Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 04 de Junho de 2021 às 18:41

RS pretende vacinar toda a população adulta com primeira dose até setembro

Plano estadual de vacinação depende do envio regular de imunizantes pelo Ministério da Saúde

Plano estadual de vacinação depende do envio regular de imunizantes pelo Ministério da Saúde


MARIANA ALVES/JC
O Rio Grande do Sul estima imunizar contra a Covid-19 toda a população adulta acima dos 18 anos, pelo menos com a primeira dose, até 30 de setembro. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite via redes sociais, na tarde desta sexta-feira (4).
O Rio Grande do Sul estima imunizar contra a Covid-19 toda a população adulta acima dos 18 anos, pelo menos com a primeira dose, até 30 de setembro. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite via redes sociais, na tarde desta sexta-feira (4).
"É com alegria que anuncio que toda a população gaúcha acima de 18 anos deve estar vacinada com a primeira dose até o dia 30 de setembro! Estamos divulgando o calendário com base na estimativa de entrega das doses pelo Ministério da Saúde", publicou o chefe do Executivo em sua conta no Twitter.
 Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, mais de 8,9 milhões de gaúchos deverão ser vacinados pelo novo cronograma, a partir de projeções do envio de remessas de vacinas anunciadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Pelo plano, será possível imunizar em julho a população entre 40 e 49 anos, em agosto os gaúchos entre 30 e 39 anos, e, em setembro, todos aqueles entre 18 e 29 anos. Dessa forma, segundo Leite, os meses de outubro e novembro serão dedicados à aplicação das segundas doses, com previsão de completar o esquema vacinal desse grupo ao longo de dezembro.
Em Porto Alegre, mulheres com 59 anos já começaram a ser imunizadas nesta sexta. Já os homens nessa faixa etária sem comorbidades serão vacinados a partir deste sábado (5).
Por meio de vídeo, Leite enfatizou. "Temos sim a perspectiva de poder vacinar toda a população adulta do RS até o final do mês de setembro com a primeira dose. O RS é o Estado que mais vacina sua população. Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham, e, no Rio Grande do Sul, vamos continuar trabalhando para proteger sempre a nossa população", enfatizou.
De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o governo tem expectativa de que o MS seja regular no envio das remessas de imunizantes, possibilitando o cumprimento do calendário anunciado. "É fundamental que possamos cumprir esse cronograma para protegermos a população”, afirma ela.
De acordo com o presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (Cosems/RS), Maicon Lemos, o avanço da imunização no Estado será capaz de reduzir os casos graves da doença e impactar nas taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria da rede de saúde, que atingem índices preocupantes.
Leite ressaltou ainda que o governo espera receber 2 milhões de novas doses de vacinas ao longo de junho, para imunizar a população mais vulneráveis, os profissionais da educação e o grupo entre 50 e 59 anos.

Confira o calendário de vacinação em primeira dose anunciado para o RS:

  • Junho: população vulnerável, trabalhadores da educação e adultos entre 50 e 59 anos;
  • Julho: grupo entre 40 e 49 anos;
  • Agosto: gaúchos entre 30 e 39 anos;
  • Setembro: público entre 18 e 29 anos
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO