Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

DE FRENTE PARA O GUAÍBA

- Publicada em 12 de Julho de 2018 às 21:47

Zona Sul ganha novo parque à beira do Guaíba

Deque com mesas e cadeiras está à disposição da população

Deque com mesas e cadeiras está à disposição da população


/MARCO QUINTANA/JC
Duas semanas depois da inauguração do trecho 1 da orla do Guaíba, os porto-alegrenses ganham uma nova opção de lazer à beira do lago. Com 10 mil metros quadrados, surge, entre a praia da Fundação Iberê Camargo e o calçadão do BarraShoppingSul, o Parque do Pontal, onde antes ficava o Estaleiro Só. A construtora Melnick Even fará um empreendimento imobiliário no local, além da nova área verde.
Duas semanas depois da inauguração do trecho 1 da orla do Guaíba, os porto-alegrenses ganham uma nova opção de lazer à beira do lago. Com 10 mil metros quadrados, surge, entre a praia da Fundação Iberê Camargo e o calçadão do BarraShoppingSul, o Parque do Pontal, onde antes ficava o Estaleiro Só. A construtora Melnick Even fará um empreendimento imobiliário no local, além da nova área verde.
A inauguração oficial será na segunda-feira, mas no fim de semana já será possível conferir o novo visual do espaço. No sábado e no domingo, o local sediará o evento Copa Truck, no qual será montado um telão para assistir os jogos finais da Copa do Mundo, enquanto food trucks vendem comidas e bebidas para o espectadores.
Nesta quinta-feira, trabalhadores se empenhavam em terminar de colocar grama no terreno. O mobiliário do parque será praticamente todo em madeira, desde os deques e bancos, nos moldes dos instalados no trecho 1 da orla, até os brinquedos do playground.
No showroom, onde fica o plantão de vendas, há mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis para apreciar o cenário. A paisagem é composta por tradicionais elementos de Porto Alegre, como o estádio Beira-Rio, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e a Catedral Metropolitana.
Um totem com a inscrição "I Love POA" de frente para o Guaíba garantirá boas fotos para quem quiser declarar seu amor pela cidade. Na próxima semana, também será instalado um cenário artificial, com uma paisagem envolvendo o estádio Beira-Rio e a Usina do Gasômetro, também para o visitante que quiser tirar fotos.
Segundo Cláudia Lima, gerente de lançamentos e coordenadora do projeto do Parque do Pontal, em torno de 800 metros quadrados de deques de madeira facilitarão o trajeto a pé e de bicicleta pelo gramado. Equipamentos de ginástica permitirão a prática de exercícios ao ar livre.
Um dos caminhos, ainda não concluído na quinta-feira, conectará o parque à prainha do Iberê. A praia, aliás, foi regularizada e limpa, e serão colocados bancos para que o visitante possa sentar e admirar a paisagem. Ainda no clima praiano, está sendo montada uma quadra com areia, para a prática de vôlei de praia e tênis.
Em cima do deque, foram colocadas mesas, cadeiras e guarda-sóis, também de madeira, para dar suporte a quem for consumir os alimentos e as bebidas dos food trucks, ou quiser apenas descansar do passeio.
Os cinco bancos de madeira, de cinco metros de extensão cada, serão instalados na próxima semana - um ficará em frente à quadra esportiva, outros dois no entorno do showroom onde funciona o plantão de vendas e mais dois de frente para o lago.
A implantação do parque chama a atenção pela sua rapidez. Em dois meses e meio de obra, foi feito o showroom, a parte da urbanização, a regularização do terreno, a plantação de mais de 4 mil metros quadrados de grama, o paisagismo, a quadra esportiva e parte da colocação dos deques de madeira. Os últimos detalhes serão finalizados na semana que vem.

Local abrigará Beatles Day, festival de jazz e evento náutico

Além da Copa Truck, a construtora Melnick Even planeja diversos eventos para os próximos dois anos e meio, durante a construção do Complexo Multiuso, que também ficará no terreno. Entre eles estão atrações como o Beatles Day, um festival de jazz e um evento náutico. As datas das atividades ainda estão sendo definidas.
Cláudia salienta que a estrutura montada é provisória, e que o parque, a ser entregue até o final da construção do Complexo Multiuso, terá o triplo do tamanho atual e ainda mais atrações. "Estamos fazendo uma entrega inicial para a cidade, para que, enquanto a obra acontece, a população possa usufruiu desse espaço de lazer à beira do rio", afirma. O Parque do Pontal é uma contrapartida da empresa pela construção do complexo, que prevê uma torre de 84 metros de altura com hotel, serviços de saúde e salas comerciais, além de um shopping.
Na segunda-feira, data da inauguração oficial do Parque do Pontal, será celebrada a entrega da licença de instalação do empreendimento, autorizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams). O evento contará com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior.