Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 03 de julho de 2018.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

estradas

03/07/2018 - 12h24min. Alterada em 03/07 às 12h26min

Cancelas da freeway serão liberadas às 20h desta terça-feira

Fim de concessão atinge pedágios em Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul

Fim de concessão atinge pedágios em Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul


MARCO QUINTANA/JC
Guilherme Daroit
As cancelas dos três pedágios da freeway (em Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul) devem ser liberadas às 20h desta terça-feira (3). A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) durante o lançamento do edital de concessão da Rodovia de Integração do Sul (RIS), projeto que integra boa parte da atual concessão da freeway, cujo contrato se encerra a 0h dessa quarta (4). 
Segundo o diretor-geral da ANTT, Mário Rodrigues, a atual concessionária, a Triunfo Concepa, não demonstrou interesse em uma nova extensão temporária do contrato. Embora possa legalmente continuar a cobrança até lá, a empresa encerrará antes as operações por questões técnicas.
O prazo atual já é parte de uma extensão válida por um ano, assinada em 2017, após o fim do período original da concessão, de 20 anos contados a partir de 1997. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumirá a manutenção e administração da BR-290 até que a nova concessionária seja escolhida. 
A previsão da ANTT é de que o novo administrador privado assuma as operações em fevereiro de 2019 - o leilão da RIS acontece no início do próximo mês de novembro. Os dois pedágios no trecho entre a Capital e o Litoral Norte fazem parte do novo projeto, que conta ainda com a BR-448, parte da BR-386 e parte da BR-101. O pedágio de Eldorado do Sul ficou de fora desse pacote, e deve ser extinto.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia