Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Catar 2022

- Publicada em 16 de Dezembro de 2021 às 18:47

Copa do Mundo do Catar será no fim do ano

Catar 2022 será a última edição a contar com 32 participantes

Catar 2022 será a última edição a contar com 32 participantes


KURT SCHORRER/FIFA/AFP/JC
A Copa do Mundo no Catar em 2022 acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, sendo a primeira edição realizada no Oriente Médio. Além da mudança da data, que fará a Copa de 2022 deixar de ser disputada entre os meses de junho e julho, o evento terá outras peculiaridades, como a distância reduzida entre as sedes.
A Copa do Mundo no Catar em 2022 acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, sendo a primeira edição realizada no Oriente Médio. Além da mudança da data, que fará a Copa de 2022 deixar de ser disputada entre os meses de junho e julho, o evento terá outras peculiaridades, como a distância reduzida entre as sedes.
O principal motivo da mudança é o forte calor que os atletas enfrentariam caso a competição acontecesse no período tradicional - os meses de junho e julho marcam o verão em todo o hemisfério norte. Sendo assim, por mais que o país-sede tenha adotado uma tecnologia de climatização dos estádios, as temperaturas no país podem chegar a 50° C, sendo prejudicial aos atletas, público e demais pessoas envolvidas no evento.
Além da seleção do Catar, outras 12 já têm presença confirmada no torneio: Brasil, Argentina, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Croácia, Sérvia, Suíça, Dinamarca e Holanda. As 19 vagas restantes serão decididas ao longo de 2022, nas eliminatórias continentais e repescagens a serem concluídas. Entre as já campeãs mundiais, apenas Itália e Uruguai ainda não garantiram presença. Os oito grupos da Copa serão definidos em 1º de abril, em sorteio da Fifa.
Catar 2022 será a última edição a contar com 32 participantes. A partir da Copa de 2026, quando o torneio será realizado conjuntamente por EUA, Canadá e México, 48 seleções nacionais terão a oportunidade de disputar a competição.

Apesar da desconfiança com relação ao trabalho de Tite, Brasil é uma das seleções favoritas

Brasil chegará ao Catar com uma das melhores campanhas das eliminatórias - é líder isolado, com 11 vitórias e dois empates

Brasil chegará ao Catar com uma das melhores campanhas das eliminatórias - é líder isolado, com 11 vitórias e dois empates


/Lucas Figueiredo/CBF/JC
Por mais que exista certa incerteza em relação ao trabalho de Tite no comando da seleção brasileira, uma relação de favoritos a vencer uma Copa do Mundo sem Brasil não pode ser considerada uma lista de favoritos. Mesmo com toda dúvida, o Brasil chegará com uma boa campanha nas eliminatórias - até então, a seleção é a líder isolada, com 11 vitórias e dois empates, faltando cinco partidas a serem disputadas.
Juntamente com o Brasil, a Argentina tem sobrado na América do Sul e chega motivada como favorita após conquistar a Copa América 2021 e quebrar um jejum de 28 anos sem títulos - além disso, a equipe segue liderada pelo seu camisa 10 e melhor jogador do mundo, Lionel Messi.
A taça da Copa nunca saiu dos continentes europeu e sul-americano e, em 2022, não será diferente. Além dos dois gigantes sul-americanos, outras seleções europeias surgem como favoritas ao título.
Apesar da campanha decepcionante na Eurocopa 2020, a última campeã mundial França conquistou recentemente a Liga das Nações da Uefa, em cima da Espanha, e é uma das grandes forças. Outra equipe para ficar olho é a Inglaterra, quarta colocada na última Copa do Mundo e vice-campeã da Euro 2020 - perdeu o título para a Itália apenas nos pênaltis. Ainda que seja considerado um time jovem, a seleção inglesa chega com bem mais experiência no Catar e isso pode ser um fator decisivo para o time não bater na trave novamente.
Num segundo escalão de favoritismo, estão seleções como a Bélgica, terceira colocada na última Copa, a Alemanha, campeã em 2014 e primeira europeia a se classificar para o Catar, e a Espanha, semifinalista da Euro 2020 e finalista da Liga das Nações da Uefa.
Muitas são as seleções não consideradas favoritas que gostariam de repetir campanhas como a da Croácia, em 2018, que chegou na final diante da França, e da Costa Rica, em 2014 - se classificou num grupo com três campeãs mundiais e só foi eliminada nas quartas para a Holanda, nos pênaltis.
Campeã da Euro 2020, é até estranho não considerar a Itália uma das favoritas ao título. Isso se deve à possibilidade de os italianos nem se classificarem para o Mundial. A seleção deve disputar uma das vagas da repescagem europeia com Portugal. Sendo assim, o vencedor do confronto se torna um candidato à surpresa da Copa, podendo até virar um favorito ao longo de 2022.
Outra seleção para ficar de olho é a Dinamarca, semifinalista da Euro 2020 e a segunda seleção a garantir uma vaga no Mundial.

Quem já se classificou

  • Catar
  • Brasil
  • Argentina
  • Alemanha
  • Bélgica
  • Espanha
  • França
  • Inglaterra
  • Croácia
  • Sérvia
  • Suíça
  • Dinamarca
  • Holanda
     


diagramação/jc