Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 07 de Maio de 2021 às 21:01

Vacinação de pessoas com comorbidades tem grande procura em Porto Alegre

No posto Modelo, longa fila de espera se estendeu por mais de uma quadra durante toda a sexta-feira

No posto Modelo, longa fila de espera se estendeu por mais de uma quadra durante toda a sexta-feira


Adriana Lampert/Especial/JC
Adriana Lampert
Mais de 410 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 até esta sexta-feira (7) em Porto Alegre. O quantitativo equivale a 37,07% da população que pode receber o imunizante. Com duas doses e esquema completo já são 213.757 vacinados, ou 19,37%.
Mais de 410 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 até esta sexta-feira (7) em Porto Alegre. O quantitativo equivale a 37,07% da população que pode receber o imunizante. Com duas doses e esquema completo já são 213.757 vacinados, ou 19,37%.
A campanha foi ampliada nesta sexta-feira para pessoas com 40 anos ou mais que possuem comorbidades aptas a receber a primeira dose de vacina. Com isso, as 34 unidades de saúde que estão aplicando o imunizante e o drive-thru instalado no estacionamento da Pucrs tiveram movimento intenso desde o início do dia. Somente neste último, foram aplicadas 755 doses. Na unidade Santa Cecília (bairro Santa Cecília) foram vacinadas 705 pessoas; no posto Santa Marta, localizado no Centro Histórico, foram mais 549.
Quem procurou o posto Modelo, no bairro Santana, para receber a primeira dose precisou enfrentar uma longa fila que se estendia pela quadra da Jerônimo de Ornelas entre a avenida João Pessoa e a rua Ignácio Montanha. Segundo funcionários da unidade de saúde, a procura foi grande desde às 9 horas e no final do dia haviam sido aplicadas 1.296 doses.
Em torno de 16 horas, uma segunda fila iniciou no lado contrário, em sentido à avenida João Pessoa. A arquiteta Joana Francisconi (24 anos) e sua mãe, Cláudia Francisconi (55 anos), que é empresária, saíram mais cedo do trabalho para tentar "a xepa" do dia da campanha de imunização no Modelo. Além delas, outras três mulheres aguardavam o posto encerrar o atendimento do dia, na esperança de que sobrassem doses.
Uma advogada de 27 anos, que preferiu não se identificar, afirma que já teve a doença há seis meses. "Tomar a vacina significa menos receio de fazer coisas normais, como ir num supermercado", desabafou. "Há três semanas o meu pai conseguiu se vacinar na xepa, estamos otimistas", emendou Joana. Nenhuma das duas conseguiu o imunizante.
"Estamos dando prioridade para pessoas mais velhas ou com comorbidades fora da faixa etária que está recebendo a vacina", explicou uma funcionária do posto, que também não quis se identificar. Ela afirma que não recomenda a tentativa da "xepa" para as pessoas que estão fora dos grupos prioritários. "É melhor evitar mais aglomeração, pois sobram no máximo quatro doses quando o imunizante aplicado é Astrazeneca", pondera. "A maior parte das pessoas que vem em busca de doses que sobram não consegue se vacinar, e ainda correm o risco de se contaminar na fila", adverte a funcionária.
De fato, a fila para a xepa que iniciou com as cinco mulheres cresceu, e às 17h mais de 30 pessoas se aglomeravam na tentativa de ser selecionadas para ganhar as doses que sobrassem no dia. No entanto, apenas quatro puderam entrar no posto para tentar a sorte. As demais foram aos poucos se dispersando.
"Um frasco de Astrazeneca contém cinco doses. Se apenas uma dose do frasco for usada no último atendimento do grupo prioritário, sobram quatro doses", explica a funcionária. "No caso da Pfizer pode sobrar mais, no entanto esta vacina já acabou". A informação de que as doses da Pfizer se esgotaram foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde. Sendo assim, a única vacina disponível neste final de semana é a Astrazeneca/Fiocruz (chamada Covishield).
Além das pessoas com doenças crônicas, atualmente podem receber a primeira dose gestantes e puérperas com comorbidades ou não, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos, pessoas com Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde e trabalhadores de apoio de serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose de vacina. 
Por conta da grande movimentação nos postos de saúde, a prefeitura abriu uma nova frente de vacinação contra Covid-19 neste fim de semana. No sábado (8), a imunização ocorrerá das 9h às 17h em uma tenda instalada no estacionamento externo em frente ao Shopping Bourbon Country, na Zona Norte. O acesso será apenas para pedestres (não é um drive-thru) e pode ser feito pelas entradas da ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt. No domingo (9), a tenda funcionará das 9h às 13h.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO