Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de julho de 2018.
Nelson Mandela Day.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Educação

Edição impressa de 19/07/2018. Alterada em 19/07 às 01h00min

Ufrgs é listada como a 10ª melhor universidade da América Latina

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) ocupa a décima posição no ranking de instituições de Ensino Superior mais prestigiadas da América Latina, elaborado pela publicação inglesa Times Higher Education. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa o primeiro lugar, seguida pela Universidade de São Paulo (USP).
A publicação ressalta o domínio das instituições brasileiras na região. Das 129 ranqueadas, 43 são do País, com seis surgindo entre as dez mais cotadas. No entanto, o relatório faz um alerta e diz que, "apesar do domínio regional contínuo", a situação econômica brasileira coloca o sistema em posição "precária". O texto cita problemas como a pressão financeira sobre as instituições, que coloca em risco o desempenho e a atratividade no cenário global.
Outras brasileiras bem cotadas são a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em quarto lugar; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em sétimo; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em nono.
A análise geral mostra que o Brasil é o país que mais se destaca no ambiente para pesquisa, mas fica atrás em outros critérios. A Argentina está no topo do ambiente de ensino, e o Equador tem o melhor desempenho em influência de pesquisa e perspectivas internacionais.

Instituições gaúchas(entre as 129 mais conceituadas)

10º Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
33º Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs)
47º Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
51º-60º Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)*
71º-80º Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)*
* As universidades nessas colocações tiveram a mesma pontuação
Fonte: revista Time Higher Education (Reino Unido)
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia