Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 08 de Maio de 2019 às 18:49

Com três de Lucas, Tottenham vira sobre Ajax e faz sua 1ª final de Liga dos Campeões

Após sofrer dois gols, equipe londrina buscou virada com grande atuação do brasileiro Lucas

Após sofrer dois gols, equipe londrina buscou virada com grande atuação do brasileiro Lucas


ADRIAN DENNIS/AFP/JC
Agência Estado
A Liga dos Campeões tem um jogo sensacional a cada dia. Depois do Liverpool bater o Barcelona por 4 a 0, na terça-feira, nesta quarta-feira (8) foi a vez de o Tottenham conseguir uma vitória histórica, ao ganhar do Ajax por 3 a 2, em Amsterdã. Com três gols de Lucas Moura no segundo tempo, sendo o último aos 50 minutos, a equipe de Londres avançou para disputar pela primeira vez em sua história uma decisão do torneio continental.
A Liga dos Campeões tem um jogo sensacional a cada dia. Depois do Liverpool bater o Barcelona por 4 a 0, na terça-feira, nesta quarta-feira (8) foi a vez de o Tottenham conseguir uma vitória histórica, ao ganhar do Ajax por 3 a 2, em Amsterdã. Com três gols de Lucas Moura no segundo tempo, sendo o último aos 50 minutos, a equipe de Londres avançou para disputar pela primeira vez em sua história uma decisão do torneio continental.
O Tottenham vai enfrentar o Liverpool na final do dia 1º de junho, em Madri. Vai ser a segunda decisão inglesa na competição. Na temporada 2007/2008, o Manchester United bateu o Chelsea nos pênaltis para ficar com o título.
Grande nome do jogo desta quarta-feira, Lucas Moura levou a bola da partida para casa e teve a atuação mais importante de sua carreira, sendo que fez os seus três gols finalizando com a perna esquerda - ele é destro.
Já o Ajax fracassou na sua tentativa de retornar à decisão após 23 anos. O jovem time ficou a um passo da sétima final, quando poderia ganhar a quinta taça, mas deve se orgulhar da grande campanha, após eliminar Real Madrid e Juventus.
No jogo desta quarta-feira, não pôde contar com o brasileiro David Neres, que, com um estiramento muscular, sofrido no último domingo na final da Copa do Holanda, conquistada pelo time depois de golear o Willem II por 4 a 0, ficou fora do jogo. A lesão pode até impedir que o atacante brasileiro sirva a seleção brasileira na Copa América, com início em 14 de junho. O técnico Tite faz a convocação para a competição no próximo dia 17.
O Tottenham não teve tempo de pensar em conseguir levar o jogo para a prorrogação. Logo aos cinco minutos, saiu o primeiro gol do Ajax. Após escanteio cobrado pela direita, Matthijs de Ligt se livrou da marcação de Trippier, subiu de cabeça e acertou o canto direito baixo de Lloris: 1 a 0.
Com a desvantagem, o time inglês se projetou no campo do adversário e passou a pressionar a saída de bola dos holandeses, que demonstraram grande tranquilidade para tocar a bola até que os espaços surgissem no bloqueio rival.
Apesar da atuação apagada do sul-coreano Son, que voltou ao time após cumprir suspensão no jogo de Londres, o Tottenham mostrou força e quase chegou ao empate com duas chances seguidas. Aos 22 minutos, Eriksen, com um lindo toque, iniciou a jogada, que teve assistência de Dele Alli e finalização de Son, mas Onana pegou. Um minuto depois, Lucas Moura tocou para Eriksen. O chute saiu forte, mas em cima de Onana, que não deu rebote.
A paciência do Ajax para acertar o contra-ataque foi recompensada aos 29 minutos. Van de Beek roubou a bola de Wanyama na intermediária holandesa e tocou para Tadic na ponta-esquerda. Frio e calculista, o canhoto sérvio apenas rolou Ziyech encher o pé esquerdo: 2 a 0.
A maioria dos 55 mil torcedores na Johan Cruyff Arena não pararam de cantar, o Tottenham pareceu sentir o golpe e os times foram para o intervalo com sentimentos opostos. O técnico Mauricio Pochettino trocou Wanyama por Llorente e empurrou os ingleses para o ataque.
Mas a Liga dos Campeões não tem limite de emoções. O segundo tempo teve um início alucinante. Aos 8, Dele Ali obrigou Onana a fazer grande defesa, mas no minuto seguinte não teve jeito. Danny Rose iniciou o ataque, Dele Ali tocou para Lucas Moura, que, como um raio, invadiu a área e fez um golaço.
Aos 13, em jogada com participação de todo o ataque, Llorente chutou, Onana fez um milagre, mas soltou e se atrapalhou com Schone. A bola sobrou para Lucas Moura, que, com muita habilidade, empatou o jogo.
Foi a vez de os garotos do Ajax sentirem o golpe. O Tottenham seguiu no ataque e quase pagou pelo excesso de coragem. Ziyech quase fez o terceiro, após passe de Tadic. Os ingleses responderam no ataque seguinte e Lucas Moura por pouco não fez o terceiro.
Aos poucos, o Ajax se acalmou e voltou a ter as melhores chances, mas não conseguiu sucesso. De Ligt bateu forte e Lloris fez grande defesa. Aos 33, Ziyech acertou a trave. Os bons momentos holandeses não diminuíram o ímpeto dos ingleses. Cada bola foi disputada de forma intensa.
Aos 41, após escanteio, Vertonghen cabeceou sozinho para grande defesa de Onana, no rebote, a bola foi tirada em cima da linha. O Ajax ganhou mais uma vez a chance dos contra-ataques. Teve pelo menos dois deles. Lloris fez mais uma bela defesa e ainda teve fôlego para ir tentar uma cabeçada em um escanteio.
Mas o mais sensacional aconteceu aos 50 minutos. E da forma que menos se esperava. Um chutão para área. Llorente ganhou o lance, Dele Alli tocou para Lucas Moura, que bateu seco: 3 a 2. Festa impressionante dos ingleses e vaga inédita na final.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO