Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Especial Porto Alegre 250 anos

- Publicada em 15 de Março de 2022 às 03:00

Porto Alegre quer ser referência global em inovação

Quais são as grandes forças que estão moldando as cidades do futuro? Na esteira de um mundo cada vez mais conectado, cidades mais inteligentes, habitáveis e responsivas dão o tom da transformação que está acontecendo nos grandes ambientes urbanos.
Quais são as grandes forças que estão moldando as cidades do futuro? Na esteira de um mundo cada vez mais conectado, cidades mais inteligentes, habitáveis e responsivas dão o tom da transformação que está acontecendo nos grandes ambientes urbanos.
Porto Alegre, ao completar 250 anos de existência, caminha de uma forma acelerada rumo à meta de se tornar uma capital mais colaborativa, inovadora, empreendedora e capaz de atrair e reter negócios alinhados com a nova economia e talentos.
Um movimento que, apesar de ser norteado pela tecnologia, é sobre pessoas e fruto de um acúmulo que gerou uma cultura de inovação importante, que tem suas origens nos anos 1990 com o Projeto Porto Alegre Tecnopole, seguiu pelos anos 2000 com o Movimento CITE - Cidade, Inovação, Empreendedorismo e Inovação e em 2010 com a Agência de Inovação.
E que chega nos anos 2020 com o surgimento da Aliança para Inovação de Porto Alegre, de onde emergiu o Pacto Alegre, um movimento com muita energia transformadora, que já gerou resultados importantes como o Instituto Caldeira, projetos de revitalização do Centro e do 4º Distrito, a Marca de POA, o Projeto Cidade Educadora, o Festival POA 2020 e, mais recentemente, a atração do South Summit Brazil, apesar para citar algumas iniciativas que acontecem na cidade.
Aliás, uma das perspectivas é conseguir apresentar e posicionar a marca Porto Alegre como uma referência não só no mercado nacional, como internacional. Não há mais tempo para desperdiçar energia.
Confira alguns dos personagens que estão ajudando a transformar a capital em uma cidade mais colaborativa, inovadora e atrativa para as pessoas e para os negócios.

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pucrs e do Tecnopuc e um dos idealizadores da Aliança para Inovação de Porto Alegre

Porto Alegre vive um momento de uma energia muito positiva e a consciência de que a inovação é fator central para o desenvolvimento social e econômico no século 21. Ao olhar para os próximos 250 anos, fica claro que o grande desafio da inovação é a educação. A geração de talentos que vai suportar o nosso desenvolvimento social e econômico. Isso é o que vai definir o que seremos nos próximos séculos e o legado que deixaremos para as futuras gerações.
 

Eduardo Lorea, fundador e CEO da Numerik

O ecossistema de Porto Alegre está florescendo agora como o de Madri, na Espanha, floresceu nos últimos oito anos. Nos dois casos, a colaboração entre os atores locais e as conexões globais proporcionadas através de eventos, como o South Summit, são fatores fundamentais para essa evolução.
 

Daniela Lompa Nunes, CEO Purpous Marcas com Alma e Head de Estratégias e Relacionamento do Pacto Alegre

A cena da inovação e do empreendedorismo na cidade vive um belo momento. Começamos a entender que a conexão e a colaboração são chave para a cidade prosperar e, mais ainda, para que possamos pensar como comunidade qual nosso legado, qual a cidade deixaremos para o futuro. Ainda são muitos os desafios que a cidade tem pela frente, e eu destacaria o de aproximar pessoas que vivem em diferentes realidades e abrir espaços e oportunidades para todos. Outro ponto a ser olhado com carinho é o cuidado com o meio ambiente e com a natureza.
 

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, secretário da Inovação de Porto Alegre e coordenador do Pacto Alegre

Vivemos uma crise em 2015 e 2016, em que a cidade estava deprimida, com as empresas e as pessoas saindo daqui. E então veio o renascimento, com desdobramentos na área urbanística, com a retomada da relação com o Guaíba, e esse novo modelo de relacionamento das entidades, universidades e empresas, com a lógica da abundância e da colaboração. Isso se expressa simbolicamente com a criação da Aliança para a Inovação de Porto Alegre e a percepção de que, juntos, podemos fazer mais. Não temos que desperdiçar energias, mas trabalhar em parceria e celebrar vitórias um dos outros.
 

Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira

Porto Alegre chega ao seu aniversário em um momento especial, com muito mais clareza do papel da tecnologia e da inovação na transformação da cidade na qual queremos viver. Temos uma série de avanços na perspectiva da colaboração, da absorção da tese da abundância, de múltiplos agentes, veículos e instrumentos para fomentar a inovação e aproximar a nossa cidade desta perspectiva mais conectada. Precisamos fazer um trabalho na democratização do acesso à informação, da inclusão produtiva. Ou seja, como trabalhar múltiplos públicos na cidade podendo absorver oportunidades que a nova economia abre. 

Thiago Ribeiro, diretor geral da edição brasileira do South Summit

Estamos em um momento muito especial para o nosso ecossistema, de um amadurecimento muito claro. Há uma convergência entre todos os atores, como governos, universidades, organizações, empreendedores e a sociedade como um todo. Isso é muito visível e fica claro por meio de projetos como o Inova RS, o Creative, o Pacto Alegre e o próprio South Summit Brazil. São iniciativas que materializam e concretizam esse movimento. Olhando para frente, temos que manter essas conquistas que são a base dessa jornada e consolidar nossa posição como importante referência global, colocando nossos negócios em evidência e atraindo a atenção de grandes fundos internacionais.