Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 28 de Junho de 2021 às 20:58

Clubes de futebol se manifestam no Dia do Orgulho LGBTQIA+

Bandeira arco-íris foi utilizada no jogo do Internacional contra o América-MG

Bandeira arco-íris foi utilizada no jogo do Internacional contra o América-MG


SPORT CLUB INTERNACIONAL/DIVULGAÇÃO/JC
Andressa Vieira
O dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta segunda-feira (28), foi lembrado por vários dos principais clubes de futebol do Brasil. O posicionamento a favor da causa foi expressado de diversas formas pelos times. Nas redes sociais, perfis de clubes mudaram suas fotos e também fizeram publicações em homenagem à data.
O dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta segunda-feira (28), foi lembrado por vários dos principais clubes de futebol do Brasil. O posicionamento a favor da causa foi expressado de diversas formas pelos times. Nas redes sociais, perfis de clubes mudaram suas fotos e também fizeram publicações em homenagem à data.
O Internacional alterou a bandeirinha de escanteio para as cores da bandeira LGBT+ e relembrou em um vídeo no Instagram outros clubes que já haviam feito homenagens em anos anteriores. Em nota, o clube reafirmou o compromisso com o combate ao preconceito e em defesa de maior visibilidade ao tema dentro do futebol. 
 
Aqui, lutamos diariamente. De segunda a segunda, em defesa do sentimento que nos une: o amor. Em todas as suas formas! #DiaDoOrgulho pic.twitter.com/COUiunVajg
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) June 28, 2021

Já o Grêmio postou em suas redes sociais um texto sobre a importância de respeitar e entender as diferenças. "Isso é que faz a grandeza e a beleza da nossa torcida", afirma.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/06/28/206x137/1_83186120_a4d2_4194_bd2f_66e06f2e14e4-9349110.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60da506d7f8aa', 'cd_midia':9349110, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/06/28/83186120_a4d2_4194_bd2f_66e06f2e14e4-9349110.jpeg', 'ds_midia': 'Mosaico em São Januário em apoio ao movimento contra a homofobia', 'ds_midia_credi': 'Rafael Ribeiro/Vasco.com.br/ Divulgação/ JC', 'ds_midia_titlo': 'Mosaico em São Januário em apoio ao movimento contra a homofobia', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '100%',align=
Mosaico em São Januário em apoio ao movimento contra a homofobia. FOTO: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br/ Divulgação/ JC
Na série B, o Vasco da Gama disputou a partida contra o time catarinense Brusque com uma camisa especial que substituía a faixa preta tradicional por uma faixa colorida. Na arquibancada, havia um mosaico que  estampava a palavra “respeito”, acompanhado pela bandeira símbolo da causa LGBT+. Em um dos gols da vitória de 2 a 1, o atacante argentino Germán Cano marcou um gol e comemorou erguendo a bandeira LGBT+ com seus companheiros. O Vasco anunciou ainda que venderia o uniforme usado na vitória de domingo, e o modelo de R$ 239,90 na versão feminina e R$ 269,90 na masculina esgotou em apenas uma hora.

Outros clubes também decidiram levar a homenagem para o campo. O Fluminense personalizou seu uniforme para colocar as cores da bandeira LGBT+ nos números dos jogadores. O clube também decidiu leiloar as camisas a favor da causa, em outra parceria com a plataforma Play For a Cause.

Com uma iniciativa semelhante, o Flamengo entrou em campo no domingo (27) com seu uniforme fazendo uma homenagem ao dia do Orgulho LGBTQIA+. Além disso, o clube carioca anunciou que também leiloaria as camisas usadas pelos atletas pela plataforma Play For a Cause, revertendo a renda para instituições que trabalham com acolhimento e garantia de direitos LGBTQIA+: Casa Nem, do Rio de Janeiro, e Manifesta LGBT, de Manaus.

Outros clubes como Chapecoense, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Bahia, Sport, Juventude, América Mineiro e Bragantino fizeram posts em suas redes sociais lembrando a data.

O dia do Orgulho LGBTQIA+ é lembrado após uma revolta popular no bar Stonewall Inn em Nova York, nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, e é considerado o marco do movimento de liberação gay, além do momento em que o ativismo pelos direitos LGBTQIA+ ganha o debate público e as ruas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO