Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
Dia Nacional do Minist�rio P�blico.

Jornal do Com�rcio

Perspectivas 2019

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

Not�cia da edi��o impressa de 14/12/2018. Alterada em 13/12 �s 23h00min

Estado prepara ambiente para forma��o de startups de alto impacto

Iniciativa re�ne Pucrs, Ufrgs, Unisinos, governos municipal, estadual e empreendedores

Iniciativa re�ne Pucrs, Ufrgs, Unisinos, governos municipal, estadual e empreendedores


JOEL VARGAS/PMPA/JC
Patricia Knebel
Algo de novo está acontecendo no ambiente de inovação gaúcho. Depois de passar da posição de destaque nacional em tecnologia para amargar a perda de espaço nos últimos anos, o Rio Grande do Sul parece ter acordado para a necessidade de se inserir de cabeça na sociedade no século 21, em que o conhecimento é a mola propulsora do desenvolvimento.
O ano de 2018, especialmente o segundo semestre, foi fértil de iniciativas nesse sentido, e já estima um 2019 diferente. Sem dúvida, o projeto que ilustra muito bem essa tentativa é a Aliança pela Inovação - formada por Ufrgs, Pucrs e Unisinos, em conjunto com a Prefeitura Municipal e entidades representativas de Porto Alegre.
O resultado disso só será conhecido daqui cinco, 10, 15 anos. Mas, pela primeira vez em décadas, a sensação é de que agora vai. "Esse é um trabalho em construção, mas que deve fazer com que criemos um caldeirão em prol da inovação tome forma. Vamos misturar pessoas, culturas institucionais diferentes e disponibilizar infraestrutura de cada parque tecnológico para irmos atrás desta tão esperada formação em escala de startups. A meta é ter 1 mil dentro deste ambiente em alguns anos", estima o diretor do Zenit - Parque Científico e Tecnológico da Ufrgs, Marcelo Lubaszewski.
Não são poucas as iniciativas isoladas de sucesso do Estado com o objetivo de estimular temas como inovação e empreendedorismo de alto impacto. Estão aí os parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e startups gaúchas para confirmar isso. O que precisava era algo que criasse liga e sensibilizasse os órgãos públicos - e está aí o grande diferencial deste movimento: ele está sendo liderado pelas universidades e, partir deste start, passou a ser gestado e depois será executado por dezenas, centenas, milhares de mentes.
"O nosso ecossistema está mais amadurecido e as pessoas se deram conta que precisam trabalhar em prol da cidade para que tudo aconteça. O caminho é não pensar em protagonistas e, sim, se aliar às comunidades de inovação que existem na cidade para trabalharmos juntos", destaca a pela coordenadora de economia digital do Sebrae-RS, Débora Chagas.
Dentro deste cenário, o idealizador do POA Inquieta, Cesar Paz, observa que, em 2018, houve um resgate da sensação de que, se todos atuarem de forma articulada, é possível trabalhar em favor da transformação. "O ano de 2019 será o momento de organizarmos todas as representações da sociedade por meio do Pacto Alegre, que é o grande movimento articulador da sociedade em favor da transformação. O foco não é a inovação apenas com viés da tecnologia, mas em favor das pessoas", analisa.
O expertise acumulado pelas universidades e parques tecnológicos em mais de 20 anos de pesquisa, formação de pessoas e criação de startups será decisiva para essa nova etapa que está sendo construída no Rio Grande do Sul, acredita o CEO do Tecnosinos, Luís Felipe Maldaner. "A Aliança pela Inovação vai ajudar a trazer o espírito empreendedor inovador para a capital e região. Vamos ter um esforço conjunto para estimular empreendedores que tenham novas ideias e ajudar a levar isso para o mundo dos negócios. Vamos gerar um círculo virtuoso de geração de novas startups", acredita.
A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, reforça a ideia de que o trabalho colaborativo é capaz de aumentar as chances de sucesso. "Juntos somos uma força muito maior do que se fizéssemos atividades isoladas. Esses movimentos fortalecem muito a ideia de que não podemos concorrer com outras iniciativas e, sim, dividir informações e construir projetos conjuntos", ressalta.

Colabora��o � palavra de ordem entre atores do ecossistema

Al�m do movimento da Alian�a pela Inova��o/Pacto Alegre, existem iniciativas espec�ficas de institui��es e empresas acontecendo paralelamente. Recentemente, a Pucrs anunciou a meta arrojada de reunir mil startups no seu ambiente nos pr�ximos 10 anos. "� um simbolismo que mostra que a nossa ideia � ter quantidade de jovens empresas para, a partir disso, conseguir ter cada vez mais solu��es que possam chegar forte ao mercado e ajudar a transformar a sociedade", destaca o l�der do Tecnopuc Startups, Leandro Pompermaier.

A quantidade, neste caso, � importante, porque o �ndice de mortalidade das empresas � grande, especialmente as opera��es mais inovadoras, j� que nem sempre o mercado est� preparado ou quer receber determinados produtos pensados pelos jovens. "Pela primeira vez na nossa hist�ria, todos os players est�o se unindo para pensar no empreendedorismo inovador. O poder p�blico est� se envolvendo mais, as grandes empresas est�o se aproximando das startups e vamos come�ar, com isso, a criar uma cadeia mais preparada para o futuro", acrescenta, citando tamb�m o Pacto Alegre.

Outro exemplo que corrobora com todo esse movimento em ebuli��o no Estado para preparar melhor as startups ga�chas para serem grandes e globais � o Programa Global Tech, que vai unir Sebrae-RS, Tecnopuc, Tecnosinos, Zenit e Feevale Techpark para selecionar e preparar startups para a internacionaliza��o.

"Temos que capacitar fortemente o nosso empreendedor para nascer, ser forte, ganhar escala e ter uma vis�o global. Isso vai fortalecer todo nosso ambiente", relata Lubaszewski. � um desafio e tanto, j� que, como ele mesmo comenta, hoje, os ambientes de inova��o ga�chos e brasileiros, de uma forma geral, "suam sangue para trabalhar com 50 a 100 startups".

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

EXPEDIENTE

Editor-chefe: Guilherme Kolling | Editor de Economia: Luiz Guimar�es | Editores: Ana Fritsch, Cristiano Vieira, Carol Zatt, Daniel Sanes, Juliano Tatsch, Luciana Radicione, Luciane Medeiros, Marcelo Beledeli, Mauro Belo Schneider, Cristine Pires, Paula Coutinho e Paula Quedi | Rep�rteres: Adriana Lampert, Bruna Suptitz, Carlos Villela, Carolina Hickmann, Deivison �vila, Fernanda Crancio, Guilherme Daroit, Igor Natusch, Isabella Sander, Jefferson Klein, Marcus Meneghetti, L�via Ara�jo, Roberta Mello, Thiago Copetti, Ricardo Gruner, Patr�cia Knebel, e Suzy Scarton | Projeto gr�fico: Lu�s Gustavo S. Van Ondheusden | Diagrama��o: Caroline Motta, Ingrid Muller, Juliano Bruni, Kimberly Winheski | Revis�o: Rafaela Milara e Thiago Nestor | Transposi��o para a internet: Equipe do JC On-Line e i94.Co. - Jornal do Com�rcio