Porto Alegre, domingo, 04 de abril de 2021.
Aniversário da cidade de São Gabriel.
Porto Alegre,
domingo, 04 de abril de 2021.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 11h17min, 02/04/2021. Atualizada em 20h12min, 04/04/2021.

Vacinação da segurança pública começa nesta segunda em Porto Alegre; veja locais

Servidores da segurança serão vacinados em três locais; idosos nos drive-thrus e unidades de saúde

Servidores da segurança serão vacinados em três locais; idosos nos drive-thrus e unidades de saúde


CRISTINE ROCHOL/PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Porto Alegre recebeu 102.585 doses de vacinas nesta Sexta-feira Santa (2). Um total de 95.150 doses de vacinas Coronavac/Butantan e 7.435 doses de vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz foi entregue para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As doses fazem parte de uma nova remessa recebida nesta manhã pelo governo do Estado - a maior até agora.  
Porto Alegre recebeu 102.585 doses de vacinas nesta Sexta-feira Santa (2). Um total de 95.150 doses de vacinas Coronavac/Butantan e 7.435 doses de vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz foi entregue para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As doses fazem parte de uma nova remessa recebida nesta manhã pelo governo do Estado - a maior até agora.  
As doses de Coronavac serão divididas entre segunda dose de idosos e profissionais de saúde (66.390 doses) e 28.760 doses, dirigidas à ampliação da faixa etária, para vacinar idosos com 65 anos (12.000 doses) e para continuidade da vacinação de profissionais de saúde liberais e início da imunização de profissionais de apoio de serviços de saúde (16.760 doses). 
As 7.435 doses da vacina de Oxford serão destinadas exclusivamente para servidores das forças públicas de segurança e salvamento, cuja vacinação será realizada a partir de segunda-feira (5), em três locais (Hospital da Brigada Militar, Palácio da Polícia e Centro de Saúde IAPI), de acordo com a categoria dos agentes.
Também prossegue nesta segunda, das 9h às 17h, a vacinação de idosos nos drive-thrus Big Sertório, Big Barra Shopping e na Pucrs, além dos postos disponibilizados nas 38 unidades referência, que aplicarão a primeira para o público a partir de 66 anos, e a segunda dose para quem está completando 21 dias desde a primeira imunização.
Os idosos de 65 anos serão vacinados a partir de quinta-feira (8). Antes, na quarta-feira (7), segue a vacinação de profissionais de saúde (continuação da campanha iniciada em 23 de março). Os requisitos, categorias contempladas e esquema de faixa etária serão divulgados na segunda-feira, 5.
Veja o cronograma completo de vacinação de 5 a 10 de abril na Capital:
  • Na segunda-feira (5), terça-feira (6), e quarta-feira (7), os drive-thrus dos hipermercados Big Sertório e Big Barra Shopping vacinarão exclusivamente os profissionais de segurança, das 9h às 17h.
  • De quinta-feira (8) até sábado (10) começa a vacinação para 65 anos ou mais, nas 39 unidades de saúde referência, além dos drives Big Sertório e Barra Shopping. Pode haver ampliação de drives.
  • A segunda dose vai ser aplicada a partir de segunda–feira (5) nas 39 unidades referências.
  • Os profissionais de saúde retomam a vacinação nas farmácias referência a partir de quarta-feira (7).
  • Para vacinação dos agentes funerários que trabalham com a manipulação de corpos potencialmente contaminados, conforme definição do Plano Nacional de Vacinação, as entidades setoriais deverão encaminhar para a SMS a lista dos funcionários, para agendamento da vacinação. Na lista, devem constar nome do profissional, CPF, data de nascimento e cargo/atividade.
  • Os servidores da segurança serão vaciados em três locais:
Brigada Militar - Os integrantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros serão vacinados no Hospital da Brigada Militar (rua Dr. Castro de Menezes 155 ,bairro Cristal, Zona Sul), por equipes do próprio hospital. A vacinação será de segunda a sexta-feira (9), das 8h às 18h. Apenas nesta segunda-feira a imunização da BM começará às 12h30min, porque as vacinas serão retiradas na Vigilância em Saúde de Porto Alegre às 10h da manhã. Serão entregues doses para aplicação em 3.841 brigadianos e 385 bombeiros.
Polícia Civil - Os policiais civis (1.646 profissionais) serão vacinados no auditório do Palácio da Polícia (avenida João Pessoa, 2050, bairro Santana), para onde serão deslocadas equipes de vacinação da SMS. A vacinação dos policiais civis será de segunda a quarta-feira (7), das 8 às 17h. Apenas na segunda-feira a imunização começa às 11h, pelo mesmo motivo da Brigada Militar. A Polícia Civil definirá o escalonamento necessário para organizar a vacinação de seus profissionais.
Polícia Rodoviária Federal, Susepe e Guarda Municipal - Os integrantes da Polícia Rodoviária Federal (162 profissionais), da Susepe (sistema prisional, 885 servidores) e da Guarda Municipal de Porto Alegre (516) serão vacinados no Posto 4 do Centro de Saúde IAPI (rua 3 de abril 90, Passo D´Areia, Zona Norte. A vacinação no Centro de Saúde IAPI será das 8h às 17h, com exceção da segunda-feira, quando a imunização dos profissionais começará às 10h e seguirá o seguinte escalonamento:
- Dia 5: servidores com 50 anos ou mais
- Dia 6: servidores com 40 anos ou mais
- Dia 7: servidores com 30 anos ou mais
- Dia 8: servidores com 18 anos ou mais

VÍDEOS JC: Veja a chegada do lote recorde de vacinas ao Rio Grande do Sul

Comentários CORRIGIR TEXTO