Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Missão RS nos EUA

Eleições 2022

- Publicada em 10 de Março de 2022 às 18:44

Nos Estados Unidos, empresários e acadêmicos recebem Leite como candidato ao Planalto

Eduardo Leite falou sobre projeto para o Brasil é possível candidatura no Atlantic Council

Eduardo Leite falou sobre projeto para o Brasil é possível candidatura no Atlantic Council


GUILHERME KOLLING/ESPECIAL/JC
Guilherme Kolling, de Washington
Guilherme Kolling, de Washington
Em quatro dias de uma intensa agenda nos Estados Unidos, por Nova York e Washington, o governador Eduardo Leite, tratou de uma série de assuntos – atração de investidores, troca de experiências em concessões, segurança pública, busca de parcerias para área de tecnologia e educação, negociação de empréstimo para o Rio Grande do Sul, visita a empresas e universidades, além de ministrar palestras e participar de debates em diferentes entidades.
Embora tenham sido pautas distintas a cada encontro, um tema foi onipresente durante todo o roteiro: a possível candidatura do governador gaúcho ao Planalto. Além de questionamentos sobre a situação atual do Brasil, também se viu por parte de investidores internacionais, grandes bancos, corporações e acadêmicos um entusiasmo com uma eventual candidatura do tucano.
Nas apresentações sobre sua gestão, Leite mostrou o enfrentamento da pandemia no Estado, o pacote de privatizações e concessões, as reformas administrativa e da Previdência, o superávit nas contas públicas em 2021 além da projeção de mais de R$ 5 bilhões em investimentos com recursos do Tesouro do Estado. Sustentou que conseguiu concretizar sua plataforma de governo através de muito diálogo e entendimento político.
Apesar de ainda não confirmar se será ou não candidato à presidência da República, diz que quer contribuir para uma candidatura de terceira via e defendeu repetir essa fórmula para o Brasil. A tese foi repetida de forma mais enfática - inclusive com análises de viabilidade eleitoral na disputa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) e falas sobre projeto de governo para o Brasil - nesta quinta-feira (10), em palestras no Atlantic Council e na George Washington University.