Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

DE FRENTE PARA O GUAÍBA

- Publicada em 07 de Junho de 2018 às 22:37

Catamarã beneficia trabalhadores e promove o turismo

Catamarã ligando Porto Alegre e Guaíba se transformou em alternativa para moradores

Catamarã ligando Porto Alegre e Guaíba se transformou em alternativa para moradores


JONATHAN HECKLER/JC
São 496km2 e 50km de extensão ligando Porto Alegre aos municípios de Guaíba, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e Viamão - além de outros, de forma secundária. Esse potencial fluvial não era explorado como meio de transporte para as pessoas que vivem em torno do Guaíba até sete anos atrás, quando começaram as operações do catamarã.
São 496km2 e 50km de extensão ligando Porto Alegre aos municípios de Guaíba, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e Viamão - além de outros, de forma secundária. Esse potencial fluvial não era explorado como meio de transporte para as pessoas que vivem em torno do Guaíba até sete anos atrás, quando começaram as operações do catamarã.
Desde 2011, a empresa CatSul é responsável pelo transporte público entre a Capital e a cidade de Guaíba. No período, cerca de 6 milhões de pessoas utilizaram o serviço. Diariamente, uma média de 2,3 mil passageiros percorrem as águas entre os dois municípios. Aos fins de semana, são cerca de 2 mil.
Conforme o coordenador de operações da CatSul, André Bolzan, o catamarã funciona todos os dias, independentemente do clima. São realizadas 32 viagens diárias de segunda a sexta-feira, 24 no sábado e 18 no domingo. "A confiabilidade e a pontualidade são os nossos principais lemas. A operação é pendular, ou seja, grande parte dos nossos usuários são trabalhadores de Guaíba, o que gera um fluxo maior para Porto Alegre", explica. Entre os destinos dos moradores do município vizinho também estão o Mercado Público e o BarraShoppingSul, onde há um ponto de parada, além do cais do porto da Capital e do de Guaíba.
Uma das questões levantadas por parte dos usuários é o custo da passagem - R$ 10,70 o trecho. Questionado sobre o que a empresa poderia fazer para que esse valor fosse mais acessível, Bolzan afirma que a CatSul busca proporcionar um serviço com boa relação custo-benefício. "O passageiro não quer saber qual o meio de transporte que vai levá-lo, se é bicicleta, ônibus ou qualquer outro; ele deseja chegar ao seu destino com segurança, rapidez e um valor adequado", explica.
A operação para tornar a passagem mais barata, segundo Bolzan, é complexa. O catamarã ainda não é um meio de transporte consolidado, já que os fornecedores de serviços são bem específicos. "Hoje, oferecemos aos usuários diários que carregam os cartões eletrônicos um desconto de 10%", informa.
Outro tipo de usuário da embarcação é o turista, em menor número atualmente, mas que surpreendeu no início das atividades. "O catamarã é um ótimo meio para a população conhecer o lago Guaíba e a cidade de Guaíba, o berço da Revolução Farroupilha. A gente sempre brinca que, se Porto Alegre tem o pôr do sol mais lindo do mundo, Guaíba tem o nascer mais lindo (risos). Há um esforço dos órgãos públicos do município para tornar Guaíba mais atrativa e melhor preparada para receber o turista. E, por outro lado, o passeio proporciona uma vista diferente de Porto Alegre", acrescenta.
Ainda não existem projetos concretos de ampliação do transporte fluvial. No entanto, Bolzan afirma que a empresa está atenta caso sejam abertas novas concessões. "A relação custo-benefício na criação de novos pontos de embarque e desembarque tem que ser muito bem analisada", argumenta.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/06/07/206x137/1_depoimentos_catamara-8353934.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b19ce6a4b920', 'cd_midia':8353934, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/06/07/depoimentos_catamara-8353934.jpg', 'ds_midia': 'Depoimentos Catamarã', 'ds_midia_credi': 'JC', 'ds_midia_titlo': 'Depoimentos Catamarã', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '606', 'cd_midia_h': '800', 'align': 'Left'}

Serviço

  • De segunda a sexta-feira - 16 horários
    Porto Alegre: entre 5h58min e 20h05min
    Guaíba: entre 6h25min e 20h40min
  • Sábados - 12 horários
    Porto Alegre: entre 7h e 19h50min
    Guaíba: entre 7h35min e 20h25min
  • Domingo e feriados - nove horários
    Porto Alegre: entre 10h e 19h50min
    Guaíba: entre 10h35min e 10h25min
    Nos fins de semana e feriados, todos as viagens têm parada no BarraShoppingSul
  • Passagem: R$ 10,70/trecho
  • Mais informações:
    Site: www.travessiapoaguaiba.com.br
    Telefones: Porto Alegre e Região Metropolitana: 4020 2022
    Demais áreas: 0800 051 6216