Porto Alegre, ter�a-feira, 16 de novembro de 2021.
Dia Internacional da Toler�ncia.
Porto Alegre,
ter�a-feira, 16 de novembro de 2021.
Corrigir texto

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Frases e personagens

- Publicada em 18/12/2020 �s 03h00min.

L�deres empresariais e pol�ticos projetam 2021

H� preocupa��o com a pandemia, que afetou de forma dr�stica a vida das pessoas e a economia

H� preocupa��o com a pandemia, que afetou de forma dr�stica a vida das pessoas e a economia


CLAITON DORNELLES /JC
Depois de um ano atípico em 2020, lideranças políticas e empresariais projetam o cenário do próximo ano, com a expectativa de mudanças positivas para o Brasil e o Rio Grande do Sul. Há preocupação com o agravamento da crise fiscal, em função dos recursos que tiveram de ser gastos para minimizar, de forma emergencial, a crise do coronavírus, que afetou de forma drástica os mais diversos setores da economia. A seguir, dirigentes políticos e executivos de destaque apresentam as suas percepções para 2021, com o desejo de que o próximo ano seja melhor do que o de 2020.
Depois de um ano atípico em 2020, lideranças políticas e empresariais projetam o cenário do próximo ano, com a expectativa de mudanças positivas para o Brasil e o Rio Grande do Sul. Há preocupação com o agravamento da crise fiscal, em função dos recursos que tiveram de ser gastos para minimizar, de forma emergencial, a crise do coronavírus, que afetou de forma drástica os mais diversos setores da economia. A seguir, dirigentes políticos e executivos de destaque apresentam as suas percepções para 2021, com o desejo de que o próximo ano seja melhor do que o de 2020.
Eduardo Leite - Governador do Estado
“Esperamos um 2021 melhor, tanto na superação da pandemia a partir da vacina, quanto na economia. Para o RS, depois das reformas já feitas, seguiremos perseguindo a sustentabilidade, buscando um Estado com finanças mais ajustadas, capaz de garantir mais investimentos e maior competitividade.”
Ernani Polo (PP) - Presidente da Assembleia Legislativa
“O ano de 2020 foi muito difícil, dramático e de muito aprendizado. A sociedade precisou se reinventar em todos os níveis, em todos os segmentos, nos setores público e privado. O Parlamento gaúcho compreendeu o momento desafiador e agiu com sensibilidade, numa interlocução permanente dos segmentos da sociedade com todos os Poderes de Estado em busca de alternativas.
Lasier Martins (Pode) - Senador
“Perspectiva de um ano difícil, onde o governo federal herda um déficit orçamentário astronômico, de cerca de R$ 1 trilhão, dependência política do Centrão, conflitos com a imprensa e atritos com parceiros comerciais. O presidente Bolsonaro vai precisar se reciclar.”
Paulo Paim (PT) - Senador
“O Brasil precisa voltar a andar nos trilhos. A população está sofrendo, não sabe se terá algo para comer, se estarão empregados, se serão agredidos pela cor da pele. Vamos continuar peleando em 2021. Democracia, racismo, discriminação, direitos humanos, desemprego, direitos dos trabalhadores continuarão na pauta.”
Luis Carlos Heinze (PP) - Senador
“Teremos grandes desafios. O agro tem resistido a crises e se transformado no grande fator de desenvolvimento da nação. O principal entrave é a infraestrutura, tema que o governo Bolsonaro tem levado a sério. Outro desafio é melhorar a conectividade. O caminho é aliar tecnologia e infraestrutura.”
Voltaire de Lima Moraes - Presidente do TJRS
“Tenho fé e esperança que Deus irá proporcionar a chegada de dias melhores para a humanidade no próximo ano, principalmente a partir da vacina. O Judiciário gaúcho seguirá firme, enfrentando os desafios, ciente de que estamos no rumo certo para a construção de uma sociedade mais justa.”
Sebastião Melo - Prefeito eleito por Porto Alegre
“Que 2021 seja um ano de muita esperança e de confiança entre o governo que chega e a população. Que possamos tomar as decisões certas. Sabemos das dificuldades que o mundo enfrentou em 2020 e por isso esperamos um novo ano de vida melhor para todos os porto-alegrenses.”
Julio Mottin Neto - Presidente-executivo do Grupo Dimed
“2021 tem tudo para ser ano de retomada. Alguns motivos para otimismo são a vacina, reforma tributária, privatizações e a continuidade de uma baixa da taxa de juros, que vai fomentar a economia real. Estamos otimistas.”
Gilberto Petry - Presidente da Fiergs
“O setor industrial puxou a recuperação do PIB no País no 3º trimestre de 2020. A indústria de transformação cresceu 23%, e a indústria 14%, para o PIB subir 7,7%. A indústria de transformação é o setor que mais rapidamente pode ajudar na retomada em 2021.”
Leany Lemos - Presidente do BRDE
“A incerteza precisa dar lugar à esperança. Além de mitigar os efeitos apoiando quem mais sofre com a pandemia, o desafio em 2021 está em buscar uma retomada mais forte através de inovação e certa dose de ousadia.”
Daniel Fleischer - Gerente de Relações Institucionais da Braskem
“A Braskem continuará ampliando ações para estimular o desenvolvimento do RS: apoio à cadeia do plástico, projetos estratégicos como o Polo da Química, e ações para ampliar a reciclagem dos plásticos.”
Claudio Coutinho - Presidente do Banrisul
“O cenário aponta para uma retomada econômica no País e no Estado, com impacto positivo pelo aumento do consumo interno e das exportações das commodities agrícolas, e o início da vacinação contra o coronavírus.”
Mauricio Harger - Diretor-geral da CMPC
“Seguiremos conservando os mais de 6,5 mil postos de trabalho e produzindo para garantir que não falte matéria-prima para a fabricação de itens essenciais para as pessoas, como produtos de higiene e limpeza, embalagens de alimentos e medicamentos.”
Luiz Carlos Bohn - Presidente da Fecomércio-RS
“O coronavírus continuará ditando o ritmo em 2021. A boa notícia é que começaremos o ano com vacinas disponíveis e com a retomada da economia e do mercado de trabalho em curso. Ainda que haja muita incerteza, certamente, 2021 soa esperança! “
Gedeão Pereira - Presidente do Sistema Farsul
“Para 2021 não sabemos que taxa de câmbio vamos ter, o que traz grande dúvida ao produtor quanto à precificação de seus produtos. Estamos com uma safra em andamento e esperamos que seja boa, sem repetir a perda da última que significa menos dinheiro circulando no Estado”.
Zildo De Marchi Presidente do Sindiatacadistas
“O ano de 2021 deve ter como prioridade a adoção de medidas governamentais para atenuar os efeitos negativos da Covid-19 na atividade econômica, que resultaram em aceleração do desemprego. E o País deverá dar continuidade ao processo de reformas estruturais, incluindo a tributária”.
Paulo Kruse - Presidente do Sindilojas Porto Alegre
“Em 2021, os desafios continuarão existindo para os varejistas. Deverá ser um ano difícil, em que rever os modelos de negócio, adequá-los ao momento em que vivemos, continuará sendo fundamental para as empresas sobreviverem à crise.”
Simone Leite - Presidente da Federasul
“As perspectivas para 2021 são moderadamente otimistas. As exportações farão o início da retomada, embaladas pelo crescimento das economias mundiais, e a vacina contra o coronavírus também irá contribuir consideravelmente para a retomada, que vai se consolidar com as reformas tributária e administrativa”.
Clovis Tramontina - Presidente do Conselho de Administração da Tramontina
“Estamos otimistas em relação a 2021! Acreditamos que será um ano produtivo em que, com muito trabalho, dedicação e foco no consumidor, conseguiremos superar as expectativas e crescer ainda mais”.
Aquiles Dal Molin Junior - Presidente do Sinduscon-RS
“Moradia digna e geração em grande escala de emprego e renda são fortes argumentos para que se olhe a construção civil como solução para a economia no País. Estamos mais confiantes num cenário favorável em 2021, que nos possibilite empreender e superar obstáculos.”
Tiago Holzmann da Silva - Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS)
“2021 pode ser o ano da retomada das relações perdidas, relações afetivas, sociais, culturais e econômicas, e cabe às nossas instituições a liderança dessa recuperação, apesar da conjuntura nacional e da falta de responsabilidade de nossos dirigentes.”
Vergílio Perius - Presidente do Sistema Ocergs/Sescoop/RS
“Até 2023, o País vai contar com 40 milhões de trabalhadores sem ocupação, e mesmo com os arranjos que possam ser feitos para a economia voltar a crescer em níveis municipais, estaduais e federais, esta mão de obra toda não será absorvida”.
Gustavo Werneck - CEO da Gerdau
“A Gerdau seguirá, em 2021, se beneficiando de seu modelo de negócios, que possui forte proximidade com seus clientes, da flexibilidade de rotas de produção, diversificação de mercados e da agilidade para tomada de decisões”.
Vitor Augusto Koch - Presidente da FCDL-RS
“A perspectiva para 2021 no comércio varejista é favorável. O novo ano promete viabilizar a retomada da economia, mas depende da forma como trataremos o enfrentamento a pandemia da Covid-19, pois isso será fundamental para definir o crescimento nacional e estadual.”
Irio Piva - Presidente da CDL POA
"O ano de 2020 foi desafiador, mas também trouxe muito aprendizado. Para 2021, esperamos uma retomada do varejo, com empresas mais eficientes, buscando novas fontes de receita, ainda mais digitais, sem deixar de valorizar o capital humano e o otimismo".
Antônio Cesa Longo - Presidente da Agas
Esperamos que em 2021 a economia reinicie a retomada que já se esboçava antes da pandemia. Será necessário muito trabalho para reconstruirmos, dentro do que chamamos de novo normal, todos os braços de nossa economia.
José Galló - Presidente do Conselho da Lojas Renner
"A vacina vai ditar o ritmo de 2021. Quanto antes a vacinação for iniciada para um volume razoável de pessoas, antes voltaremos a ganhar a confiança dos consumidores. Outro ponto é em relação às reformas e ao controle de gastos, que prepararia o País para uma situação mais favorável não apenas no próximo ano, mas também em médio e longo prazo".
Nilson Luiz May - Presidente da Unimed Federação-RS
“A pandemia da Covid colocou o mundo de joelhos e as instituições à prova. As empresas e as cooperativas foram testadas. O Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS seguiu firme, cuidando dos 1,8 milhão de clientes e demonstrando que está pronto para crescer em 2021.
Conte�do Publicit�rio
Coment�rios CORRIGIR TEXTO