Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Plano de Voo

- Publicada em 17 de Novembro de 2021 às 17:31

"RS é o estado com mais ligações fora da capital para Guarulhos", diz CEO da Gol

Kakinoff qualificou como histórica a expansão e destacou o trabalho para inseriu os novos voos

Kakinoff qualificou como histórica a expansão e destacou o trabalho para inseriu os novos voos


FELIPE DALLA VALLE/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
"O Rio Grande do Sul não passou a ser apenas o estado com maior número de ligações regionais, intrarregionais, como é também o estado com maior quantidade de ligações fora de capitais para Guarulhos", demarcou o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, ao dar a largada nesta quarta-feira (17) à oferta de quatro ligações aéreas diretas inéditas de aeroportos do interior gaúcho ao aeroporto paulista, maior hub aéreo da América Latina.
"O Rio Grande do Sul não passou a ser apenas o estado com maior número de ligações regionais, intrarregionais, como é também o estado com maior quantidade de ligações fora de capitais para Guarulhos", demarcou o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, ao dar a largada nesta quarta-feira (17) à oferta de quatro ligações aéreas diretas inéditas de aeroportos do interior gaúcho ao aeroporto paulista, maior hub aéreo da América Latina.
Passageiros poderão embarcar ou desembarcar nos aeroportos de Pelotas, Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria na ligação com Guarulhos. Pelotas começa em 17 de janeiro, com venda já aberta e valor de passagem mais baixo que o de ônibus. Sem contar que a viagem aérea é de duas horas e a terrestre de um dia. Serão quatro frequências semanais.
Uruguaiana, com três frequências, estreia em 5 de abril, e as vendas começam na semana que vem, informou a Gol. Logo depois vem Santo Ângelo, em 4 de julho, e Santa Maria, em 26 de outubro. As duas ligações terão comercialização aberta no primeiro trimestre de 2022. Dois dos terminais, de Pelotas e Uruguaiana - além de Bagé -, foram transferidos, na semana passada, para uma concessionária privada, a CCR Aeroportos.
A expansão reforça a nova fase do transporte aéreo comercial do Estado. Em agosto, a concorrente Azul já havia aberto a safra de novos voos, ao começar a operar oito ligações do interior para a Capital, na aviação intrarregional, a maioria de pequenos aeródromos, alguns que estavam fora da malha e outros que sofreram interrupções de voos antes e na pandemia. A Azul informou que o Estado concentra sua maior operação regional.
O governador Eduardo Leite, disse que a ampliação da malha com a Gol vai elevar a competitividade do Estado. "Voar significa ganho de espaço, alcançar novas fronteiras e chegar a locais que antes pareciam tão distantes", ilustrou. Leite citou que a decisão das empresas deve levar em conta a nova condição do transporte aéreo.
"Essa conectividade faz toda a diferença", acredita o governador, lembrando da redução do ICMS do querosene de aviação para tornar mais atrativa a operação das aéreas e ainda os efeitos dos aportes em infraestrutura, por meio de concessões, e áreas públicas como educação, saúde e segurança: "A projeção é que o PIB gaúcho vai crescer 12% este ano, muito mais que o Brasil". 
O CEO da companhia ressaltou ainda o intenso trabalho nos últimos meses para inserir as rotas no banco de conexões de voos que somam mais de 50 origens que chegam a Guarulhos e são distribuídos em até uma hora e meia para diversos destinos pelo País. A previsão era de voar em dezembro, segundo anúncio inicial no primeiro semestre.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/11/17/206x137/1_estado_ter_quatro_novos_voos_que_ligam_rs_a_sp_em_2022_51687048034_o-9473084.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6195361075c19', 'cd_midia':9473084, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/11/17/estado_ter_quatro_novos_voos_que_ligam_rs_a_sp_em_2022_51687048034_o-9473084.jpg', 'ds_midia': 'PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 17/10/2021 - A partir de 2022, o Rio Grande do Sul terá novos voos ligando o interior do Estado ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. As novas linhas foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (17/11), no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite e pelo CEO e presidente da GOL Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff.   Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini', 'ds_midia_credi': 'FELIPE DALLA VALLE/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 17/10/2021 - A partir de 2022, o Rio Grande do Sul terá novos voos ligando o interior do Estado ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. As novas linhas foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (17/11), no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite e pelo CEO e presidente da GOL Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff.   Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
CEO da Gol (centro, ao lado de Leite) destacou trabalho da empresa, governo e Frente Parlamentar da AL-RS. Foto: Felipe Dalla Valle
"Este trabalho aconteceu ao longo da pandemia, mesmo com as adversidades do setor", observou Kakinoff, apontando as conversas com secretarias estaduais (Transportes e Fazenda) e a Frente Parlamentar de Aviação Regional da Assembleia Legislativa para viabilizar as rotas. O CEO lembrou ainda que, pelo hub do GRU, o maior da América Latina, é possível conectar viagens com 70 parceiros que a Gol tem pelo mundo. 
"O passageiro pode sair de Pelotas e em 12 horas desembarcar em Amsterdã", exemplificou o executivo. "Essa malha também vai impulsionar o turismo inverso, nas regiões do Estado. É uma conquista história para todo o sistema de aviação e a região", arremata.´  
O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar, Frederico, Antunes, declarou que a expansão reforça a ideia de que "aviação não é mais de elite". "Virou política pública aqui", valorizou Antunes, sobre a redução de ICMS que possibilita a ampliação. O deputado adiantou que o próximo passo é ligar cidades do interior a capitais da Argentina e do Uruguai.
Para fora do Estado, há hoje ainda a operação por Caxias do Sul, que Azul e Gol fazem para Campinas e Guarulhos, respectivamente. O Aeroporto de Passo Fundo, fechado há dez meses, fazia a mesma malha. Ainda não há data de reabertura, devido à espera por homologações após obras na pista e instalação de equipamentos.
A Azul já atende os quatro terminais que terão a presença da Gol. A diferença é que são ligações para Porto Alegre, que usam os aviões ATR 72. Para a temporada de verão, a empresa terá voos diretos de Pelotas, Uruguaiana e Santa Maria para Florianópolis. 
A série Plano de Voo, que aborda a nova fase da aviação regional, percorreu os 12 atuais destinos internos da Azul, para mostrar as viagens, oito delas com aeronave de apenas nove assentos, as condições dos terminais e expectativa de usuários. Muitos pediram ligações para fora do Estado, pois acabam entrando pelo Aeroporto Salgado Filho e embarcam em voos, de ida ou volta, para as cidades de origem.

PLANO DE VOO

Voos diretos do interior gaúcho para fora do Estado:
  • Aeroporto de Caxias do Sul: voos da Azul (para Campinas) e Gol (para Guarulhos)
  • Aeroporto de Passo Fundo: voos da Azul e Gol suspensos. Aeródromo fechado desde janeiro para obras. Aguarda homologação de pista e equipamentos.
  • Voos dentro do RS para Porto Alegre (12 conexões): Azul opera Alegrete, Bagé, Canela, Erechim, Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, Uruguaiana e Vacaria. 
Novos voos diretos do interior para fora do Estado: 
  • Azul: Santa Maria, Uruguaiana e Pelotas para Florianópolis, entre fim de dezembro e fim de janeiro de 2022. Deve incluir Passo Fundo, quando aeroporto reabrir.
  • Gol: quatro ligações diretas a Guarulhos - Pelotas (a partir de 17 de janeiro, quatro frequências regionais), Uruguaiana (a partir de 5 de abril, três frequências semanais), Santo Ângelo (a partir de 4 de julho) e Santa Maria (a partir de 26 de outubro)

Depois de Guarulhos, cidades gaúchas miram voos à Argentina e ao Uruguai

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/11/17/206x137/1_20211117_110006-9474007.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'619589bebddbf', 'cd_midia':9474007, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/11/17/20211117_110006-9474007.jpg', 'ds_midia': 'Aviação - Plano de Voo - voos da Gol - Uruguaiana para Guarulhos - Prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello, no Palácio Piratini - Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Aviação - Plano de Voo - voos da Gol - Uruguaiana para Guarulhos - Prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello, no Palácio Piratini - Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}
"Vamos recuperar o selo de Aeroporto Internacional Rubem Berta para ter mais voos", avisa Mello. Fotos: Patrícia Comunello/JC
Depois de receber as primeiras ligações diretas com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, maior hub aéreo da América Latina, cidades gaúchas pretendem alçar novos voos. Uruguaiana, por exemplo, está de olho na oferta de conexões da região para Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Santa Maria quer ampliar a capacidade para aviões maiores, com a duplicação do terminal, obra a ser contratada. 
"A próxima meta é esta", avisa o deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar da Aviação na AL-RS, que vê nas novas ligações o aumento de fluxo de passageiros para sustentar a expansão no Mercosul, a partir de Uruguaiana. A série Plano de Voo mostrou que algumas melhorias precisam ocorrer no terminal.
Antunes diz que a primeira medida será resgatar o status de aeródromo internacional depende da instalação de postos de órgãos de alfândega, Polícia Federal, Anvisa e Agricultura. O parlamentar diz que já há conversas. Instalações físicas seriam viáveis. "Vamos mobilizar para obter credencial para a operação", projeta Antunes.
O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello, lembrou que a oferta de voos pela Azul, desde 2015, já gerou mudanças e que o voo direto da Gol elevará os impactos. "A cidade vai se desenvolver ainda mais. Muitos não vão para lá por não terem acesso rápido", opina Mello, projetando mais turistas e passageiros de negócios.
A retomada do status de aeródromo internacional é uma expectativa para os próximos meses, com a entrada da concessionária privada. "Vamos recuperar o selo de Aeroporto Internacional Rubem Berta para ter voos para a Argentina e o Uruguai", anima-se o prefeito uruguaianense.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/11/17/206x137/1_20211117_105516-9473983.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'619581a5e5aeb', 'cd_midia':9473983, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/11/17/20211117_105516-9473983.jpg', 'ds_midia': 'Aviação - Plano de Voo - voos da Gol - Santa Maria para Guarulhos - Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, no Palácio Piratini - Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Aviação - Plano de Voo - voos da Gol - Santa Maria para Guarulhos - Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, no Palácio Piratini - Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}
Prefeito de Santa Maria diz que Infraero vai fazer projeto que vai duplicar a capacidade do terminal
Em Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom, que foi ao Palácio Piratini, quer concluir logo o projeto de duplicação e modernização do aeroporto, que está sendo feito agora pela Infraero, contratada pelo município. "Queremos colocar a licitação na rua até março ou abril de 2022", diz Pozzobom, com a expectativa de que a intervenção leve um ano e meio.
O CEO da Gol, Paulo Kakinoff, comentou que a expansão é uma combinação de infraestrutura com a demanda e viabilidade de ter voo com alguma regularidade. "As capitais regionais chamam a atenção, mas é preciso desenvolver", observa Kakinoff.
Depois de estabelecer a ligação a Guarulhos, a expectativa, diz o CEO, é ter densidade significativa para ter expansão.
"As capitais da Argentina e do Uruguai passam a ser destinos naturais pelo apelo comercial e cultural", admitiu o executivo.
Kakinoff ponderou que o período pós-pandêmico traz desafios no fluxo internacional devido a procedimentos regulatórios de cada país. "Isso faz com que a retomada internacional seja mais lenta.
No momento, não é possível fazer previsão. Mas é sim possível e já fica no nosso radar, a partir do primeiro pouso que tivermos nas quatro localidades anunciadas", ventilou o CEO, sobre a malha expandida.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO