Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 02 de Julho de 2018 às 17:15

Bélgica sofre, mas busca virada sobre o Japão e encara o Brasil nas quartas

Terceiro gol coroou uma forte reação de uma das favoritas ao título no Mundial da Rússia

Terceiro gol coroou uma forte reação de uma das favoritas ao título no Mundial da Rússia


PIERRE PIHILIPPE MARCOU/AFP PHOTO/JJC
Agência Estado
Na maior virada desta Copa do Mundo até agora, a Bélgica obteve grande feito nesta segunda-feira ao vencer o Japão por 3 a 2, em Rostov, e se credenciar para o confronto com a seleção brasileira nas quartas de final. Favoritos, os belgas levaram 2 a 0 no início do segundo tempo, mas buscaram a reviravolta no marcador em apenas 25 minutos e eliminaram os japoneses.
Na maior virada desta Copa do Mundo até agora, a Bélgica obteve grande feito nesta segunda-feira ao vencer o Japão por 3 a 2, em Rostov, e se credenciar para o confronto com a seleção brasileira nas quartas de final. Favoritos, os belgas levaram 2 a 0 no início do segundo tempo, mas buscaram a reviravolta no marcador em apenas 25 minutos e eliminaram os japoneses.
O inesperado placar foi todo construído no segundo tempo. O Japão, classificado às oitavas pelo número de cartões, abriu o placar com dois gols em apenas quatro minutos e surpreendeu as arquibancadas. Haraguchi e Inui balançaram as redes. Mas a reação belga foi fulminante, com Vertonghen, Fellaini e Chadli, que entraram em campo quando a Bélgica já perdia por 2 a 0.
O terceiro gol coroou uma forte reação de uma das favoritas ao título no Mundial da Rússia. Com o resultado, a chamada "geração belga" ao menos iguala a campanha da última Copa, quando também foi até as quartas de final. Mas o time de Lukaku, que passou em branco, e Hazard quer mais.
E o próximo desafio dos belgas será o Brasil, na próxima sexta-feira, às 15 horas (de Brasília), em Kazan. Mais cedo, a seleção brasileira avançou com uma vitória sobre o México por 2 a 0, em Samara.
A Bélgica entrou em campo nesta segunda com três vitórias e a melhor campanha da fase de grupos na bagagem. Além do aproveitamento de 100%, tinha a recorrente expectativa sobre o já famoso status de "grande geração belga". Nada disso fez mudar o placar do jogo no primeiro tempo em Rostov. Diante de um Japão bem postado em campo, os belgas dominaram o jogo, se destacaram nas estatísticas, mas não criaram nenhuma chance de real de gol nos primeiros 45 minutos.
O início da partida foi marcado pelo equilíbrio. A Bélgica até tentou impor pressão, mas os japoneses neutralizavam as investidas com certa facilidade. E saíam para o jogo, para surpresa de todos. O time que se classificou às oitavas por causa dos cartões amarelos demonstrou versatilidade até então não vista em sua campanha na Rússia.
Eles se defendiam bem, adiantavam a marcação e buscavam o ataque. Aos 20 minutos, o Japão já tinha criado duas oportunidades de gol, contra nenhuma do rival europeu. Para piorar, a marcação alta dificultava a saída de bola da Bélgica, que só começou a buscar o ataque com mais força a partir dos 25. Lukaku, em sua primeira tentativa, parou na defesa, aos 20.
Mesmo sofrendo ligeira pressão, o Japão levava perigo. Aos 30, Osako cabeceou quase na pequena área. Nos instantes finais da etapa, o mesmo atacante quase abriu o placar. Depois de um cruzamento rasteiro despretensioso, ele fez leve desvio, o suficiente para surpreender Courtois, aos 43. Ele se enrolou ao fazer a defesa e viu a bola passar entre suas pernas. Menos mal para que teve tempo suficiente de se recuperar e fazer a defesa.
O susto seria apenas um prenúncio do que seria o segundo tempo para a Bélgica. Logo aos 2 minutos, um contra-ataque bem organizado fez os japoneses abrirem o placar. Vertonghen falhou na marcação e Haraguchi finalizou para as redes, pelo lado direito. A Bélgica tentou reagir rapidamente. E, um minuto depois, Hazard acertou a trave.
Mas foi o time japonês quem voltou a brilhar. Aos 6, Kagawa rolou para Inui, que encheu o pé da entrada da área e marcou belo gol. O inesperado placar surpreendeu as arquibancadas e assustou o time belga. O técnico Roberto Martínez, então, agiu rapidamente e colocou Chadli e Fellaini em campo.
As apostas deram certo. A Bélgica reequilibrou o jogo a partir dos 15 minutos e começou a atacar com mais consistência aos 20, com Meunier. Três minutos depois, Vertonghen escorou de cabeça na área, na tentativa de levantar a bola para os companheiros. Mas bola ganhou efeito e foi parar no fundo das redes. Apenas cinco minutos depois, Hazard cruzou da esquerda e Fellaini subiu de cabeça para empatar.
Com jogadores mais altos, a Bélgica passou a concentrar sua energia no chuveirinho na área, o que já havia rendido o segundo gol. O terceiro, porém, veio em lance de contra-ataque nos acréscimos. Quando as equipes já esperavam pela prorrogação, De Bruyne disparou pelo meio e acionou Meunier, que cruzou na área. Lukaku fez o corta-luz e Chadli só completou para o gol aos 48 minutos do segundo tempo para confirmar a vitória. 
Béligca 3 x 2 Japão
Courtois; Vertonghen, Kompany e Alderweireld; Meunier, De Bruyne, Witsel, Carrasco (Chadli), Mertens (Fellaini) e Eden Hazard; Romelu Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.
Kawashima; Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatomo; Hasebe, Shibasaki (Yamaguchi), Haraguchi (Honda), Kagawa, Inui; Osako. Técnico: Akira Nishino.
Árbitro:Malang Diedhiou (Fifa/Senegal).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO