Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 24 de Março de 2022 às 19:33

South Summit reunirá fundos de investimento e startups gaúchas

Cais Mauá será palco da 1ª edição do encontro de tecnologia no País

Cais Mauá será palco da 1ª edição do encontro de tecnologia no País


/ANDRESSA PUFAL/JC
Porto Alegre vai sediar o South Summit Brazil de 4 a 6 de maio, no Cais Mauá. Mais do que um evento internacional sobre tecnologia com duração de três dias, a ideia é que seja um marco para o avanço do ecossistema de inovação da cidade. Nesse aspecto, um dos principais pontos trabalhados é a atração de investidores, para que impulsionem as startups no Rio Grande do Sul.
Porto Alegre vai sediar o South Summit Brazil de 4 a 6 de maio, no Cais Mauá. Mais do que um evento internacional sobre tecnologia com duração de três dias, a ideia é que seja um marco para o avanço do ecossistema de inovação da cidade. Nesse aspecto, um dos principais pontos trabalhados é a atração de investidores, para que impulsionem as startups no Rio Grande do Sul.
O South Summit também está sendo tratado como uma plataforma de negócios e já tem dezenas de fundos de investimento nacionais e internacionais confirmados. Um dos momentos de prospecção foi a missão do governo gaúcho aos Estados Unidos, realizada na segunda semana de março.
O governador Eduardo Leite teve uma rodada de reuniões com bancos em Nova York e Washington e destacou a oportunidade do South Summit, acompanhado por lideranças gaúchas da iniciativa privada na área de inovação - como dirigentes de universidades, parques tecnológicos, o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, e o CEO da 4all, José Renato Hopf.
No Goldman Sachs, em Nova York, por exemplo, Leite observou que a instituição financeira se relaciona com muitos fundos de investimento, que poderão ser aconselhados a aproveitar a oportunidade do evento de tecnologia na capital gaúcha. "Também focamos na participação no South Summit, ajudando a levar fundos de investimento, para que, além de palestras e uma feira de startups que lá estarão, tenhamos a participação maciça de fundos de investimento interessados em patrocinar essas startups e alavancar negócios de tecnologia no Estado", sustentou o governador.
Leite citou o exemplo do aplicativo de transporte Cabify. "Surgiu no South Summit de Madri, alguns anos atrás, como uma pequena startup que encontrou lá fundos de investimento que patrocinaram aquela iniciativa, e se transformou no gigante que é o Cabify atualmente." Agora, o evento deixa a capital da Espanha e vem para o Estado.
CEO da 4all, José Renato Hopf avalia como muito importante a agenda nos EUA para convidar fundos e palestrantes internacionais. "Um ecossistema de inovação maduro precisa ter conexão global, esse é um dos pilares desse processo. Estamos fazendo um esforço para crescer, reter e atrair talentos. Queremos que o South Summit seja um grande evento, catalisador do que está ocorrendo. Mais do que um evento focado em negócios e um grande congresso, é uma plataforma, articulada entre o que ocorre antes, durante e depois do evento, com um grande marketplace, competição de startups. Tudo isso é um conjunto", define.
Pedro Valério, do Instituto Caldeira, também observa o processo de amadurecimento do ecossistema de inovação gaúcho. "O South Summit é a cereja do bolo, coroa esse movimento. E dá início à possibilidade de, enquanto plataforma, o evento receber nomes internacionais e recolocarmos a cidade de Porto Alegre e o Estado do Rio Grande do Sul no mapa do mundo da inovação e da tecnologia", resume.

Encontro anual está garantido em Porto Alegre até 2024

Secretário estadual de Planejamento e Gestão, Claudio Gastal esteve envolvido na atração do South Summit para Porto Alegre desde 2020. O trabalho de trazer um evento global na área de tecnologia para o Estado foi concluído durante a missão do governo gaúcho à Espanha, no ano passado. O evento, que ocorria em Madri, capital do país ibérico, será realizado na capital gaúcha em 2022, 2023 e 2024. "Está garantido por três anos seguidos, com a possibilidade de termos mais dois", informa. Além de dezenas de fundos de investimento nacionais e internacionais, o South Summit já tem mais de 3 mil startups inscritas e receberá de 150 a 200 palestrantes nos três dias de evento no Cais Mauá.

Gigantes mundiais da tecnologia como Dell e Amazon confirmam presença

Paulo Cunha, da AWS, explica interesse em novas parcerias no RS

Paulo Cunha, da AWS, explica interesse em novas parcerias no RS


/guilherme kolling/especial/jc
Universidades, startups, empresas e investidores estarão reunidos no South Summit, em Porto Alegre. Mas o evento, em maio, terá também a presença de gigantes da tecnologia. Durante a missão do governo gaúcho aos EUA, em março, visitas à Amazon, perto de Washington, e à Dell, em Austin, no Texas, confirmaram a participação dessas empresas no evento no Estado.
A Amazon - que discute parcerias com o governo gaúcho e também terá conexão com startups no Instituto Caldeira, em Porto Alegre - estará representada pela AWS (Amazon Web Services), braço da empresa focado na plataforma de armazenamento de dados em nuvem e serviços.
"Temos a confirmação da participação da AWS, com o compromisso de estar presente no South Summit com seus altos executivos", destacou o governador Eduardo Leite em agenda na empresa nos EUA. "E a Dell será importante parceira dessa plataforma que o South Summit se propõe a ser, criando novos negócios", completou o chefe do Executivo gaúcho.
O diretor geral para o setor público da AWS Brasil, Paulo Cunha, confirmou o interesse no evento, considerando o South Summit como uma plataforma na direção de novas parcerias. "Temos vários programas, desde (a empresa) a montar o primeiro protótipo, até um programa que permite que ela faça a primeira venda. O Nubank começou assim conosco. Se for pensar mais algo mais global, o Airbnb começou assim consoco também", exemplifica Cunha.
O governador salientou que a AWS oferece não apenas o armazenamento de dados em nuvem, mas também uma quantidade de serviços que poderão alavancar empresas.
Cunha ressaltou que o processo é acessível. "Com US$ 10 e um cartão de crédito pessoa física, é possível ter acesso às mesmas ferramentas que a Amazon.com tem na área de inteligência artificial. Então, qual é a diferença? É o talento. Estamos em busca do talento", explicou o executivo da AWS.
O braço da Amazon também trabalha em uma parceria para formar mão de obra e mantém um programa de incentivo a startups de educação, as chamadas Edtechs.