Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
Dia Nacional do Minist�rio P�blico.

Jornal do Com�rcio

Perspectivas 2019

COMENTAR | CORRIGIR

literatura

Not�cia da edi��o impressa de 14/12/2018. Alterada em 13/12 �s 23h00min

Passo Fundo prepara a nova edi��o da Jornada Liter�ria

17� Jornada Liter�ria acontecer� entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019

17� Jornada Liter�ria acontecer� entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019


UPF/DIVULGA��O/JC
Ricardo Gruner

Ap�s um intervalo maior entre as edi��es de 2013 e 2017, a Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, volta a ocorrer dentro do per�odo tradicional, a cada dois anos. A 17� edi��o do evento ir� acontecer entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019.

Conforme Miguel Rettenmaier, um dos coordenadores da jornada, a participa��o de alguns autores j� est� confirmada para os pain�is de debate. Vencedores do Pr�mio Sesc de Literatura deste ano, Juliana Leite e Tobias Carvalho s�o dois dos convidados para a edi��o, que vai receber at� 3 mil espectadores por noite no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF.

O objetivo � de que a programa��o adulta, � noite, conte com um n�mero de escritores vari�vel. Em alguns dos encontros, de quatro a cinco autores v�o trocar ideias nos encontros mas, em pelo menos uma noite espec�fica, ser�o apenas dois grandes nomes, ainda n�o revelados, no palco

Sem antecipar outros nomes, Rettenmaier adianta que um dos participantes ser� um importante autor internacional e que a escala��o vai contemplar tanto expoentes com trajet�ria reconhecida quanto iniciantes que est�o se destacando. A produ��o do evento divulgar� a programa��o ainda no primeiro semestre de 2019, para que os interessados possam come�ar a ler e conhecer a produ��o dos escritores.

Para nortear os pain�is, foram escolhidos quatro termos ou "conceitos em aberto". Diversidade, Conex�es, Liberdade e Futuro ser�o nomes de espa�os da estrutura da Jornada e tamb�m a largada para as conversas no palco da lona principal. "N�o s�o propriamente temas. Os termos ser�o convertidos em di�logo e em experi�ncia. S�o conceitos que est�o precisando de aprofundamento, por isso o 'em aberto'", contextualiza o coordenador, que esclarece: "N�o pretendemos trabalhar com defini��es, e sim discutir".

Uma s�rie de a��es presentes na edi��o de 2017 seguir�o em pauta. Uma delas � o processo que os coordenadores chamam de "jornaliza��o" da cidade, levando o evento tamb�m para fora da UPF, a partir de projetos como Caminho das Artes e Esta��es de Leitura. "A forma��o do leitor se d� socialmente", justifica Rettenmaier. "Continuaremos tentando ocupar ao m�ximo a cidade, tornando os espa�os de tr�nsito tamb�m espa�os de perman�ncia e di�logo."

A Jornadinha Nacional de Literatura, dedicada ao p�blico infantil, tamb�m voltar� a ser atra��o. Al�m de Passo Fundo, o objetivo � mobilizar escolas de outras cidades da regi�o. Na edi��o mais recente, o trabalho alcan�ou um n�mero em torno de 20 mil crian�as.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

EXPEDIENTE

Editor-chefe: Guilherme Kolling | Editor de Economia: Luiz Guimar�es | Editores: Ana Fritsch, Cristiano Vieira, Carol Zatt, Daniel Sanes, Juliano Tatsch, Luciana Radicione, Luciane Medeiros, Marcelo Beledeli, Mauro Belo Schneider, Cristine Pires, Paula Coutinho e Paula Quedi | Rep�rteres: Adriana Lampert, Bruna Suptitz, Carlos Villela, Carolina Hickmann, Deivison �vila, Fernanda Crancio, Guilherme Daroit, Igor Natusch, Isabella Sander, Jefferson Klein, Marcus Meneghetti, L�via Ara�jo, Roberta Mello, Thiago Copetti, Ricardo Gruner, Patr�cia Knebel, e Suzy Scarton | Projeto gr�fico: Lu�s Gustavo S. Van Ondheusden | Diagrama��o: Caroline Motta, Ingrid Muller, Juliano Bruni, Kimberly Winheski | Revis�o: Rafaela Milara e Thiago Nestor | Transposi��o para a internet: Equipe do JC On-Line e i94.Co. - Jornal do Com�rcio