Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 05 de Agosto de 2021 às 07:55

Brasil perde para russos no vôlei masculino e não vai à final das Olimpíadas

Equipe brasileira não teve forças para dar conta dos fortes saque e bloqueio russos

Equipe brasileira não teve forças para dar conta dos fortes saque e bloqueio russos


YURI CORTEZ/AFP/JC
A madrugada de quinta-feira (5) foi de tristeza brasileira no vôlei. Uma das favoritas ao ouro em Tóquio, a seleção brasileira masculina não conseguiu mais uma vez superar os russos, perdeu na semifinal, por 3 sets a 1, e ficou fora da disputa pelo ouro pela primeira vez desde Sidney 2000.
A madrugada de quinta-feira (5) foi de tristeza brasileira no vôlei. Uma das favoritas ao ouro em Tóquio, a seleção brasileira masculina não conseguiu mais uma vez superar os russos, perdeu na semifinal, por 3 sets a 1, e ficou fora da disputa pelo ouro pela primeira vez desde Sidney 2000.
O time do técnico Renan Dal Zotto fracassou diante da seleção do Comitê Olímpico da Rússia, que já havia batido os brasileiros na fase de grupos por 3 a 0 - mesmo placar na Liga das Nações, em junho, na Itália.
O terceiro set foi crucial para o emocional dos atletas de Renan. O Brasil chegou a abrir 20 a 12, mas deixou os adversários, eficientes no bloqueio e no saque, virarem e chegarem com o confiança no quarto e último set na Ariake Arena.
Agora, o Brasil vai disputar o bronze contra França ou Argentina, que jogam na noite desta quinta-feira.
A queda na semifinal em Tóquio tirou a seleção brasileira do que poderia ser sua quinta final consecutiva. Nas quatro edições anteriores, a seleção levou o ouro no Rio, em 2016, e em Atenas-2004. Ficou com a prata em Londres-2012 e Pequim-2008. O ouro veio em Barcelona-1992, oito anos depois da prata em Los Angeles-1984, que tinha Renan em quadra.
A seleção brasileira vinha sendo apontada como uma das principais equipes na briga por medalha em Tóquio. No entanto, a equipe não conseguiu se sobressair ante ao estilo de jogo dos russos, que são bem eficientes no bloqueio e apresentam consistência no saque.
Depois de passar pelo Japão na semifinal, o técnico Renan Dal Zotto disse que era o momento de tirar o estudo para encontrar uma alternativa de pará-los na semifinal.
Para dinamitar a muralha russa, a seleção precisaria contar com o passe do levantador Bruninho e finalizações certeiras dos ponteiros Leal e Lucarelli e do oposto Wallace.
A seleção fez um primeiro set quase impecável tanto na defesa quanto no ataque, e fechou o primeiro set por 25 a 18.
Na segunda parcial, porém, os brasileiros cometeram muitos erros e perderam por 25 a 21. O tempo fechou de vez para o Brasil a partir do terceiro set. O time controlava a partida, chegou a abrir 20 a 12, mas tomou uma virada de 26 a 24. Os atletas não conseguiam esconder o abatimento, assim como o técnico Renan. O quarto set foi jogado ponto a ponto até o final, mas sacando muito forte e com uma recepção tranquila, pois o Brasil não forçou o serviço como deveria, os russos venceram por 25 a 23 e fecharam a partida.
Apesar da possibilidade do bronze, o elenco da seleção deixou Ariake Arena em clima de luto. Havia grande expectativa de brigar pelo título olímpico depois de um ciclo com bons resultados, entre eles a Copa do Mundo de 2019.
“A culpa foi nossa que colocamos eles no jogo de novo. Quando eles entraram no jogo, foi difícil controlar”, disse o gaúcho Lucão, referindo-se, principalmente aos erros do terceiro set. O jogador, porém, destacou que o time irá entrar com força para conquistar a medalha de bronze. “A gente sempre quer chegar na final. Estamos sempre brigando, sempre entre os quatro melhores. Acabou o jogo, bate uma tristeza, a ficamos decepcionados. Mas medalha olímpica é medalha olímpica. A medalha de bronze vai ser de excelente tamanho”, finalizou em entrevista após o jogo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO