Porto Alegre, sexta-feira, 18 de dezembro de 2020.
Dia Internacional do Migrante.

Jornal do Com�rcio

Porto Alegre,
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020.
Corrigir texto

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

M�sica

- Publicada em 03h00min, 18/12/2020.

Ospa espera retomada de concertos com p�blico a partir de junho

Com dire��o art�stica de Matt�, m�sicos t�m se apresentado online, com boa resposta de p�blico

Com dire��o art�stica de Matt�, m�sicos t�m se apresentado online, com boa resposta de p�blico


CAROL CHAVES/OSPA/DIVULGA��O/JC
Igor Natusch
Sobreviver à pandemia tem sido um grande desafio de reinvenção para diferentes entidades e espaços culturais, no Estado e em todo o Brasil. No caso da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), a busca de alternativas acabou ganhando ares de pioneirismo: a partir do projeto Ospa Live, iniciado no final de abril, tornou-se a primeira orquestra do Brasil a ter programação semanal veiculada online. Um pensamento para frente que, se depender do diretor artístico Evandro Matté, vai se manter firme na programação da Ospa para 2021 - um ano em que, ao menos inicialmente, as transmissões pela internet seguirão muito presentes.
Sobreviver à pandemia tem sido um grande desafio de reinvenção para diferentes entidades e espaços culturais, no Estado e em todo o Brasil. No caso da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), a busca de alternativas acabou ganhando ares de pioneirismo: a partir do projeto Ospa Live, iniciado no final de abril, tornou-se a primeira orquestra do Brasil a ter programação semanal veiculada online. Um pensamento para frente que, se depender do diretor artístico Evandro Matté, vai se manter firme na programação da Ospa para 2021 - um ano em que, ao menos inicialmente, as transmissões pela internet seguirão muito presentes.
"Acho que, até maio ou junho do ano que vem, não vai mudar nada (em termos de atividades presenciais). Enquanto as pessoas não forem vacinadas, não acredito em uma grande mudança de cenário", afirma Matté ao Jornal do Comércio. Diante dessa realidade, a expectativa é que os primeiros meses da programação, entre março e maio, sejam preenchidos por atividades online, "com estruturas menores e repertórios que não envolvam orquestra de grande volume", como descreve o maestro. O anúncio oficial da programação para o ano que vem deve ser feito até o final de fevereiro.
Boa parte da programação do ano que passou, pensada especialmente para a comemoração dos 70 anos da orquestra, acabou frustrada pela presença da Covid-19. A boa notícia é que boa parte dela deve ser reagendada para 2021. Entre essas atrações, está a ópera A flauta mágica, de Mozart (que deve ser levada ao Theatro São Pedro em agosto), o especial de clássicos do jazz e o concerto em homenagem aos 40 anos da dupla Kleiton & Kledir, os dois últimos ainda sem data definida. Boa parte dos solistas e regentes previstos para 2020 também devem ser reconfirmados para a próxima temporada, na medida em que seja possível encaixar as necessidades de agenda.
Como novidades pensadas especialmente para o ano que se inicia, os apreciadores de música podem esperar eventos especiais voltados ao compositor russo Igor Stravinsky, por ocasião dos 50 anos de seu falecimento, e ao centenário do mestre do tango Astor Piazzolla.
A expectativa de Matté é que, em especial a partir de junho, seja possível a realização de eventos mistos, mantendo a transmissão online, mas já permitindo a presença de um pequeno público nas dependências da Casa da Ospa. "Queremos fazer um crescendo gradativo. Estamos nos reunindo periodicamente para avaliar o cenário, e vamos tomar qualquer decisão com bastante cuidado", assegura o diretor. Ele conta que, quando os números da pandemia caíram em Porto Alegre, chegou a ser feito um planejamento financeiro considerando recursos de bilheteria a partir de dezembro deste ano, mas a volta da bandeira vermelha levou ao cancelamento dos planos.
Apesar dos pesares, a situação trouxe alguns legados positivos para a Ospa - em especial no que se refere à estrutura para transmitir os concertos pela internet. "Conseguimos agregar muita qualidade. Orquestras do Centro do País ligaram para perguntar que equipamentos usávamos, como fazíamos a microfonação", orgulha-se Matté. "E a resposta do público foi ótima. É algo que provavelmente vai ser mantido mesmo quando as coisas voltarem mais ou menos ao normal. Acho que nem tem mais volta, na verdade: as pessoas gostaram dessa amplitude de estar presente (em um concerto) a partir de qualquer lugar."
 
Coment�rios CORRIGIR TEXTO