FEIRA DE INTERC�MBIO EDUEXPO.  ASSOCIA��O LEOPOLDINA JUVENIL. NA FOTO: DANIELA RONCHETTI FEIRA DE INTERC�MBIO EDUEXPO. ASSOCIA��O LEOPOLDINA JUVENIL. NA FOTO: DANIELA RONCHETTI Foto: FREDY VIEIRA/JC

Interc�mbio como op��o para quem empreende

Porto Alegre recebeu, em março, mais uma edição da feira Eduexpo, considerada uma das maiores de intercâmbio no mundo. Segundo a paulista Daniela Ronchetti, que dirige as operações do negócio no Brasil, a atividade tem presença em 40 cidades do mundo e reúne, anualmente, cerca de 500 mil pessoas. Como muitos empreendedores e empreendedoras viajam para buscar inspiração para seus negócios, Daniela tira algumas dúvidas nesta conversa.
GeraçãoE - Qual o benefício de fazer um intercâmbio para quem empreende?
Daniela Ronchetti - Existem vários cursos de curta duração (três semanas, um mês, três meses, seis meses e um ano) nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Suíça, entre outros destinos, bem específicos em diferentes áreas. A pessoa interessada em empreender pode se aperfeiçoar na sua área de interesse. Na feira, ela conhece oportunidades.
GE - Para quem tem um negócio ou poucos dias de férias, quais os programas indicados?
Daniela - Existem opções de cursos de idiomas de uma, duas ou três semanas. Uma opção de curso seria Inglês para Negócios ou Inglês para Negócios e Finanças, que pode ser feito na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Canadá e em outros países. Em Londres, duas semanas de um curso com essa característica ficaria em torno de R$ 3 mil.
GE - Como as feiras de intercâmbio evoluíram nos últimos anos?
Daniela - A Eduexpo cresceu muito desde 2001. Na primeira edição, tivemos 15 expositores e, hoje, em nossa maior feira, temos 170. Começamos no Brasil e, agora, nos tornamos a maior feira global, presentes na América Latina, na Europa, na Ásia e na África. E ainda somos os organizadores oficiais das feiras dos governos do Canadá, da Nova Zelândia, da Austrália e da Espanha.
GE - Qual o perfil do intercambista hoje? O que ele mais busca no exterior?
Daniela - Quem procura por uma experiência de estudos no exterior deseja melhorar seu currículo ou mesmo mudar de área. As empresas estão procurando por um perfil de candidato que seja flexível e se adapte facilmente a novas situações, já que hoje tudo está mudando muito rápido. O estudante sabe da importância de estar dentro desse perfil e que, através de uma experiência de estudos no exterior, ele poderá conseguir uma vaga diferenciada de trabalho no retorno ao seu país.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio