Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Aviação

- Publicada em 26 de Abril de 2022 às 15:39

RS ganha segundo voo direto do interior para São Paulo em 2 dias

Aeronave ATR com 68 assentos decolou da pista do aeroporto de Guarulhos para Uruguaiana

Aeronave ATR com 68 assentos decolou da pista do aeroporto de Guarulhos para Uruguaiana


CRISTIANO GUERRA/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
Em dois dias, o Rio Grande do Sul ganhou dois voos diretos entre cidades do interior e aeroportos paulistas que são hubs nacionais do transporte comercial de passageiros. Depois de Passo Fundo, com voo da Azul reativado nessa segunda-feira (25), agora é a vez da Gol, cuja aeronave decolou, por volta das 14h30min desta terça-feira (26), ligando o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana.
Em dois dias, o Rio Grande do Sul ganhou dois voos diretos entre cidades do interior e aeroportos paulistas que são hubs nacionais do transporte comercial de passageiros. Depois de Passo Fundo, com voo da Azul reativado nessa segunda-feira (25), agora é a vez da Gol, cuja aeronave decolou, por volta das 14h30min desta terça-feira (26), ligando o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana.
A rota de Passo Fundo foi uma retomada de transporte de passageiros que já ocorria até 2020, conectando com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O voo direto para Uruguaiana é uma nova ligação. Os dois trechos são operados com aeronaves turbo-hélice modelo ATR-72, com 68 assentos.
Em Passo Fundo, restrições de uso da pista, que ainda aguarda homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), impedem uso de jatos. A Gol deve retomar a ligação quando for liberada aeronave maior. O aeródromo Lauro Kortz foi reaberto em 30 de março, após ficar 14 meses fechado.
Uruguaiana é a segunda rota direta de interior ativada pela Gol para Guarulhos. Pelotas começou a voar em janeiro. Em 4 de julho, entra em operação o trecho de Santo Ângelo, que será feito com avião a jato, modelo Boeing 737-700. Em 1º de novembro, Santa Maria entra na malha, com ligação direta usando o ATR. Os bilhetes das duas rotas já estão sendo vendidos.
No embarque para o voo G3 8068 no terminal 2, que integra o complexo da GRU, teve corte de fita para marcar a inauguração da ligação com Uruguaiana. Estavam no ato o governador Ranolfo Vieira Júnior, o deputado estadual Frederico Antunes, que preside a Frente Parlamentar da Aviação Regional, o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, e o comandante Alberto Fajerman, conselheiro do presidente da aérea. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/04/26/206x137/1_whatsapp_image_2022_04_26_at_13_48_12-9610967.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'62683141c6473', 'cd_midia':9610967, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/04/26/whatsapp_image_2022_04_26_at_13_48_12-9610967.jpeg', 'ds_midia': 'Plano de Voo - voo direto Gol -  Aeroporto de Guarulhos para aeroporto de Uruguaiana Rubem Berta - avião ATR - pista em Guarulhos - aviação  -cortando a fita no embarque - Governador Ranolfo Vieira Júnior e deputado Frederico Antes', 'ds_midia_credi': 'CRISTIANO GUERRA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Plano de Voo - voo direto Gol -  Aeroporto de Guarulhos para aeroporto de Uruguaiana Rubem Berta - avião ATR - pista em Guarulhos - aviação  -cortando a fita no embarque - Governador Ranolfo Vieira Júnior e deputado Frederico Antes', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}
Governador, Frederico Antunes e representantes da Gol inauguraram o voo no embarque em Guarulhos. Foto: Cristiano Guerra/Divulgação
Em Uruguaiana, o voo G3 8069 parte no fim do dia para São Paulo. A ligação é operada em parceria com a Voepass.
São três frequências semanais entre Uruguaiana e Guarulhos, ofertadas às terças, quintas e aos sábados. 
"Em pouco mais de três horas de viagem, o passageiro pode decolar de Uruguaiana e pousar em São Paulo, em voo direto, ligando a fronteira entre o Brasil e a Argentina com o coração econômico do Brasil", festeja Frederico Antunes, ao comentar a nova conexão, que agora inclui sua terra natal.
Com as novas ofertas, aumenta a malha de voos de interior, tanto ligando com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, como com hubs nacionais. São 14 pela Azul e duas pela Gol (Pelotas e Uruguaiana). São 12 da Azul entre cidades do interior e a Capital e entre Caxias do Sul e Passo Fundo com Campinas.
O deputado estadual lembra ainda que o Rio Grande do Sul tem hoje a maior oferta de malha comercial no Brasil. Os voos ganharam impulso com ampliação de incentivos fiscais sobre o querosene de aviação. Quanto mais assentos, frequência e ligações as companhias ofertarem maior a redução do ICMS no combustível.
Reportagem da série Plano de Voo mostrou impactos da expansão da aviação dentro do Estado que a companhia Azul vem fazendo desde 2020 e foi intensificada em 2021.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO