modificações na hidráulica, feita de barro. O telhado do salão de festas, que apresentava buracos, recebeu manutenção. O grupo ligado à mostra investiu mais de R$ 1 milhão nas melhorias. 
O acordo prevê que os espaços serão cedidos em troca de benfeitorias, principalmente nos ambientes que estavam sem uso. Entre os espaços internos reformados, estão o vestuário masculino. A academia de ginástica foi ampliada. Foi criada uma sala de troféus, com a exposição das conquistas. Também foram instalados um restaurante e a garagem de barcos. Até o alvará de incêndio entrou no pacto, com obras necessárias para adequação às novas regras.
As reformas trouxeram resultados positivos para o clube. Em torno de 9 a 10 mil visitantes contemplaram o local, que tem estrutura para comportar pessoas que queiram passar o dia inteiro no local e contemplar um belo pôr-do-sol ao entardecer.
"A mostra é uma parceria que trouxe visibilidade, por ser um evento de arquitetura. O clube está muito bonito e os visitantes saem contentes", diz o presidente do GPA Lourenço Meirelles. Ele defende a importância de parcerias privadas. "Essa parceria está resultando na revitalização de um clube que tem 130 anos e é o mais antigo do Brasil. Não conseguiríamos fazer sozinhos sem a parceria", afirmou Meirelles. O diretor disse ainda que novos associados chegaram após os eventos.
Agora a parceria tem mais dois anos de contrato, uma mostra em 2019 e outra em 2020. Em janeiro deste ano, segundo a diretora Flávia Sffair, parcerias devem ser anunciadas e uma renegociação deve ser tentada após o término do acordo. 
São 48 ambientes distribuídos em mais de 3 mil metros quadrados, entre lounges, jardins, dormitórios, espaços gourmet, varandas, salas de estar e jantar, livings e banheiros, assinados por profissionais do Rio Grande do Sul.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia