Let�cia ministra cursos de desenvolvimento de 
equipes de alta performance e tem consultoria Let�cia ministra cursos de desenvolvimento de equipes de alta performance e tem consultoria Foto: /Andr�a Prestes/Divulga��o/JC

� preciso desenvolver habilidades pessoais

Let�cia Pires gerencia a Mais Criativa, empresa de consultoria e treinamento

Há 16 anos, Letícia Pires gerencia, ao lado de Silvana Bastian, a Mais Criativa, empresa de consultoria e treinamento, em Porto Alegre. Neste ano, atentas às necessidades do mercado, elas resolveram ramificar o negócio com a Mais Foco, voltada para acompanhamento do processo de desenvolvimento pessoal nas empresas, de todos os portes.
Conversamos com Letícia sobre como se transformar conforme as demandas do mercado e quais os benefícios de, além de ter um bom currículo, cultivar habilidades interpessoais. 
GeraçãoE - Por que é importante investir em desenvolvimento de pessoas por parte das empresas?
Letícia Pires - A gente vive num mundo de, cada vez mais, interações on-line. Tem uma leva de gerações assumindo as gestões de empresas muito jovens. Como trabalhar as relações é algo bem pouco desenvolvido, tu podes ter um doutorado em Harvard maravilhoso, totalmente enquadrado na tua área, mas, se tu vais trabalhar com pessoas, não saberás compartilhar. A qualificação é importante, porém tu acabas sendo analisado e avaliado pela questão comportamental. Corre-se o risco do profissional ficar fora do mercado porque não se desenvolveu enquanto pessoa.
GE - Qual o maior problemas das empresas no que se refere às pessoas?
Letícia - Hoje em dia muita gente peca porque não consegue ter uma supervisão dos processos dentro das empresas, não têm monitoramento. E aí se perdem os resultados, porque não se consegue enxergar o que está acontecendo. Nossa ideia é poder mensurar se as equipes estão realmente se desenvolvendo.
GE - Por que vocês decidiram que era hora de criar uma empresa oriunda da outra empresa? Isso parte de que estratégia?
Letícia - A Mais Criativa é muito embasada nessa questão de treinamentos, workshops e palestras na questão comportamental, envolvendo pessoas. É num trabalho mais pontual e sob medida, com foco sempre in company. A Mais Foco vem para trabalhar desenvolvimento pessoal de uma forma estratégica, que vai levar um tempo para acontecer a partir de uma demanda específica da equipe ou dos gestores. Com mecanismos e ferramentas de geração de resultados, para que a empresa possa ver os impactos do processo. Só que isso não pode acontecer a curto prazo, é algo mais passo a passo, vai se desenhando. É um trabalho mais continuado, em aplicar a inteligência estratégica, com diversas ferramentas.
GE - A partir de agora, qual a diferença entre as duas empresas?
Letícia - A Mais Criativa atende um público mais diverso, com demandas de trabalhos menores, pode ser para uma escola, uma indústria. A Mais Foco é bastante estratégica, para também os clientes verem esta versão. Além de ajudar nos treinamentos de uma forma pontual, podemos auxiliar de maneira diferenciada nos processos de desenvolvimento de pessoas.
GE - Trabalhar com dados e demonstrativos tangíveis é uma novidade no setor?
Letícia - No caso da Mais Foco, passar por uma questão bem mais consultiva do processo aqui no Rio Grande do Sul é uma novidade, voltada para desenvolvimento de pessoas. A gente não vê tantas empresas fazendo isso.
GE - Isso foi uma demanda do mercado ou uma percepção de vocês?
Letícia - De uma certa forma dos dois lados. O mercado, às vezes, não sabia ver muito bem, e a gente percebia que se os dados conseguissem ser monitorados a continuidade e o crescimento seria mais fácil de serem percebidos. A empresa que desenvolve pessoal tem um resultado muito maior. Muitas vezes, a gente contrata pelas capacidades técnicas, mas não é só isso que é importante. A habilidade de trabalhar com pessoas, gerir equipes e processos também têm que ser mensurado. 
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio