Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
Dia Nacional do Ministério Público.

Jornal do Comércio

Perspectivas 2019

COMENTAR | CORRIGIR

literatura

Notícia da edição impressa de 14/12/2018. Alterada em 13/12 às 23h00min

Passo Fundo prepara a nova edição da Jornada Literária

17ª Jornada Literária acontecerá entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019

17ª Jornada Literária acontecerá entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019


UPF/DIVULGAÇÃO/JC
Ricardo Gruner

Após um intervalo maior entre as edições de 2013 e 2017, a Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, volta a ocorrer dentro do período tradicional, a cada dois anos. A 17ª edição do evento irá acontecer entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019.

Conforme Miguel Rettenmaier, um dos coordenadores da jornada, a participação de alguns autores já está confirmada para os painéis de debate. Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura deste ano, Juliana Leite e Tobias Carvalho são dois dos convidados para a edição, que vai receber até 3 mil espectadores por noite no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF.

O objetivo é de que a programação adulta, à noite, conte com um número de escritores variável. Em alguns dos encontros, de quatro a cinco autores vão trocar ideias nos encontros mas, em pelo menos uma noite específica, serão apenas dois grandes nomes, ainda não revelados, no palco

Sem antecipar outros nomes, Rettenmaier adianta que um dos participantes será um importante autor internacional e que a escalação vai contemplar tanto expoentes com trajetória reconhecida quanto iniciantes que estão se destacando. A produção do evento divulgará a programação ainda no primeiro semestre de 2019, para que os interessados possam começar a ler e conhecer a produção dos escritores.

Para nortear os painéis, foram escolhidos quatro termos ou "conceitos em aberto". Diversidade, Conexões, Liberdade e Futuro serão nomes de espaços da estrutura da Jornada e também a largada para as conversas no palco da lona principal. "Não são propriamente temas. Os termos serão convertidos em diálogo e em experiência. São conceitos que estão precisando de aprofundamento, por isso o 'em aberto'", contextualiza o coordenador, que esclarece: "Não pretendemos trabalhar com definições, e sim discutir".

Uma série de ações presentes na edição de 2017 seguirão em pauta. Uma delas é o processo que os coordenadores chamam de "jornalização" da cidade, levando o evento também para fora da UPF, a partir de projetos como Caminho das Artes e Estações de Leitura. "A formação do leitor se dá socialmente", justifica Rettenmaier. "Continuaremos tentando ocupar ao máximo a cidade, tornando os espaços de trânsito também espaços de permanência e diálogo."

A Jornadinha Nacional de Literatura, dedicada ao público infantil, também voltará a ser atração. Além de Passo Fundo, o objetivo é mobilizar escolas de outras cidades da região. Na edição mais recente, o trabalho alcançou um número em torno de 20 mil crianças.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

EXPEDIENTE

Editor-chefe: Guilherme Kolling | Editor de Economia: Luiz Guimarães | Editores: Ana Fritsch, Cristiano Vieira, Carol Zatt, Daniel Sanes, Juliano Tatsch, Luciana Radicione, Luciane Medeiros, Marcelo Beledeli, Mauro Belo Schneider, Cristine Pires, Paula Coutinho e Paula Quedi | Repórteres: Adriana Lampert, Bruna Suptitz, Carlos Villela, Carolina Hickmann, Deivison Ávila, Fernanda Crancio, Guilherme Daroit, Igor Natusch, Isabella Sander, Jefferson Klein, Marcus Meneghetti, Lívia Araújo, Roberta Mello, Thiago Copetti, Ricardo Gruner, Patrícia Knebel, e Suzy Scarton | Projeto gráfico: Luís Gustavo S. Van Ondheusden | Diagramação: Caroline Motta, Ingrid Muller, Juliano Bruni, Kimberly Winheski | Revisão: Rafaela Milara e Thiago Nestor | Transposição para a internet: Equipe do JC On-Line e i94.Co. - Jornal do Comércio