Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 15 de Junho de 2021 às 15:48

Farmácias retomam aplicação da segunda dose da Pfizer em Porto Alegre

Em dia chuvoso, unidades de saúde da capital registraram filas para receber a vacina

Em dia chuvoso, unidades de saúde da capital registraram filas para receber a vacina


Fotos: FLÁVIA SANTOS/DIVULGAÇÃO/JC
Fernanda Soprana
A prefeitura de Porto Alegre decidiu, na segunda-feira à noite (14), retomar a aplicação da vacina contra a Covid-19 nas farmácias parceiras. Por enquanto, está sendo oferecida apenas a segunda dose (D2) da vacina Pfizer - indicada a grávidas e puérperas. A vacina será aplicada em pessoas que receberam a primeira dose há mais de 21 dias.
A prefeitura de Porto Alegre decidiu, na segunda-feira à noite (14), retomar a aplicação da vacina contra a Covid-19 nas farmácias parceiras. Por enquanto, está sendo oferecida apenas a segunda dose (D2) da vacina Pfizer - indicada a grávidas e puérperas. A vacina será aplicada em pessoas que receberam a primeira dose há mais de 21 dias.
Nesta terça-feira (15), podem receber a segunda dose pessoas vacinadas com a D1 até 25 de maio. Na quarta-feira, 16, os vacinados até 26 de maio. Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.
Apesar da novidade, a informação de que as farmácias voltaram a vacinar não havia chegado a parte da população nesta terça-feira. Em plena manhã chuvosa, os postos de saúde da Capital registravam filas - sem que as pessoas que buscavam a D2 da Pfzier soubessem que poderiam buscar a dose em outros locais.
A gestante Flávia Santos foi um delas. Ela foi à unidade de saúde da avenida Assis Brasil em torno das 10h30min para receber a segunda dose da Pfizer - indicada a grávidas e puérperas. O posto oferece também a primeira e segunda aplicação da vacina AstraZeneca. "Tinha filas imensas para as duas vacinas. A minha (Pfizer) ficava em uma parte externa do posto. Entre grávidas e idosos, estava todo mundo na chuva", relatou ao Jornal do Comércio. Ela ressalta que a fila para as doses da AstraZeneca ficavam na frente da unidade, na avenida Assis Brasil.
Segundo Flávia, os funcionários do posto da Assis Brasil afirmaram que haveria atrasos devido às filas, mas não mencionaram as farmácias como opção.
Até segunda à tarde, a informação do município era de que a aplicação da segunda dose da Pfizer estaria disponível nas unidades Panorama, Assis Brasil e Belém Novo. A informação de que as farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estariam oferecendo a vacina da Pfizer a partir desta terça foi divulgada à noite pela prefeitura nas redes sociais, mas não foi repassada pelas unidades de saúde. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/06/15/206x137/1_whatsapp_image_2021_06_15_at_12_49_35-9338593.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60c8cd9bd3b94', 'cd_midia':9338593, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/06/15/whatsapp_image_2021_06_15_at_12_49_35-9338593.jpeg', 'ds_midia': 'Unidade de saúde Assis Brasil - vacina Covid-19', 'ds_midia_credi': 'FLÁVIA SANTOS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Unidade de saúde Assis Brasil - vacina Covid-19', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '779', 'cd_midia_h': '581', 'align': 'Left'}
Cartazes na unidade de saúde Assis Brasil indicavam somente postos de saúde para a segunda aplicação da vacina Pfizer.
"Mandei mensagem para o Facebook da prefeitura e em seguida me responderam (sobre as farmácias), então fiquei em torno de dez minutos na fila. Há pouco, uma amiga me disse que a prefeitura divulgou a informação pelo Instagram ontem (14) à noite, mas eu não tinha visto", diz Flávia. De acordo com a gestante, ela se direcionou a uma farmácia perto de casa e foi atendida rapidamente. "Tinha só uma pessoa na fila", afirma.
Segundo a prefeitura, o atendimento é das 9h às 17h, exceto na Panvel do Shopping Iguatemi, que abre às 10h. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação com o registro da primeira aplicação.

Farmácias que oferecem a segunda dose da Pfizer

  • Agafarma - rua Pereira Neto, 830, Tristeza
  • Agafarma - avenida Benjamin Constant, 1253, São João
  • Associadas - rua dos Andradas, 954, Centro
  • Panvel - rua dos Andradas, 1320, Centro Histórico
  • Panvel - avenida Ipiranga, 6681 – prédio 12b, térreo, Partenon
  • Panvel – Avenida Goethe, 210, Rio Branco
  • Panvel - avenida Osvaldo Aranha, 1370, Bom Fim
  • Panvel - rua João Wallig, 1800 Lj. JW 13 - Iguatemi, Passo D’Areia
  • Panvel - avenida Wenceslau Escobar, 2857 Lj 04 – Cristal
  • São João - avenida Juca Batista, 510, Cavalhada
  • São João - rua 24 de Outubro, 676, Moinhos de Vento
  • São João - avenida Carlos Gomes, 1723, Auxiliadora
  • São João - avenida Assis Brasil, 3277 - Loja 01, Cristo Redentor
  • São João - rua dos Andradas, 1179, Centro Histórico
  • São João - avenida Wenceslau Escobar, 2409, Cristal
  • São João - rua Anita Garibaldi, 1047, Mont’ Serrat
  • São João - avenida Bento Gonçalves, 5117, Agronomia
  • São João - avenida Protásio Alves, 7401, Petrópolis
  • São João - rua José de Alencar, 215, Menino Deus
  • São João - avenida Monte Cristo, 406, Vila Nova
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO