Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 22 de Fevereiro de 2021 às 18:27

Leite mantém mapa com 11 bandeiras pretas e antecipa suspensão de atividades para 20h

Aglomerações e atividades estão supensas entre 20h e 5h a partir desta terça-feira

Aglomerações e atividades estão supensas entre 20h e 5h a partir desta terça-feira


MARIANA ALVES/JC
Fernanda Crancio
Após uma série de reuniões com prefeitos, chefes de poderes e entidades, o governo do Estado manteve a cogestão do distanciamento controlado - que permite aos gestores municipais adotarem protocolos menos rigorosos à classificação das bandeiras regionais - e liberou as aulas presenciais para alunos da Educação Infantil e da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.
Após uma série de reuniões com prefeitos, chefes de poderes e entidades, o governo do Estado manteve a cogestão do distanciamento controlado - que permite aos gestores municipais adotarem protocolos menos rigorosos à classificação das bandeiras regionais - e liberou as aulas presenciais para alunos da Educação Infantil e da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.
Apesar disso, indeferiu todos os recursos apresentados pelos municípios e, diante da confirmação da bandeira preta em 11 regiões do Estado, determinou a antecipação do horário de suspensão de atividades, que passará a valer das 20h às 5h até o dia 2 de março (o horário anunciando anteriormente era entre 22h e 5h).
A intenção do Executivo gaúcho é seguir restringindo a circulação de pessoas nessa faixa de horário, uma vez que o nível de ocupação das UTIs no Estado atingiu nesta segunda-feira (22) o patamar mais alto, chegando a 86%. "Esse é o maior nível de ocupação desde o início da pandemia, mesmo que tenhamos ampliado as estruturas de UTI", avaliou o governador Eduardo Leite.
A regra não vale para serviços essenciais, como farmácias, hospitais, serviços funerários, postos de combustíveis e tele-entregas, Ceasa e atividades industriais noturnas. Supermercados não poderão funcionar após 20h. Na quinta-feira (25), uma nova reunião com prefeitos deverá avaliar a situação e pode determinar novas alterações em decretos.
Com o indeferimento dos 10 recursos de reconsideração das bandeiras, o mapa do Rio Grande do Sul segue com 11 regiões em bandeira preta, que somam 68,4% da população gaúcha em situação de risco altíssimo e possibilidade de esgotamento da estrutura hospitalar. Como lembrou o governador Eduardo Leite, esse é o pior cenário da pandemia até agora.
Segundo anunciado na sexta-feira (19), outras 10 regiões ficaram em bandeira vermelha, com risco epidemiológico alto. A vigência das bandeiras passa a valer a partir da meia-noite desta terça-feira (23) e segue até 1º de março.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/02/22/206x137/1_whatsapp_image_2021_02_22_at_17_16_25-9255461.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'603411162ee40', 'cd_midia':9255461, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/02/22/whatsapp_image_2021_02_22_at_17_16_25-9255461.jpeg', 'ds_midia': 'Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite - Live Governo RS', 'ds_midia_credi': 'GOVERNO DO RS/FACEBOOK/REPRODUÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite - Live Governo RS', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '449', 'align': 'Left'}Leite cobrou maior fiscalização dos municípios e comprometimento de setores e população. Crédito: Reprodução/You Tube/JC
Com a cogestão confirmada, as regiões em bandeira preta que integram o modelo podem adotar os protocolos de bandeira vermelha. Já as classificadas em vermelho poderão flexibilizar atividades até a bandeira laranja. Apenas as regiões de Guaíba e Santa Maria não aderiram ao sistema.
Aos prefeitos, empresários e população, Leite pediu observância dos protocolos e forte  fiscalização das medidas de enfrentamento à pandemia. "O nível de circulação sua e de sua família deve ser proporcional às bandeiras. Não existe atividade 100% segura, mas diminuição de riscos. Observem as regras e reforcem a fiscalização", encerrou.
Em entrevista ao Jornal do Comércio, a reitora da UFCSPA já havia alertado para a necessidade de sair o mínimo possível nos próximos 14 dias, para evitar a disseminação maior do vírus.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO