Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 19 de Abril de 2021 às 12:52

Juíza suspende demissões no Inter e cita valores de contratações recentes

Clube demitiu mais de cem funcionários em menos de um ano de pandemia alegando dificuldades

Clube demitiu mais de cem funcionários em menos de um ano de pandemia alegando dificuldades


MARIANA ALVES/JC
Patrícia Comunello
Fora do campo, o Internacional vai ter de encarar as consequências das 63 demissões de funcionários que, segundo o clube, buscam reduzir despesas do caixa combalido que sofre ainda impactos da pandemia. A Justiça do Trabalho suspendeu as dispensas e sugeriu que contratações recentes de jogadores contrastam com a alegação de dificuldades financeiras feitas pelo Colorado.
Fora do campo, o Internacional vai ter de encarar as consequências das 63 demissões de funcionários que, segundo o clube, buscam reduzir despesas do caixa combalido que sofre ainda impactos da pandemia. A Justiça do Trabalho suspendeu as dispensas e sugeriu que contratações recentes de jogadores contrastam com a alegação de dificuldades financeiras feitas pelo Colorado.
Em menos de um ano, o clube demitiu mais de cem empregados de diversos setores da estrutura. Em maio de 2020, logo após a eclosão da pandemia, o clube anunciou o corte em um só dia de 44 postos
O clube informou que recebeu a notificação da Justiça na manhã desta segunda-feira (19). "O departamento jurídico está analisando que recurso será tomado", informou o Inter, em nota, ao Jornal do Comércio.
Em seu despacho, a  juíza Valdete Souto Severo atendeu parte da ação movida pelo Sindicato dos Empregados em Clubes Esportivos e Federações Esportivas do RS (Secefergs). Ela determinou a suspensão dos desligamentos e que sejam feitos exames demissionais, incluindo de RT-PCR para detectar se há casos de infectados pelo novo coronavírus, e que um oficial de justiça examine o patrimônio colorado. 
"Deverá avaliar o patrimônio do clube, apurando o valor de mercado da sede do clube e dos demais bens que porventura possui", lista a magistrada, na decisão de sexta-feira (16).  
A nova leva de demissões foi comunicada em 7 de abril. Em seu site, o Inter alegou que "o objetivo é conseguir enfrentar o momento difícil de pandemia" e garantiu que também vai fazer caixa com a venda de jogadores.
No despacho dado na sexta-feira (16), Valdete cita várias notícias de contratações de jogadores, que, segundo ela, indicariam capacidade financeira, contrariando as justificativas para fazer as dispensas de funcionários:
"Anunciou a contratação de um jogador que trabalhava no exterior, e cujo patamar salarial é significativo", cita a juíza, reproduzindo o link de notícia sobre o jogador Taison, que foi "repatriado" para se somar ao elenco do técnico Miguel Ángel Ramírez, citado como acerto vindo do exterior, que se completa com o chileno Carlos Palacios.
"Portanto, sequer pode alegar dificuldades financeiras como justificativa lícita para as despedidas (...) Revela deliberada escolha administrativa que coloca em risco efetivo a vida e a saúde de 60 pessoas. De qualquer modo, é preciso aferir qual a real situação financeira do clube, na medida em que em plena pandemia opta por simplesmente descartar um número tão significativo de pessoas", afirma a magistrada. 
O presidente do Secefergs, Miguel Salaberry Filho, diz que tentou negociar alternativas para evitar as demissões, como redução de jornada e até de salário por alguns meses, mas não obteve resposta. Salaberry afirma que enviou mensagem a Alessandro Barcellos (presidente) logo após o anúncio.  
"Disse que ele podia demitir quem quisesse, mas que não seria com estes funcionários que têm salários de R$ 2 mil que iria economizar", argumentou. "Basta demitir um único jogador que não está dando resposta em desempenho para resolver." 
O dirigente sindical chegou a falar com a área de gestão, mas não teve avanços. "Avisei que ia judicializar." O sindicato diz que também entrou na Justiça contra os cortes do ano passado. 
Uma das alegações usadas na ação foi que os empregados não teriam feito o exame demissional, previsto na legislação. A juíza definiu que precisa fazer as avaliações e ainda teste de sangue e de RT-PCR. Salaberry diz que os funcionários vêm se expondo a riscos e que há casos em tratamento por câncer e depressão que precisam do plano de saúde. A juíza determinou a manutenção da assistência em saúde. 
"Muitos têm 20 anos de clube e outros estão prestes a se aposentar e nem poderiam ser demitidos", acrescenta o presidente do Secefergs. 
No mercado de clubes gaúchos, o dirigente diz que não há notícias de mais cortes neste momento, mas de atraso salarial. O Brasil de Pelotas não pagou a segunda parcela do 13º salários do fim de 2020 e os meses de janeiro, fevereiro e março. O Secefergs avalia ingressar na Justiça para colocar em dia as remunerações. 
Em 1º de maio, é a data-base da categoria que atua nas agremiações. O sindicato deve negociar acordos com cada clube, além da convenção coletiva na qual deve buscar reposição de 12 meses do INPC (inflação) e aumento real. Os índices finais ainda não estão fechados. Os clubes somam cerca de 8 mil funcionários, estima o dirigente.  

Veja o "Comunicado oficial" do Inter sobre as demissões: 

"O Sport Club Internacional anuncia nesta quarta-feira (7) o desligamento de funcionários de diferentes áreas do clube. Já era previsto que o momento atípico que o mundo está vivendo, com a pandemia da Covid-19, causasse grandes impactos nas receitas e colocasse o Clube em uma nova realidade. O momento é de transição e de adaptação ao novo cenário.
Gostaríamos de agradecer a todos pela dedicação e respeito que sempre tiveram ao Colorado.
Com o orçamento de 2021, o Clube precisou criar um conjunto de ações, que já estão sendo executadas desde o começo da atual temporada. O objetivo é conseguir enfrentar o momento difícil de pandemia.
Dentre essas medidas estão: redução de contratos com parceiros, fornecedores e suprimentos; redução de investimentos e redução da folha de pagamentos e do quadro funcional, ajustando o Clube para a nova realidade.
A venda de atletas também será necessária em 2021 para viabilizar o pagamento de todas as despesas ordinárias.
É fundamental salientar que as ações partem da premissa de não prejudicar a performance esportiva do Internacional, uma vez que essa gestão tem como objetivo principal manter o clube como protagonista no cenário esportivo conjugado com o equilíbrio financeiro."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO