Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 30 de julho de 2018.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Segurança pública

Edição impressa de 30/07/2018. Alterada em 30/07 às 14h36min

Porto Alegre enfrenta aumento nos crimes envolvendo veículos

Entre janeiro e junho do ano passado, foram registrados 1.524 furtos e 4.503 roubos de carros

Entre janeiro e junho do ano passado, foram registrados 1.524 furtos e 4.503 roubos de carros


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
Igor Natusch
Porto Alegre tem se mostrado uma cidade ainda mais insegura para proprietários de automóveis nos últimos meses. Dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) demonstram que, entre os meses de abril e junho, os registros de furto e roubo de veículos têm aumentado na Capital - em especial, no mês passado, em tal intensidade que o total de roubos de carro neste ano já supera o verificado no mesmo período de 2017.
Entre janeiro e junho do ano passado, foram registrados 1.524 furtos e 4.503 roubos de veículo na Capital. A primeira modalidade de crime tem índice estável no decorrer de 2018, somando 1.519 registros nos primeiros seis meses do ano - mas os roubos tiveram aumento de quase 2,5%, passando de 4.503 para 4.615 ocorrências.
Nos primeiros meses do ano, os crimes vinham em queda, mas a tendência começou a reverter ainda em março, quando os roubos na Capital saltaram de 808 ocorrências, em 2017, para 878 neste ano. A partir de abril, os furtos acompanharam a mudança, passando de 241 para 284 registros. Os dados mais recentes, referentes ao mês de junho, apontam 223 ocorrências de furto e 732 casos de roubo - ambos acima do verificado no ano passado, quando as duas modalidades criminosas tiveram 205 e 596 ocorrências, respectivamente. No caso dos roubos, o crescimento é de quase 23% de um ano para outro. 
De acordo com o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os delitos que envolvem patrimônio são "muito dinâmicos" e apresentam oscilações em espaços relativamente curtos de tempo. A expectativa, de qualquer modo, é que a curva seja revertida a partir dos dados de julho - em especial, após a Operação Barão, deflagrada no final de junho, que resultou na prisão de 31 pessoas. A ação policial atacou o que seria um dos principal filões dos criminosos: o roubo de carros de luxo por encomenda, que acaba atingindo áreas mais nobres da cidade.
Ao todo, mais de 120 prisões relacionadas a crimes envolvendo veículos teriam ocorrido no primeiro semestre deste ano, o que reforça a leitura de que os índices possam ter uma redução nas próximas atualizações. "Além disso, o número de recuperações foi alto", acrescenta Wagner. Outras ações de vulto podem ser disparadas nos próximos meses, além da manutenção das atividades rotineiras de policiamento e fiscalização, por vezes, em parceria com a força-tarefa da SSP, responsável pela Operação Desmanche.
A alta incidência em Porto Alegre tem a ver com a ampla gama de crimes em torno dos automóveis, argumenta o delegado. "Hoje, o crime anda sobre rodas. O veículo pode ser roubado para uso em outros crimes, como tráfico e homicídio. Não há interesse do criminoso apenas no desmanche para a venda de peças", explica. Além disso, boa parte dos crimes que ocorrem na Capital seria cometida por criminosos vindos de outras cidades na Região Metropolitana, atraídos pela alta presença de veículos em determinados pontos.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2018/07/29/206x137/1_arte_furtos_e_roubos-8418926.png', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b5e60a8ece96', 'cd_midia':8418926, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2018/07/29/arte_furtos_e_roubos-8418926.png', 'ds_midia': 'furtos e roubos em Porto Alegre', 'ds_midia_credi': ' ', 'ds_midia_titlo': 'furtos e roubos em Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '615', 'cd_midia_h': '323', 'align': 'Left'}
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia