Cl�udia Sassi � diretora da Orus, loja de 
aluguel de roupas de festas de Caxias do Sul Cl�udia Sassi � diretora da Orus, loja de aluguel de roupas de festas de Caxias do Sul Foto: /FERNANDO DAI PR�/DIVULGA��O/JC

As li��es de 25 anos no ramo de aluguel de trajes

Quando modelou, dos 14 aos 23, a porto-alegrense Cláudia Sassi traçou um plano B: abrir sua própria loja. Começou uma confecção aos 19 e inaugurou um comércio em Caxias do Sul, que completou 25 anos e hoje é totalmente voltado para aluguel de roupas de festa.
A Orus já teve duas unidades, foi integrada e está em novo endereço desde setembro, numa casa de 500 m² (antiga residência de Cláudia). O negócio reúne segmento de noivas, formaturas, infantil, plus size, debutantes e masculino.
Além das peças, os clientes podem encontrar adereços, como joias e sapatos, para sair de lá prontos para os eventos.
Em entrevista ao GeraçãoE, a empreendedora falou sobre a modalidade de locação e da importância da busca constante de capacitação. Confira:
GE - Como você começou a focar em aluguel de roupas?
Cláudia - Minha primeira loja tinha 30 m², vendia roupas na parte de baixo e as confeccionava no mezanino. Comecei a trabalhar com moda festa e meu público foi pedindo para alugar. Isso é muito importante, ouvir o cliente, pois ele nos dá muitas dicas. A partir disso, no andar de cima, passei a oferecer locação e o resultado foi positivo.
GE - E qual a estratégia para se manter no mercado há tanto tempo?
Cláudia - Sempre busquei muita novidade, trazer o que existe de mais moderno. Não fico um mês sem fazer pedido novo. Assim como na venda, é preciso renovar o estoque mensalmente. Tenho vários fornecedores, busco em São Paulo, compro através de catálogos, importadoras dos Estados Unidos. Meus clientes sabem que vão encontrar peças atuais aqui. E, anualmente, realizo um bazar para trocar coleção, que é um sucesso, vem gente de todos os lugares do Estado. O crescimento tem a questão de confiabilidade. Quando tu estás no mercado há muito tempo, as pessoas sabem que podem confiar. 
GE - E como você classifica sua trajetória empreendedora?
Cláudia - Trabalhei como modelo e comecei a juntar grana para empreender, me foquei por seis anos em não gastar um real. Sou muito dedicada nas coisas que faço, e aí realmente me voltei em juntar o dinheiro para abrir a confecção, fiz cursos técnicos. Caso precise cortar tecido, eu corto. Quando tu entras num mercado, tu tens que conhecer tudo, é uma questão de aprender. Eu sabia que era um caminho para conseguir o que eu queria, meu sonho era a loja. Continuo me capacitando, recentemente fiz um curso de e-commerce. Meu produto nem está no mercado on-line, mas já estou me projetando caso necessite.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio